sábado, 10 de abril de 2021

A pequena livraria dos sonhos - Jenny Colgan


 

Primeira coisa que gostaria de dizer que nunca tinha lido nenhum livro dela, mas estou completamente encantada com a escrita da autora. A leitura foi fluida (não senti o tempo passando, não tive que fazer esforço para ler e nem paradas estratégicas). A segunda coisa é ressaltar a minha grande capacidade em  gostar do personagem que não vai ser escolhido durante esta leitura. Nina Redmond é bibliotecária, mas logo ficará sem emprego assim como seus colegas. Ao participar de um workshop em busca de uma recolocação, ela se conecta com seu sonho antigo. É só o começo do sonho e de uma aventura que a leva para outro país, Escócia.

Nina ama livros e quer viver sempre cercada por eles. Ter uma livraria é seu maior sonho e aí surge a ideia de fazer uma livraria dentro de uma van. As coisas dão muito errado para ela num primeiro momento, mas com esforço e boas palavras, aos poucos, vai tudo encontrando seu próprio lugar. Adorei  a Nina apesar dos "apesares". Ela é esforçada, um pouco (ou muito) romântica e tem seus altos e baixos. Ela tem a cabeça enfiada no mundo próprio e alguns momentos fiquei pensando onde está seu senso de realidade, moça? E eu super tinha vontade de entrar na história só para dizer isso q. A personagem é também descrita como tímida, retraída e sem muita sorte no amor.  

Vivendo na Escócia, com seu sonho dando certo, parece que o assunto relacionamentos também tem uma virada já que não só um, mas dois caras entraram em sua vida. De um lado o misterioso e charmoso Marek, do outro lado Lennox que alimenta antipatia de Nina. Marek, parece um ideal romântico, alguém saído de um sonho, mas a gente não sabe muito sobre ele. Lennox é irritante, grosseiro e ao contrário do primeiro, a gente já tem um mundo de informações sobre ele. Não vou nem tentar disfarçar, mas não gostei do Lennox de cara, não acho que tratar alguém com grosseria em toda e qualquer interação seja uma forma de conquistar algum coração (não me senti nem um pouco conquistada por ele, valeu).

É um livro sobre livro. Vemos sua importância na vida dos personagens espelhando sua importância em nossas próprias vidas (e isso é encantador). A narrativa da história foca em Nina, o que nos deixa completamente no escuro sobre os pensamentos dos outros personagens e fazendo com que nossas impressões sobre cada um deles seja baseada nas percepções e sentimentos dela. Eu particularmente não gosto muito quando a narrativa é feita por um só personagem ou com foco só nesse um, prefiro quando alterna, MAS essa é uma história sobre a Nina e sobre amor aos livros e por isso acho que desta vez coube perfeitamente. 

8 comentários:

  1. Oi Emi, tudo bem?

    É tão gostoso quando a escrita de uma autora que não conhecemos, nos surpreende não é mesmo? Também nunca li nada da Jenny Colgan, porém as premissas dos livros dela me chamam bastante a atenção e a cada resenha que leio, me deixam ainda mais curiosa para me aventurar nas obras da autora.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Ariane!
      Eu me senti assim e aproveitei que estavam em promoção para testar se ia gostar. Comprei outro dela e em breve o lerei. :)

      Beijos

      Excluir
  2. Oi, Emi! Como vai?
    Gosto das suas resenhas porque sempre me dá vontade de ler o livro que foi resenhado. O azar é da minha lista que só cresce hahaha
    Quanto aos mocinhos: difícil! Eu entendo seu posicionamento quanto a grosseria. É muito romantizado mesmo e não é uma coisa legal... em contrapartida não acho legal personagem que a gente não sabe nada sobre, como é o caso do Marek.
    Amei a resenha!

    Um abraço,
    https://asabelhices.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Bem e você?
      hahhaha que bom, eu digo o mesmo (tem uns 300 livros na minha lista do skoob e só cresce)
      Do marek, a gente descobre algo, mas só para perto do meio para o fim. Foi intencional para a gente fica > hmmmmmm
      Eu sinceramente queria que não tivesse par romântico hahahahah

      Excluir
  3. Oi!
    Já tinha ouvido falar do livro e parece que as coisas estão indo muito bem para a mocinha né? Trabalhar em um emprego ideal na Escócia com dois pretendentes!! Também não tenho muita paciência para caras grosseiros não!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim :)
      ná? não precisa nem se tornar o meu protagonista favorito de todos os tempos, mas pelo menos me convencer de que é um bom mocinho ahahah
      Beijos :)

      Excluir
  4. Olá, Emi.
    Eu já li outros livros da autora e gosto muito da escrita dela. Esse ainda não li. Não li nenhum dessa coleção da Arqueiro ainda, mas acho eles tão lindos.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!

      Também! Essas capas estão tão fofas. Dá vontade de comprar tudo.

      Beijos

      Excluir