sábado, 17 de abril de 2021

The last chance christmas ball - várias autoras


 

Antologia contendo oito histórias que se passam no natal no período de regência escritas por Cara Elliott, Mary Jo Putney, Patricia Rice, Anne Gracie, Nicola Cornick, Joanna Bourne, Susan King e Jo Beverley.  Das autoras, eu só conhecia Anne Gracie (ela e natal foram os motivos para comprar esse livro). Entretanto, ao ler me encantei pela escrita das outras autoras e agora pretendo ler outros trabalhos delas. Em um primeiro momento pensei em deixar para ler esse livro no mês de dezembro, abandonei a ideia já que o natal sempre me anima e precisava adiantar esse sentimento para hoje. 

Natal chegando e Lady Holly, condessa viúva de Holbourne, vai dar um baile. É seu quinquagésimo baile de natal em Holbourne Abbey. Um evento conhecido por muitos como baile da última oportunidade pelas tendências casamenteiras da anfitriã.   No prólogo Lady Holly e Clio, sua acompanhante e protegida, conversam sobre as expectativas da anfitriã em relação ao baile e seus convidados e por isso nos dão pistas sobre as histórias que virão a seguir. O baile de natal e Lady Holly são pontos em comum entre os protagonistas dos contos cujas histórias se entrelaçam. Dois nomes chamaram minha atenção durante essa conversa das duas: Kimball Stretton, neto de Lady Holly, e Gabriel Quinfroy, afilhado da mesma (eles pareceram ser o tipo de mocinho que gosto, então fiquei no aguardo pelo conto deles).

Já tinha lido livros contendo contos de vários autores com mesmo tema, mas não lembro de ler um como esse no qual os contos estivessem ligados. Inclusive cometeria um erro porque queria começar a leitura pelo da Anne Gracie, ele é o último e continuar de forma aleatória (ainda bem que desisti disso). Cada conto traz algum detalhe ou pista sobre personagens que podem ser principais em outros. Por isso, ressalto de que é melhor ler as histórias na ordem em que estão, mas o primeiro e último talvez possam ser lidos fora de ordem.

A história de  Kimball, In the bleak of midwinter escrita por Mary Jo putney, tem só quatro capítulos. Nós sabemos um pouco da situação dele através de contos anteriores e apesar de que se tivesse mais capítulos eu não iria reclamar (ah Kim, você roubou meu coração), acho que ficou na medida certa: amarrada, bem escrita e casando perfeitamente com a seguinte. Sabe quando você olha para o personagem e sabe que ele vai se tornar seu queridinho mesmo sem ainda ter lido muito sobre ele, só com pistas? é eu sabia. 

Já o Gabriel foi totalmente encantador. Eu esperava um libertino, mas encontrei um fofo apaixonado. O conto sobre ele é o Miss Finch and the angel escrito por Jo Beverley. Não é meu favorito do livro, mas seguiu a linha de um amor que pode surgir no natal e mostrou mais interações entre a família Stretton e alguns desdobramentos do que foi relatado nos contos anteriores.

Mistletoe Kisses escrito por Anne Gracie é lindo e eu tinha certeza que iria gostar (e gostei mesmo). Com oito capítulos ela conseguiu desenvolver de forma maravilhosa a trama e acrescentar um misto de encontros e desencontros. As interações da protagonista Allie com a Lady Holly, que é praticamente sua fada madrinha, foram doces e com certo humor. Lady Holly, principalmente nessa história, tem um papel fundamental.

É uma leitura leve, doce, encantadora, bem escrita e sem estresse. É algo fofo que me deixou com um sorriso e vontade de abraçar as autoras. E era exatamente o que precisava nesse momento: da magia do natal. Também acho valido ressaltar que as autoras fizeram um ótimo trabalho conectando seus contos, não percebi furos e isso foi sensacional. Eu recomendo para quem assim como eu precisa de um refúgio, de algo que vai aquecer seu coração nesse momento caótico.

6 comentários:

  1. Olá, Emi.
    Eu bati o olho no nome das autoras e só conheço a Anne Gracie também hehe. Eu amo histórias que se passam no Natal, mas não lembro de ter lido nenhuma desse período da regência. Eu já li uma duologia de contos que se entrelaçam, uma das autoras é a Julia Quinn, é A Dama Mais.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      Opa, vou procurar, gostei bastante disso nessa leitura. Acho que deu um toque diferente durante a leitura e foi bem gostoso de ler.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi!
    Gosto de coletâneas com um tema em comum (acho que só uma que eu li se passa em um mesmo "universo", Antes que esse ano Acabe), mas nessa não reconheci nenhuma autora então vou passar a dica!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não conheço essa que você citou, depois darei uma olhada.
      Beijos :)

      Excluir
  3. Oi Emi, tudo bem?

    Não tive a oportunidade de ler nenhuma obra das autoras presentes nessa coletânea. Mas confesso que diferente de filmes que se passam na época do Natal que adoro maratonar, livros com essa mesma temática não me chamam tanto a atenção.

    Porém a sua resenha me deixou bem curiosa para conhecer a escrita das autoras. Se tiver oportunidade vou dar uma chance.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho a Anne Gracie maravilhosa, ela constrói uma trama equilibrada. Das outras eu só li esses contos, mas vou procurar livros só delas.
      Que bom :) Fico feliz
      Eu também adoro filmes que se passam no natal, conto os dias para entrar novos no catalogo.
      Beijos :)

      Excluir