domingo, 20 de novembro de 2022

A escola do bem e do mal [vol 1] - Soman Chainani

Primeiro volume da série A escola do bem e do mal publicada pela editora Gutenberg. Agatha e Sophie moram no povoado de Galvadon. Lá, de quatro em quatro anos, dois adolescentes são sequestrados por alguém conhecido como diretor da escola. Os desaparecidos se tornam partes de contos de fadas. Sophie sempre sonhou em ser princesa e ela não vai medir esforços para chamar atenção do diretor e ser levada. É por isso que ela se torna amiga de Agatha. Faz parte do que ela considera uma boa ação. Agatha não acredita nessa história de diretor e escola do bem e do mal, contos de fadas. Ela é uma jovem solitária e que realmente considera Sophie sua amiga. Por isso, na noite do sequestro, ao notar algo estranho, ela corre para proteger sua única amiga. Assim, as duas meninas de Galvadon vão parar na escola do bem e do mal. Sophie na do mal e Agatha na do bem.

Desde o começo não há nenhuma dúvida em que a escolha das escolas foi bem acertada. Sophie faz tudo em seu próprio benefício, trapaceia, usa e ofende as pessoas. Enquanto isso, Agatha tem um coração bom e isso transborda em suas ações. Infelizmente, em um mundo de aparências Agatha mesmo estando na escola do bem é tratada mal e chamada de bruxa. Ela é alvo da desconfiança de todos. Sophie, insiste e persiste, que está na escola errada, que ela é do bem, sua aparência padrão de princesa também faz com que achem que houve uma troca, que está sendo usada pela bruxa etc etc.

Em certo momento da trama, depois de muitos perrengues, Agatha finalmente convence Sophie de que o melhor é voltar para casa antes que algo pior aconteça. As duas conseguem falar com o diretor da escola e chegam a conclusão de que só um beijo de amor verdadeiro dado a Sophie pode libertá-las. O amor verdadeiro seria Tedros.

Tedros é péssimo. Ele maltrata muito a Agatha e a chama de bruxa, mas inconscientemente todas as suas escolhas apontam para ela. Eu afundei demais como ele até o fim não confia nela (sério, ele vai ter um longo trabalho para me convencer porque. por enquanto. eu o acho inaceitável). Acho um tremendo de um hipócrita que mesmo querendo ser amado por quem é, só sabe julgar pelas aparências. 

Agatha, você merece bem mais. Eu amei demais esse livro. Eu acho que já tinha lido. Quando assisti o filme na netflix pensei que a história era familiar e decidi ler a série porque queria saber mais dos personagens (porque se li, não lembro nada direito). Tedros, por exemplo, tinha me parecido inconstante e volúvel no filme e hmm eu fui disso para péssimo (olha, acho bom ele melhorar). O foco narrativo alterna entre as duas protagonistas e eu agradeço demais por isso. É um livro perfeito para quem gosta de fantasia.

12 comentários:

  1. Eu li o livro anos atrás e amei a adaptação. Agora estou doida para ler o livro 1 outra vez para poder ler os outros, já que esqueci a essência do livro
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amei a adaptação. Queria que tivesse outra. Já vi umas 3 vezes. Pretendo ver mais vezes.

      Beijos

      Excluir
  2. Oi!
    Gosto de histórias que se inspiram em contos de fadas, mas quando ouvi falar dessa série pareceu muito infantojuvenil para o meu gosto e deixei passar. E fiquei bem curiosa com esse Tedros, pois será que é um intragável que se redime mais para frente na série?

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma relação de amor e ódio com ele HhahjahjaJJ eu tô esperando a redenção, mas não aconteceu ainda. Tô no terceiro livro

      Beijos

      Excluir
    2. It sounds like a wonderful read. Glad to know you enjoyed the book.
      xoxo
      Lovely
      www.mynameislovely.com

      Excluir
  3. Oi
    eu assisti o filme e até achei legalzinho, mas ainda quero ler os livros principalmente para ver o desenvolvimento da Agatha nos livros, que bom que gostou da leitura.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agatha é maravilhosa. Tô no terceiro livro e ela nunca me decepcionou.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Emi, tudo bem?
    Não tenho muuuito interesse nessa série por ter outras em vista, mas a temática em si parece bem legal. Pretendo assistir ao filme da Netflix e, quem sabe, mudo até de ideia. :P
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahshhs venha para esse mundo.
      Nossa, eu acho que vou seguir lendo. Acho que vou encerrar meu ano lendo esses livros.

      Beijos

      Excluir
  5. Oi Emi! Amo essa série. Preciso ler os dois últimos volumes e fico feliz de ver que com a adaptação, o interesse por ela foi renovado. Tedros é um personagem péssimo, não gosto dele. Minha favorita é Sophie. Sei que muita gente não simpatiza com ela, mas para mim é a melhor personagem. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha A Sophie é bem difícil. Eu tenho uma relação bem complicada com ela. Eu super entendo as atitudes dela, mas olha como sofri hahahah

      Excluir