domingo, 17 de setembro de 2023

Bienal do livro Rio 2023



Bienal é meu evento favorito da vida (é um paraíso literário, sei lá como descrever) e dessa vez tive a oportunidade de ir em 3 dias do evento (e comprando de forma exagerada socorro). Ela ocorreu do dia 1 até o dia 10 de setembro. A Bienal do Rio ocorre no Rio Centro e os estandes ficam espalhados pelos pavilhões azul, verde e laranja. Sempre levo anotado os estandes e localizações deles anotados para facilitar minha vida e não me perder (apesar de sempre me perder).

Dessa vez, como queria comprar muita coisa, levei uma mochila com rodinhas e devo dizer que foi a melhor coisa que fiz porque sempre voltava para casa com dor nas costas e braços de carregar os livros. Agora não quero outra vida, levarei mala ou mochila com rodinha para todo e qualquer evento desse tipo.

Geralmente, eu vou em dias de semana na parte da manhã para fugir de multidões (dessa vez não fui bem sucedida nesse plano). Mais uma vez o evento ficou lotado e acho que numa proporção bem maior do que nos anos anteriores. Nos dias 4 e 5, além do calor insuportável,  era  difícil caminhar lá dentro pela quantidade enorme de visitantes. De uma hora para outra ficou super lotado (fiquei até um pouco atordoada), mas me deixa feliz ver tantas pessoas interessadas em livros. Espero que o evento fique ainda maior e que mais e mais gente vá nos próximos.

Eu fico bastante chateada quando dizem que brasileiros não gostam de ler ou não leem. Se não tivesse interesse, eventos como esse não lotariam. 
 
Enfim, desde já contando os dias para a próxima.

12 comentários:

  1. Oi Emi! A Bienal do Rio parece ter sido incrível, vários autores que sou fã estiveram aí e fiquei com muita vontade de ter participado. Estou ansiosa para a chegada da de São Paulo em 2024. É sim o melhor evento que existe. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, amei demais
      é meu evento favorito! Queria que fosse mais dias hahaha

      Excluir
  2. oi Emi!
    as vezes parece que falam que brasileiros não leem porque estão notando os brasileiros errados ahahah
    esse ano não tive a oportunidade de ir a Bienal, mas é realmente um evento muito gostoso, apesar de ser beem cansativo.
    também estou contando os dias para a próxima e espero conseguir ir :)

    um abraço,
    https://oterceiroparagrafo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que os critérios para afirmar isso tão baseados em estatísticas erradas D:

      Muita gente compra em sebos, banquinhas de livros usados, trocam entre si, leem fanfic e contos publicados online etc

      Espero que você consiga ir ao próximo evento. <333

      Excluir
  3. Oi Emi, tudo bem?
    Mds, que ideia genial a da mochila com rodinhas. Nunca tinha pensado nisso pra eventos do tipo e faz todo sentido SOS
    Pena que a Bienal seja um evento meio caro né? Imagino que se fosse mais acessível, ainda mais pessoas iriam e o acesso à leitura seria ainda mais facilitado.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Seria bacana se fosse mais acessível e mais pessoas pudessem ir! :)

      Excluir
  4. Oi!
    Sou de São Paulo e só acompanho a Bienal de São Paulo e realmente se está disponível ir em dias da semana é melhor, pois é muvuca para todo lado! E a questão da mochila com rodinhas é dica de ouro!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria ir a todas as bienais hahahah socorr
      Dia de semana dessa vez também estava muito cheio
      De um minuto para outro ficou tudo tãoooo lotado

      beijos

      Excluir
  5. Oi Emi, tudo bem?
    Vi muitos comentários sobre o evento nas redes sociais e deve ser muito legal ter a oportunidade de conhecer seu autor(a) favorito. Gostei da dica da mochila de rodinha!!

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Emi, nunca fui pra Bienal do RJ!
    Só de SP mesmo, e na última, por conta da pandemia, fiquei com medo... Mas ano que vem, me aguarde! É um evento que me empolga bastante também!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir