quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

A biblioteca dos sonhos secretos - Michiko Aoyama

É o primeiro livro do gênero ficção de cura que leio (eu acho) e gostei muito, mas não sabia como escrever uma resenha ou se conseguiria escrever visto que falar muito causaria muitos spoilers,  mas não falar nada sobre ele seria um desperdício.  Por isso, mesmo tendo passado bastante tempo desde que li, resolvi falar algo sobre essa leitura que tocou bastante o meu coração.  

São cinco histórias sobre cinco pessoas diferentes, seus sonhos e recomeços. Todas elas ligadas a um local: a biblioteca do centro comunitário. 

A bibliotecária, Sayuri Komachi, com o seu questionamento sobre o que as pessoas procuram faz com que nos perguntemos também. Suas indicações de livros, um tanto diferentes, auxiliam os personagens em seu caminho de reflexão sobre a vida, sonhos. 

É interessante ver como muitas vezes a gente só precisa de um pequeno empurrão para nos ajudar. É possível voltar a sonhar, ter esperança. Os dilemas da vida muitas vezes (para não dizer todas) sugam toda nossa energia e força de vontade. É importante parar, refletir e descansar. O cansaço, tristeza, desânimo têm esse poder de nublar nossa mente e eles nunca parecem vir sozinhos, sempre parecem vir em combo. Você as vezes se sente preso no mesmo lugar, incapaz de dar outros passos para longe da situação. O livro propõe uma mudança de postura diante das situações e traz a mensagem de que é possível mudar o rumo das coisas.

É um livro que recomendo e já me sinto com vontade de ler outros do mesmo gênero porque trazem histórias significativas (status: leu um livro e está acreditando que todos são assim). Eu gosto bastante de uma frase bíblica encontrada no livro de salmos " O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.".  Recomendo demais esse livro e espero que todos recebamos o acolhimento e empatia que precisamos.