quinta-feira, 14 de julho de 2022

Naruto - A história secreta de Shikamaru: A nuvem que paira no silêncio da escuridão - Masashi Kishimoto e Takashi Yano

Segundo livro da série naruto hiden publicada pela editora Panini. O livro que penei para achar (socorr, li tudo fora de ordem sim). Todo sufoco valeu a pena porque adorei (podia ter mais página? podia, mas estou aqui bem satisfeita). A história se passa dois anos após a Grande guerra dos ninjas. Shikamaru trabalha na federação de ninjas, um lugar que visa dividir as missões de forma mais igualitária. Entretanto, algo estranho acontece. Além das missões terem diminuído, ninjas de várias aldeias fugiram. Tudo indicava que teriam ido para o País do Silêncio. Algo suspeito e que colocava em risco a paz estava acontecendo. Após uma mensagem estranha de Sai, Shikamaru decide ir na companhia de dois membros do anbu, esquadrão especial, para acabar com o responsável.

Shikamaru está sob muita pressão e tentando carregar o mundo nas costas. Aos poucos ele estava se desconectando dele mesmo. Uma prova disso foi ele não ter escolhido ir com a Ino e o Chouji na missão e sim ir com os membros do anbu. Ah mais ele queria preservar seus dois melhores amigos, você pode argumentar. Eu até concordo em parte, mas além disso, ele não quis dividir o peso que estava carregando com eles. É como se ele estivesse um pouco perdido.

Eu gosto do Shikamaru porque ao mesmo tempo em que ele é preguiçoso,  acha tudo um saco e gostaria de ficar deitado vendo nuvens ou jogando shôgi, ele é inteligente, eficiente e perspicaz. Nunca vou esquecer quando, no anime, houve o ataque de Orochimaru e ele fingiu que tinha caído no jutsu para não lutar (ri muito nessa cena para depois chorar com as seguintes como se alguém tivesse me batido). A light novel explora a reflexão do personagem sobre quem ele era, sobre o que era importante e sobre seu papel. Além disso, nos leva a refletir também. Ele se pergunta sobre o que é ser adulto em seu processo de amadurecimento.

De novo, é uma light novel recomendada para quem conhece o mundo de Naruto. Foi uma leitura bem gostosa, só lamento não ter mais páginas e a escolha do personagem aos seus membros de missão porque me privou de mais cenas com ino-shika-cho. O foco narrativo alternou um pouco entre alguns  personagens além do Shikamaru, sendo eles Temari e Ino. O final foi fofo demais e que me deixou com um sorrisinho na cara por um bom tempo. Vou gritar para todo mundo ouvir, para mim, Shikamaru é o melhor amigo do Naruto sim. Não importa o que o Naruto diga, quem importa sou eu (é o que?).

18 comentários:

  1. Quem diria que naruto é coisa de gente grande... Mas pelo jeito é muito legal mesmo, fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
  2. Muy interesante lo tendre en cuenta. Gracias por la reseña Enamorada de las letras

    ResponderExcluir
  3. Oie, me sinto estranha porque não conheço os personagens, apenas por nome, mas eu também me empolgo com séries que gosto. Espero ler esse um dia.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Oieee!
    Nossa, não entendo NADA NADA NADA de Naturo, tudo pra mim é novidade! kkkkk Não sei se sou de uma outra geração ou só vivo em outro planeta mesmo, kkkk.
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahha mas tem muita coisa mesmo. Antes de assistir ficava boiando. Assisti e fiquei muito viciada na história hahahha

      beijos

      Excluir
  5. Oi Emi! Eu não conferi Naruto, mas fico feliz em ver sua empolgação ao ler estas obras. Que bom que achou este volume. Apesar de não conhecer este universo, já simpatizei com o personagem. Eu amo estes personagens de anime preguiçosos, mas muito espertos. Eles sempre fazem a jogada certa, na hora certa. Quem é assim é o Dazai de Bungo Stray Dogs.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhh não conheço esse que você mencionou. Vou procurar para ver.
      Ai eu acho que naruto é minha perdição, eu comecei a assistir e tem tanto personagem que eu comecei a gostar nele. Eu queria que fizessem uma light novel para cada um deles.
      Beijos

      Excluir
  6. Olá, Emi.
    Que bom que encontrou o livro. Eu tenho nervoso de ler fora de ordem e não consigo abandonar nenhuma série por mais ruim que sejam os livros hehe. Não entendo nada de Naruto, só conheço o nome, mas dá para sentir sua empolgação através da resenha.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito haha espero que tragam todas as light novels para cá <3

      Beijos

      Excluir
  7. Oi
    que bom que encontrou a história, um pouco do que assisti do Naruto eu gosto do Shikamaru por isso mesmo que falou, ele é preguiçoso, mas inteligente e um bom amigo, só que também é responsável. Que bom que curtiu essa leitura, são quantos livros ao total?

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De Naruto hiden são 6, mas tem mais light novels em outras séries que pertencem ao mundo de Naruto. Tô torcendo para trazerem tudo para cá :)

      Excluir
  8. Oi!
    Era uma mistura com outro protagonista que daria para ler fora de ordem sem problemas? Pois só assim que funciona para mim ler uma série em qualquer ordem (ou ler apenas um título em específico).

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá para ler fora de ordem. Aqui temos os personagens secundários de Naruto como principais e realizando missões.
      Eu, por exemplo, teria deixado a que é terceira light novel para o final pq é a missão para conseguir o presente de casamento do naruto hajaha

      Beijos

      Excluir