domingo, 13 de agosto de 2023

Amêndoas - Won Pyung Sohn

Publicado pela editora Rocco. É um livro que eu queria muito ler e estava já pensando em comprar a edição em coreano quando vi que iria ser lançado aqui. Posso dizer sem sombra de dúvidas que foi uma das melhores leituras que fiz em minha vida inteira. É um livro sobre amizade, bullying, conflitos internos, solidão e amadurecimento.

Yunjae recebeu o diagnostico de alexitimia na infância e por não conseguir identificar ou expressar sentimentos foi chamado de esquisito, estranho, monstro. Graças a sua mãe e avó, ele conseguiu aprender algumas situações nas quais deveria ser cuidadoso e se afastar, mas a violência afasta as duas pessoas que compunham seu mundo e ele é obrigado a enfrentar várias situações sozinho.

É nesse momento sozinho que o mundo dele alarga e que ele conhece mais pessoas. Uma delas doutor Shim com quem ele pode conversar sobre tudo. Outra é o Gon, menino recém transferido para escola. Gon é diversas coisas. Ele não sabe lidar com a raiva e explora com violência. Ele carrega uma dor muito grande, um fardo muito grande para alguém tão jovem.

Eu realmente não sabia como começar essa postagem sobre o livro, na verdade, acho que só conseguia dizer que Amêndoas é muito bom, que amei, que todo mundo deveria ler. Ele traz tantos sentimentos como esperança (queria ver o Yunjae sorrir e reencontros), angústia (queria saber se Gon estava bem), tristeza (queria ver o professor yun pedir perdão ao filho e se perdoar). Todos os personagens são tão humanos, tão vivos que suas dores, verdades, defeitos e questionamentos conseguem nos tocar.

9 comentários:

  1. Oi Emi, tudo bem?
    Esse livro parece mexer bastante com as emoções do leitor. Vou deixar a dica anotada!!

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Emi, tudo bem?
    Estou quase terminando o livro e preciso saber se Gon vai ficar bem. A história dele me deixa mais triste do que a do próprio Yunjae, me parte o coração saber que ele foi tirado dos pais e imaginar tudo que ele passou. Assim que terminar, te chamo na DM pra gente conversar! ♥
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu queria tanto que tivesse um livro focado nele :(

      Excluir
  3. Oi Emi, tudo bom?
    Confesso que não conhecia o livro! Mas se você gostou, grandes chances de eu gostar também! kkk
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Que demais que foi uma leitura tão boa, esse livro já está no meu radar por eu andar gostando de literatura asiática ultimamente e agora virou prioridade.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Emi! O livro tem sido bem elogiado e pelo visto traz uma história muito emocionante. Eu estou de olho nele faz um tempinho e ver essa sua reação, só aumentou minha vontade de ler. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir