sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Leitura de verão - Emily Henry

Publicado pela Verus Editora. Pensei que ia ser uma comédia romântica  simples e caí dentro do meu caos interior que tem dificuldade em sair do luto. Porém, calma, o livro é um romance e não é inteiramente sobre luto, apesar do assunto também aparecer.

January Andrews sempre acreditou em amor, romance e é sobre isso que ela escreve. Ela acreditou nisso por toda a vida observando o relacionamento dos pais que parecia ser ideal. Até o fatídico dia em que seu pai faleceu e ela descobriu que ele tinha uma amante e que sua mãe sabia de tudo, mas nunca tinha contado para ela. Com um coração partido e ao mesmo tempo vivendo o luto, ela tem que lidar com bloqueio criativo, o termino de seu relacionamento e a falta de dinheiro que a obriga a morar temporariamente na casa em que o pai ficava com a amante. Para completar o pacote, ela descobre que o vizinho ranzinza não é nada mais, nada menos que um ex colega de faculdade com quem ela tinha uma relação meio ambígua, Augustus Everett (algo entre desejo, rivalidade e inveja).

Quando comecei a ler, não esperava nenhum pouco que a mocinha estivesse lidando com  tanta coisa ao mesmo tempo. Eu geralmente deixo para ler coisas relacionadas a luto quando estou me sentindo bem porque é um tema que me pega. Por sorte, estava bem quando li. Isso é que dá não ter lido nenhuma resenha sobre ele antes. Entretanto a escrita da autora não é carregada e o assunto luto não  é tratado de forma central no livro, é só uma parte do que está acontecendo. Inclusive eu pensei muito mais na traição do  que na morte do pai dela.

A grande inspiração dela vinha do casamento dos pais,  sua crença em amor verdadeiro e ela viu isso ruir com a descoberta. Venhamos e convenhamos, imagina descobrir que o pai traiu a mãe que estava batalhando pela vida contra um câncer. O caos. Achei o pai dela um tremendo de um egoísta que magoou a esposa, a filha e a amante. Além de ter colocado a amante em uma posição horrível quando deixou instruções de que ela entregasse uma carta e a chave da casa para a January (nossa, mano! Que situação bizarra).

Além da mocinha estar enfrentando muita coisa. O mocinho, Augustus, também não fica atrás com seu histórico de traumas e coração partido. E eu acho que duas pessoas quebradas não deveriam entrar num relacionamento. Então, sinceramente, aconteceu pela primeira vez de que eu gostasse dos dois protagonistas de forma separada. Em boa parte do enredo não me senti extremamente confortável em ver o relacionamento acontecendo. Talvez eu esperasse que eles resolvessem as coisas antes de ficar juntos.  Sinceramente, gostei muito deles. Acho que foram personagens bem construídos e que conseguem gerar simpatia e afeto no leitor. Só queria que tivessem tido mais tempo para resolver suas questões antes de qualquer coisa. Enfim, é isso.  Já leram o livro ? Se sim, me diz aí o que acharam.

18 comentários:

  1. Oi Emi, tudo bom?
    Já li sim e me apaixonei! Casal com química e drama bem desenvolvido. Me emocionei bastante, foi uma leitura favoritada!!!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) que bom
      Eu gostei bastante dos protagonistas <3

      Beijos

      Excluir
  2. Oie, achei o livro um amorzinho e a forma da autora também abordar assuntos é bem confortável.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante do livro também, só teria preferência em transformar eles em casal depois de ter resolvido seus dilemas hajaha

      Excluir
  3. Oi, pela capa imaginei uma história mais fofinha, mas gosto muito de histórias com protagonistas que superam (ou tentam) seus traumas, seus corações partidos e tudo mais. Já quero ler ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  4. Olá, Emi.
    Nossa achei que fosse aqueles romances bem levinhos. Bom saber porque não vou ler por agora então. Eu li um que tinha essa coisa de luto recente e infelizmente não gostei.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tem essas partes dos traumas, não fica todo tempo em cima, mas acho legal segurar a leitura se não estiver bem para ler. Eu tenho muita coisa com luto, então sempre prefiro estar em um momento confortável para ler.

      Beijos

      Excluir
  5. OI Emi! Eu também imaginei um romance mais leve desde que vi sendo anunciado, não imaginava essa vibe mais densa. Eu fiquei bem curiosa sobre a história, mas acho que não vou ler no momento, exatamente por ter esse lado de drama. Eu também já li histórias onde gostei mais dos personagens separados, do que juntos. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu só queria que demorasse um tantinho mais para ficarem juntos com tudo mais resolvido. É um bom livro e com personagens cativantes.

      Beijos

      Excluir
  6. Eu sempre vejo s resenhas do livro e fico com vontade de ler, mas nunca começo. Parece muito bom por cus da história central e eu só me liguei agora que os protagonistas tem nomes de meses
    amei a resenha
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Emi, tudo bem?
    Adorei a sinceridade na resenha, especialmente porque esse livro vem sendo muito elogiado.
    É foda porque, na posição de filhos, a gente idealiza nossos pais. No fim das contas eles são seres humanos comuns cheios de erros e acertos... O que não justifica uma traição, é claro haha!
    Concordo com você, não curto muito "casais quebrados" se "consertando". Talvez não seja o momento pra mim essa leitura.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ^^

      Nossa sim hahaha
      O pai dela conseguiu em uma tacada só magoar 3 pessoas diferentes. Pessoa horrível :(

      beijos

      Excluir
  8. OI
    ainda não li, mas quero muito esse livro está na minha lista de desejado e não vejo a hora de conseguir comprar e ler, gosto de histórias assim.;

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Ele está na minha wishlist e fico bem feliz da autora estar sendo publicada por aqui, pois as obras dela são muito faladas na gringa. Eu não sou muito fã de dramas, mas gosto quando os personagens tem um background dramático em livros focados no romance.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei como primeira experiência de leitura dela. Tirando o negócio do casal que eu achei que pudesse demorar um pouquinho mais para ficar junto, acho que ela fez um ótimo trabalho em criar personagens carismáticos.
      Espero ler outro livro dela haha

      Entendo. Também gosto de personagens com bom plano de fundo. Por isso quero ver mais algum trabalho dela para ver no que vai dar.

      Beijos

      Excluir