quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Valente - Holly Black

Segundo livro da trilogia Contos de fadas modernos publicada pela Galera. Os protagonistas desse livro não são os mesmo do primeiro livro. É uma história bem caótica. Val é uma adolescente com uma vida normal, mas ao descobrir que a mãe está tendo um caso com seu namorado, foge de casa e começa a viver nas ruas junto com Lolli, Dave e Luis. Além disso, ela descobre a existência de seres sobrenaturais e se pega em um pacto com um deles, Ravus.

Val não tem, ao que tudo indica, um bom relacionamento com os pais. Porque se tivesse, ao descobrir a traição da mãe, ela poderia ter recorrido ao pai em vez de ter ficado na rua. Inclusive preciso falar dessa traição porque me chocou muito (mesmo relendo). Se a intenção da autora era essa, conseguiu (continuo chocada até agora). Eu a imaginei totalmente desamparada com o que viu. Acho que essa inclusive é a palavra certa para descrever a Val e os jovens que ela encontra e com quem começa a viver  nas ruas, estão todos desamparados. 

Ravus é um troll que faz poções. Um dia ele pega Val e Lolli roubando em sua casa. Val acaba se colocando a serviço dele durante um mês em troca da liberdade de Lolli, que foi pega por ele. Acho o Ravus um personagem formidável e que deveria ter tido a história mais desenvolvida. Eu queria saber mais sobre ele e senti falta disso.

Lolli é completamente desequilibrada  e cruel. Assim como Dave. Os dois são resultado das circunstâncias em que estão inseridos e de tudo pelo que passaram. Eles só pensam em seus vícios e obsessões.  Já o Luis só pensa em proteger o Dave, seu irmão. Ele é um personagem que cresce ao longo da história.

Acho que o ponto forte da história é mostrar o processo de desamparo e como ele dá início a degeneração porque Val faz coisas horríveis, coisas que ela nunca teria feito em sua vida anterior.  Foi bem doloroso e triste porque parecia tão real.

Eu amo os livros da Holly Black, mas se tem algo que não gosto é a traição que sempre se faz presente neles: entre amigas, irmãs e nesse, entre mãe e filha. Tudo sempre pelo mesmo motivo, homens. Isso me incomoda bastante. Em minha opinião, faltou uma conversa entre Val e sua mãe mais detalhada. A que tiveram, para mim, foi rápida e pareceu superficial. Eu queria ver um processo de perdão e arrependimento melhor explorado para poder acreditar que aconteceu. 

Gatilhos: vício, violência, estupro e traição

18 comentários:

  1. Nossa Emi, parece ser uma história super pesada. Não sei se estou no clima para esse livro, estou lendo uma outra história super caótica também. Acho que vou precisar de uma leitura mais leve nos próximos dias. Beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei do livro, mas é pesado mesmo. Tem que estar bem.
      beijos

      Excluir
  2. Oie, nem sabia que seriam outros personagens, jurava que seguiam os mesmos pela trilogia. Fiquei chocada com o enredo inicial, parece uma história bem mais pesada do que já li da autora. Atenta para começar e me deparar com esses personagens. Vou ler, mas baixar as expectativas.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é pesada sim! Eu amei o Ravus mais do que o personagem masculino principal da outra história hahaa
      O terceiro livro volta a falar dos personagens de Tithe. Só não sei se inclui os desse.

      beijos

      Excluir
  3. Oi
    eu li um livro dessa autora até hoje que foi o canto mais escuro da floresta e gostei, esse eu não conhecia e fiquei intrigada e aparentemente não é um livro muito leve, já que tem violência, vicio.
    Pena que a conversa entre mãe e filha foi superficial.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, esperava uma conversa melhor entre elas D:
      beijos

      Excluir
  4. Eu tinha visto esse livro no skoob, mas nem dei atenção. Agora fiquei querendo muito ler esse e o anterior. Acho que no geral, me incomodaria também essa parte da traição.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Emi,
    Só li a trilogia do Principe Cruel da Holly Black e gostei bastante!
    E sério que em todos os livros tem traição? Não sei como lidaria, porque ela até soube trabalhar essa questão nos livros que li, mas não é algo que me agrade... confesso.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, eu acho o livro bom, mas essa parte me incomoda e acredito que poderia ser um pouco mais desenvolvida.

      beijos

      Excluir
  6. Olá, Emi.
    Eu amo os livros da autora e na verdade já tinha colocado esse e o anterior na minha lista só por conta do nome dela. Mas agora lendo as resenhas não sei se ainda quero ler eles. Não é bem o que espero quando pego um livro dela para ler hehe. Ainda mais que estão custando os olhos da cara.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo a Holly! Tenho um cantinho da minha estante para ela, mas essa leitura é pouco pesada em comparação ao príncipe cruel. É bom, mas um pouco mais pesado.

      O preço tá de fazer chorar! ;___; lindo, porém caro

      beijos

      Excluir
  7. Oi Emi! Achei a história bem pesada pelo que comentou, não esperava algo sim, isso eu admito. Eu gosto bastante da autora, mas essa vibe de traição é complicada mesmo, eu abomino este tipo de atitude. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito dela. Haha
      traição sempre me deixa meio meh.

      Beijos

      Excluir
  8. Oi!
    Quando vi sobre a publicação dessa trilogia imaginei que seria cada livro com protagonistas diferentes, não li muitas obras da Holly Black (e das que li só gosto de A Menina Mais Fria de Coldtown) e não tinha notado esse "padrão" nas histórias dela.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tinha lido dos livros da trilogia, aí já sabia que mudsria os personagens principais.

      Em todos dela que li até agora tinha esse movimento de traição. Estou torcendo para os próximos quebrarem o padrão.
      Beijos

      Excluir
  9. This sounds like an intense read. Thanks for sharing your thoughts on the book.
    xoxo
    Lovely
    www.mynameislovely.com

    ResponderExcluir