domingo, 27 de outubro de 2024

A sereia sem dons - Cristina Bomfim


Já fazia um que não postava sobre livros aqui. Não sei se foi a quantidade de afazeres ou uma ressaca literária, mas mesmo fazendo uma leitura de um livro que achei legal, não estava conseguindo seguir em frente. Foi então que comprei esse livro e resolvi começar ao mesmo com a outra leitura parada. E senhoras e senhores, preciso dizer: que livro! Gostei de cada minuto que passei ao lado dos personagens. Terminei com saudades e apaixonada.

Em um mundo onde sereias e humanos são inimigos, Admete, a jovem princesa herdeira do reino  de Norisea, se voluntaria numa trama para assassinar o rei de Enellon e finalmente por fim a caçada de sereias. 

Tudo que Admete quer é vingança, vingança por todas as sereias e tritões que perderam sua vida, mas principalmente por seu irmão. Raon, irmão mais velho de Admete e príncipe herdeiro morreu durante a caçada protegendo-a e a perda dele é um espinho em seu coração.

Quando uma seleção para a nova rainha de Enellon é anunciada, um plano para matar o rei e usurpar o trono para por fim as caçadas surge e ninguém melhor do que a única sereia sem magia para assumir essa missão. Admete não tem poderes mágicos e por isso não seria descoberta por testes de magia feitos por humanos. 

A grande questão é que os humanos não são formados só pelos caçadores horríveis que destroem seu reino e roubam a vida de seu povo e agora ela se sente pressionada sobre o que deve fazer.

O enredo é inspirado no livro bíblico de Ester, que é um dos meus favoritos (tem filmes e séries inspiradas nessa história). Basicamente, o livro de Ester fala sobre a providência de Deus para salvar seu povo. Admete, assim como Ester, se torna rainha de um reino estrangeiro para que seu povo fosse salvo, para cumprir seu chamado. 

A sereia sem dons é um romance lindo entre uma sereia e um humano e que vai abordar assuntos como luto e preconceito, mas também vai falar sobre providência e perseverança. É sobre ter fé mesmo com tudo indo contra porque mesmo quando passar por esses momentos, vai perceber que nunca esteve só e nunca estará. Não vou falar do protagonista masculino porque acho que não consigo isso sem dar muito spoiler (hahaha). Já conheciam esse livro?

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Princess across time


Começa com a atriz favorita dela desaparecendo e do nada ela sendo jogada para dentro de um livro (É o queeeee?). Um desdobramento de viagem no tempo que gosto muito é viagem para dentro de alguma obra de ficção. Eu amo que a China tem várias produções com esse tipo de enredo (sou muito grata). Hoje escolhi falar de uma delas: Princess across time.

Tang Bing Er  é uma estudante de ciência forense que tentando descobrir o que aconteceu com sua atriz favorita, fica na mira de um criminoso. O que parecia ser seu fim se torna um começo.  Ela entra no livro que estava lendo na pele da princesa consorte, Xiyue.  É meio impactante porque ela entra na história exatamente no momento em que a princesa iria ser executada. O príncipe herdeiro, Ling Xuan consegue chegar a tempo e impedir a execução.

Ao lado dele,  Bing Er entra em uma corrida contra o tempo para investigar a morte de uma cortesã chamada Situ Lian, que é a cara de sua atriz favorita. Cada episódio traz um desdobramento desse caso que está mais cheio de plot twist que novela das 8h (fiquei impactada).

Ling Xuan foi perfeito do começo ao fim. Justo e digno como alguém da família real deveria ser. Amei como ele e seus amigos tem esse compromisso em descobrir o que aconteceu mesmo tendo nomes de gente super rica envolvidas. Bing Er, em alguns momentos, foi impulsiva demais, mas ao mesmo tempo acredito que por estar numa ficção, ela pode ter acreditado em ter mais liberdade. Gosto como o relacionamento deles e de todos os personagens evoluem enquanto eles investigam a motivação do crime. Está tudo na dose certa.