quinta-feira, 12 de maio de 2022

Missão romance - Lyssa Kay Adams

 
Segundo livro da série Clube do livro dos homens publicado pela editora Arqueiro. Eu tinha muita dúvida se lia esse livro ou pulava para o terceiro já que eu detestei a primeira impressão da protagonista feminina dele, a Liv, proporcionada pelo livro anterior (ô pessoa irritante sos). Porém, o protagonista masculino, Mack, tinha me fisgado e eu não podia simplesmente desistir dele ou das reuniões do clube do livro assim (eita, calma). 

Para minha surpresa, Liv não começou sendo insuportável da maneira que ela foi no primeiro e eu já fiquei de bom humor pensando ok, vai dar tudo certo (e deu tudo certo mesmo, gente. Confia). Ela ganhou vários pontos ao longo da história. Achei muito melhor ela como protagonista do que a irmã no livro anterior (não prometeu nada, mas entregou tudo).  Ela tinha uma visão deturpada a respeito de Mack. O cara não tinha feito nada para ela ou ninguém e ela o detestava. Só que isso não durou muito e foi um acerto. Inclusive, eu acho que autora acertou muito no tom da personagem.

O clube do livro dos homens já começa seu serviço querendo quebrar o estigma de leitura de romances e indo juntos comprar os livros em vez de simplesmente encomendar pela internet (vai Del, meu amor, compra teus romances). Além disso, passando um sermão no Mack sobre a forma dele de se relacionar por não dar em nada e ser oposto do que ele deseja (rapaz contraditório esse Mack). 

E sim vamos falar do Mack agora. Ele é um cara perfeito que só existe em livros e ponto. O único defeito na real é não existir e o fato de que ele deve ter faltado aulas de biologia (digo isso por causa da cena do galinheiro). Um homem maravilhoso com bom humor e lê romance (ele lê romance, eu não ia precisar debater comigo mesma os livros sos). Uma frase do livro sobre ele que me bateu com tudo e me fez querer guardar ele dentro do meu coração foi: "O homem capaz de salvar casamentos, mas fadado a nunca encontrar seu final feliz.". É um personagem que está ali para os outros, mas tem problema em se abrir, em falar das coisas que o machucam. Sabe aquela pessoa que está sempre sorrindo, mas tá quebrada por dentro? Então, é o Mack.

Agora que já falamos dos personagens principais, precisamos falar do enredo.

Liv trabalha para um renomado chef no restaurante Savoy. O que ninguém sabe é que esse chef é um fraude que rouba as receitas dos funcionários e assedia moralmente e sexualmente suas funcionárias. Ao presenciar uma cena de assédio sexual/tentativa de estupro, Liv não se cala e por isso acaba demitida. Ela não conta para família o motivo da demissão dela e deixa eles pensando que foi por causa dela ter deixado um cupcake carérrimo cair.

Eu fiquei me perguntando como ela reuniria provas para denunciar o ex-chefe. Mesmo sabendo que ela contaria com ajuda do Mack e do clube do livro para homens (informação dada na sinopse). Estava me perguntando se mais alguém ajudaria, como eles fariam e também tinha a minha preocupação com a vítima. Como a cena de assédio/tentativa de estupro foi muito difícil de digerir para mim, vou deixar as páginas caso alguém queira pular etc, começa na 32 e vai até 34.

Achei muito importante essa pauta ser abordada no livro. Acho que precisa ser tratada em todos os tipos de mídia para ajudar a combater. Acho que autora teve muito tato para falar do assunto, inclusive trazer o ponto de vista da vítima. O livro alterna o foco narrativo entre os dois protagonistas e de novo digo que para mim faz toda a diferença ter a perspectiva dos dois para poder entender melhor o que está acontecendo. Não gosto de ter a opinião de apenas um dos personagens e sempre me pego imaginando o que outro está pensando quando não tem essa alternância. Bato na mesma tecla do que falei no livro passado: deveria ter mais cenas do clube do livro (apesar desse ter tido mais do que no outro). Entretanto, teve uma construção bem melhor do que o primeiro. A protagonista feminina foi muito bem desenvolvida, com um bom crescimento durante o enredo e me conquistou. É um livro que traz bastante pauta feminista, algumas reflexões sobre romances e isso me agradou bastante. 

Alerta gatilho: assédio moral, sexual e estupro.

16 comentários:

  1. Oie, sinto uma enorme vontade de começar a ler esses livros, mas alguns pontos me desanimam. Vi bastante elogios sobre esse e que bom que a protagonista não começa sendo irritante. Fico contente que tenha avisado sobre as partes sensíveis porque já que eu nçao conheço bem a história já iria começar no escuro e nem sempre estamos bem para lermos algo assim.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente tinha ficado um pouco desapontada com o primeiro livro no quesito protagonista feminina e tinha a questão da irmã ser protagonista do segundo e ela foi bem intragável no primeiro toda vez que apareceu.
      Fiquei bem surpresa com ela nesse e em como foi trabalhada. Gostei bem mais do desenvolvimento.

      Concordo, as vezes a gente não tá bem para ler algo e é pega de surpresa. Por isso, achei melhor avisar.

      Beijos

      Excluir
  2. Oi!
    Quando li esse livro esperava nada da Liv e ainda bem que ela funcionou muito bem como protagonista, acho que a missão do clube do livro nesse livro é a minha favorita da série, os temas abordados são bem relevantes.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Emi.
    Eu já me decidi a não ler o livro, nem vou dar continuidade na série na verdade. Eu li o primeiro porque fiquei interessada no tal clube, mas como só ficou na promessa perdi a vontade. E essa protagonista me irritou tanto no outro livro que quero passar longe dela hehe. Mas que bom que gostou afinal de contas.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo completamente. Eu ralmente tive dúvidas entre ler ou não por causa da impressão causada no primeiro, mas acabei me surpreendendo bastante.

      Real me sinto aliviada que deu tudo certo hahhaah

      Excluir
  4. Oi Emi! Ao contrário da maioria, eu já gostei da Liv no primeiro livro e também do mocinho. Eu ainda não consegui ler este aqui, mas estou confiante que vai me agradar muito amis que o anterior. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste! Foi uma leitura muito boa para mim.

      Beijos

      Excluir
  5. Oi
    eu quero ler esse livro, o Mack também me conquistou no primeiro livro e também não gostei da Liv, espero que minha opinião sobre ela mude igual a sua, que bom que gostou dessa leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mack é tão maravilhoso
      Vou ficar na torcida :)
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Emi, tudo bem?
    Adorei a resenha e a temática, me chamou mais a atenção do que a premissa do primeiro. Achei ótimo que a autora tenha lidado com temas fortes de modo tão consciente, e curti muito que os personagens tenham trabalhado juntos pra desmascarar o abusador. Uma dupla e tanto!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Eu estava curiosa com esse livro, por conta da temática diferente, mas acho que tava indo mais pelo hype da época e esfriou. Esse segundo pelo menos é um tanto melhor que o primeiro, pelo visto. Mas ainda assim não sei se leria, por causa dos gatilhos mesmo.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu particularmente acredito que sim. Gostei mais dele do que do primeiro.

      Beijos

      Excluir