sábado, 20 de agosto de 2022

A ponte entre reinos - Danielle L. Jensen

Primeiro livro da série A ponte entre reinos publicada pela editora Seguinte. É um livro que eu conheci através da resenha da Sil do blog Prefácio e eu tive certeza que ia gostar porque reconheci todos os elementos que me chamam em um livro de fantasia (de novo, muito obrigada Sil porque não sei o que seria de mim sem essa indicação). O meu feeling não estava errado e assim logo me vi dentro da história  e querendo mais.

Lara mora com suas onze irmãs em um complexo no deserto em Maridrina desde os cinco anos de idade. Não é simplesmente morar, ela e as demais são treinadas como espiãs e assassinas para que uma delas seja enviada como futura rainha para o reino de Itchicana. A missão é roubar segredos do reino para tomar o domínio sobre a ponte que viabiliza comércio, ou seja, poder. Ao descobrir que o pai deixará somente a escolhida para missão com vida, Lara arma um plano audaz. Ela coloca remédios para dormir no prato de todas as irmãs fazendo parecer que as matou e que agora só ela pode ser enviada. É assim que nossa história começa e a protagonista acaba por se tornar rainha de Itchicana, esposa do rei Aren, seu inimigo e por quem se apaixona.

Lara é uma protagonista forte e leal. Ela é manipulada a acreditar em uma situação de desfavorecimento em seu reino causado por Itchicana e somente por lá. Parece óbvio para o leitor que um pai que decide matar suas filhas, nunca poderia ser um bom governante.  Além do fato dele viver em luxo enquanto o povo dele não consegue o básico. Boa coisa ele não é. Só que a protagonista foi criada como uma arma desde os cinco anos, não tem noção de mundo porque viveu presa em um complexo no meio do deserto sem chances reias de ver o que estava acontecendo e a ajudasse a ponderar sobre tudo, inclusive a administração do próprio pai.

Quando ela chega em Itchicana, acredita realmente que o que a missão dela é em benefício do povo de Maridrina e por isso não posso condená-la. Também não vou culpar Aren por qualquer sentimento que ele tenha quando descobrir a verdade e tudo que ela fez.  Não posso condenar nenhum deles porque suas atitudes são justificadas por seus contextos (e é isso).

Aren é o rei que todos nós gostaríamos de ter, alguém que protege o seu povo e que não vive no luxo enquanto o povo passa fome. Ele é fofo (as vezes), meio bruto (muitas vezes) e me deixa sem fôlego (e não existe, lembre disso, lembre disso). Mal apareceu e eu já estava completamente rendida, isso aí (Lara, você teve bastante determinação porque olha).

Para mim, todo momento era angustiante, quando ela conquistava mais um pouco de informações, mais um pouco de confiança porque eu sabia o que estava por vir,  não tinha como não saber. Só torcia para tudo mudar de uma hora para outra (presta atenção, Lara). E quando veio, veio com tudo (poxa, Danielle, meu coração não aguenta, pega leve com a caneta). Você sabe o que vai acontecer enquanto os personagens estão alheios e tudo que resta é o nervoso. Sério, gente! Não aguentei. Eles felizes e eu totalmente desesperada.

Acho que a construção da história foi muito bem feita, o enredo se passa num cenário de guerra entre reinos com acordos de casamento e complôs. A narrativa alterna entre os dois personagens principais (obrigada). O final caótico faz a gente ansiar pelo próximo (foi daqui que pediram caos?). Eu terminei sem estruturas (não aguento só de pensar). Eu não sei nem quem sou. Só sei que sou uma pilha de nervos e que precisa que tudo se acerte logo. As escolhas da Lara não foram as melhores e espero que o próximo livro dê a ela toda a oportunidade de redenção que a personagem merece porque tudo que ela fez não teve motivação gananciosa. Seu único pecado talvez tenha sido não encarar logo de uma vez e expor tudo. 

Quem não leu, vá lá ler e volte aqui para segurar a minha mão.

14 comentários:

  1. Hi!
    This sounds like a lovely read! Something that I will enjoy as well. Thanks for the review.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Emi.
    Que bom que leu e gostou. Nossos sentimentos com o livro foram bem parecidos. Eu fiquei na angustia porque sabia o que estava por vir e não queria e não tem como não ficar desesperado quando enfim acontece mesmo já sendo o esperado. Tomara que a editora traga logo a continuação para acabar nosso sofrimento hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, nem fala. Eu queria muito o segundo na minha mão para saber o que vai acontecer.
      Desespero define

      beijos

      Excluir
  3. Oi Emi! É uma excelente história e estou aguardando ansiosamente o próximo volume para saber o que Lara pretende e como será que a relação dela e de Aren será conduzida. Uma protagonista maravilhosa, como poucas aí. Que bom que gostou.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossaaa, eu tô aqui como será que eles vão ficar???? ai meu coração.
      Meu sonho já ter o segundo em mãos

      beijos

      Excluir
  4. Oi
    lembro de ter visto resenha, mas não lembrava da história e depois de ler sua resenha fiquei interessada, gosto de histórias que possuem mulheres fortes, mas eu creio se ler irei passar um pouco de raiva com a protagonista, mas fiquei curiosa e lendo a resenha a situação dela lembra um pouco levemente a da Celaena .

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver a oportunidade, leia. Foi muito bom. Desesperador, mas muito bom hahaha

      Beijos

      Excluir
  5. Amei a resenha. Quero muito ler esse livro, mas quase não dou chance para as leituras mais voltadas para fantasia. Esse livro parece trazer bastante sentimentos
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada:)

      Foi muito bom. Fiquei muito desesperada haha

      Beijos

      Excluir
  6. Oi Emi,
    Esse livro está na minha lista, que bom que vc curtiu tanto. Ele tem tudo para ser um dos meus favoritos também ^^
    Obrigada pela resenha <3
    Bjos,
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Mesmo com muita gente elogiando esse livro eu não fiquei curiosa por não ser muito unânime entre os fãs de "romantasia" (as fantasias que tem muito foco no romance), mas que bom que foi uma ótima leitura para você e que gostou bastante dos personagens principais.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir