domingo, 18 de setembro de 2022

O gato que amava livros - Sosuke Natsukawa

Publicado pela editora planeta. Sinceramente, escrever a resenha desse livro se mostrou uma tarefa muito difícil. Acho difícil escolher palavras para descrever e reunir meus pensamentos, todos os  que tive durante a leitura. Ela foi muito reflexiva. Achei que seria só uma aventura de um garoto que estava passando por momento difícil, de luto e que cai em um mundo de fantasia, mas não foi só isso. Foi além e talvez não estivesse tão preparada. Foi uma surpresa bastante agradável.

Rintaro Natsuki e o avô cuidam da livraria Natsuki, um sebo onde se pode encontrar todos os livros clássicos. Após a morte do avô, o garoto se vê sozinho e perdido. Até que um dia um gato falante chamado Tigre entra em sua vida. O gato pede ajuda de Rintaro para salvar livros que estão aprisionados. Eles entram juntos em labirintos para cumprir suas missões e resgatar livros.

Rintaro é um garoto calado que vive enfiado em livros e em casa. Tigre é meio sarcástico e aparece do nada sempre que uma missão se apresenta. É um gato bastante audacioso.

É um livro sobre leitura, sobre amor aos livros. Ele tece críticas ao longo da jornada, como por exemplo, ler por ler, para passar outras pessoas e não por ser algo prazeroso, mas só para fazer volume. Porém não é só sobre isso, é sobre descobrir que não está sozinho, que a gente precisa olhar também para o mundo lá fora, sobre ter empatia e não desistir. Nós podemos estar todos no lugar do Rintaro e nos pegarmos em um momento perdidos precisando de pessoas, de textos que nos confortem e lembrem coisas importantes ou de Tigres que venham pedir nossa ajuda para resgatar livros.

Algo que me surpreendeu, foi como de repente o foco narrativo saiu do Rintaro e foi para outro personagem. Não esperava mesmo que fosse acontecer. Achei que ia seguir o Rintaro do começo ao fim e pluft. Foi bem breve, mas me pegou de surpresa. Eu tive vontade de passar marca-texto no livro quase todo. Acho que as reflexões trazidas foram bem válidas e podem nos impulsionar dentro de uma discussão saudável sobre literatura e leitura (mesmo que você não concorde com todos os pontos levantados pelo autor, são pontos que colaboram para refletir sobre o assunto). 

Foi uma leitura que me fez pensar em muitas coisas e que por isso entrou nos favoritos desse ano.

12 comentários:

  1. Amei a resenha. Eu vi o livro no Skoob e fiquei bem curiosa. Não sabia que abordava reflexões mais abrangentes sobre literatura e já quero ler.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Emi, adorei o seu perfil. Vou explorar o seu blog. ebijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá Emi, gostei muito dessa indicação de leitura! Sua resenha me deixou com vontade de ler também.
    Parabéns pelo seu cantinho ♥ voltarei mais vezes =*

    https://www.namoradanerd.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi
    não conhecia esse livro, mas parece ser uma leitura gostosinha e legal que é um livro que fala sobre livro, que bom que gostou de realizar essa leitura.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Emi! Eu estou de olho nesse livro desde o lançamento, a sua resenha me deixou com mais vontade ainda de ler. Esses pontos de reflexão me deixaram bastante curiosa, deve ser uma experiência de leitura única.


    Bjos!! Cida
    Moonlight Books


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante disso no livro e me fez pensar em bastante coisa.

      Beijos

      Excluir
  6. Ah, que indicação linda, amei! Livro bom é assim, quando dá vontade de sublinhar ele todinho. Hahaha! Quero muito ler. :)

    ResponderExcluir