quinta-feira, 21 de julho de 2022

A dama do capitão - Caroline Linden

Segundo livro da série Procura-se um duque publicada pela editora Harlequin. Nela vamos acompanhar o capitão Andrew St. James, um dos possíveis herdeiros ao ducado de Carlyle. Nós o conhecemos no primeiro livro quando a duquesa chama Maxmilian e ele para falar do assunto e fazer uma proposta aos dois oferecendo uma quantia considerável desde que eles vivessem de forma respeitável de acordo com suas convenções (ai a nobreza... tsc tsc). Percebemos também como ele ficou completamente interessado em ter o título (quem não ficaria???) e como não mediu esforços para cair nas graças da duquesa. 

Na época da leitura do livro anterior, eu o achei bem puxa-saco, mas pensei comigo mesma vamos ver o que acontece depois, quando chegar a vez dele ter a história contada. E em A dama do capitão, a gente vê de novo a cena da reunião com a duquesa com a perspectiva dele. 

Andrew St. James é escocês e o favorito da duquesa. É um homem bom e vive com dificuldade. Ele envia todo o soldo dele de capitão do exército para a mãe e as três irmãs. A gente percebe, como em sua família, um se importa com o outro. Bem no começo eu pensei nele como alguém de caráter digno (eeeeh dá o martelo do Thor para ele). E também que não é só o título, é uma forma de mudar não só vida dele, mas também de toda sua família que vive com o pouco que consegue produzir. Achei bem fofinho que ele pensou logo no que poderia dar para as irmãs e me fez entender todo o empenho dele com a duquesa.  Olha, não vou negar nada, tive vontade de colocar em um potinho esse homem e guardar.

Como as normas da duquesa incluem casamento, a procura por uma esposa que esteja dentro dos critérios para assumir o papel ao seu lado dentro do ducado é algo que ele tem que começar a pensar afinal ele é o mais próximo na linha de sucessão (ou não, vai que). Enfim, ele está decidido a cumprir todos os requisitos (também estaria se fosse ele).

Até que ao chegar na Escócia, sua terra e de sua família, ele conhece uma moça encantadora e que captura completamente sua atenção (eita Andrew).

Ilsa é viúva, riquíssima e nossa protagonista. Não quer mais viver sob as regras de ninguém (como se a sociedade em que está inserida permitisse). Ela é meio imprudente. Não acho que se preocupa muito com a reputação ou melhor dizendo ela não se preocupa com o que os outros pensem a seu respeito. Ela foi me ganhando aos poucos. Gosto como ela vai se abrindo e nos fazendo conhecer mais sobre quem é no decorrer da história e não em uma tacada só.

Detesto instalove (só queria dizer). É muito difícil me convencer de que era amor e não cilada quando é assim tão rápido (o que que eu tô falando sos). Porém, eu gostei dos dois protagonistas juntos e é isso. O livro é narrado em terceira pessoa e com foco narrativo alternando entre os dois protagonistas (isso é perfeito, autora fica aqui meu agradecimento). Achei os personagens secundários muito interessantes, as irmãs do Andrew e o melhor amigo dele, Duncan. Inclusive tem um extra sobre o Duncan, mas não sei se a editora vai trazer (POR FAVOR TRAZ, EU NUNCA TE PEDI NADA). Eu gosto do livro anterior e desse de maneiras diferentes. Então não vou dizer que um é melhor do que o outro. Acho que a duquesa acabou dando novas oportunidades para os dois não só em termos financeiros, mas para achar o próprio lugar no mundo. Eles precisavam dessa oportunidade e só foi possível através da duquesa.

20 comentários:

  1. Essa série está na minha lista de desejados, mas ainda não li nem o primeiro livro. Eu não curto muito histórias com mocinha viúva, ainda mais em romances de época, mas amo um mocinho escocês, então fiquei dividida agora, hehe.
    Eu não curtia muito instalove tb não, mas ultimamente eu tenho lido vários assim e acabei me apaixonando. Não funciona sempre pra mim, mas no geral tem me surpreendido. E, pelo que pude ver, essa história é boa e vale a pena ser lida, então continua na minha lista de desejados, hehe.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não gosto do estereótipo de viúvo e viúva que fazem em romances. Evito ao máximo, mas li alguns sem o estereótipo.
      Eu tô achado a série boa. Espero que goste

      Beijos :)

      Excluir
  2. Olha, o casal tem que rolar senão não adianta como o romance começa, se não rolar a quimica do casal... não dá. Mas que bom que vc está gostando da série!

    ResponderExcluir
  3. Oi Emi,
    Que livro diferentão... Não cheguei a ver melhor essa série, mas parece diferente. Eu sei, também fico com um pé atrás quando é "amor a primeira vista", mas muitos livros usam esse recurso ainda. Vou procurar melhor essa série.
    Obrigada pela resenha ^^
    Bjos
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? Eu acho instalove difícil de convencer mesmo. O bom aqui é que os dois personagens fazem a gente gostar deles.
      Espero que goste :)

      Beijos

      Excluir
  4. Oi Emi, tudo bem?
    Adoro suas observações ao longo da resenha hahaha!
    Eu também tenho dessas de curtir algumas coisas ainda que elas estejam contra o que normalmente defendo, tipo o que você comentou de curtir os dois mesmo sem gostar de instalove. Fazer o quê, né? Nosso coração fala mais alto rs.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :)

      Eles roubaram meu coração e guardaram com eles na Escócia

      Beijos

      Excluir
  5. Oie, ainda não conheço a série, mas sobre o romance, também não sou muito fã quando acontece rápido, mas alguns realmente valem a pena.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  6. Olá, Emi.
    São tantas séries de romance de época que fica até difícil acompanhar hehe. Essa ainda não tenho nenhum dos livros, mas já quero hehe. Eu já acostumei com instalove, mas vejo como atração e não amor, porque amor é algo que tem que ser construído com o tempo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, se olhar desse jeito faz mais sentido

      beijos

      Excluir
  7. Oi Emi!
    Nossa, há quanto tempo não pego um romance de época, e ainda mais um da Harlequin. Tinha uma época que eu lia um atrás do outro! rs
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Emi! Esta série eu ainda não conferi e olha que gosto bastante deste tipo de romance, mas este ano tenho lido mais outros gêneros. Eu achei legal a impressão inicial que você teve do mocinho mudar muito de um livro para o outro, imagino o quanto ele seja um protagonista interessante.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é um fofo :)
      Eu acho que já li mais romances de época no passado também. Esse ano acho que tô lendo mais fantasia e romance moderno em comparação com os de época

      Excluir
  9. Oi
    nunca li nada da autora, mas essa história parece ser interessante, eu também não gosto muito de instalove não, dependendo a situação eu aceito, mas é ruim porque os personagens nem se conhecem e já estão morrendo de amores.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir