domingo, 27 de novembro de 2022

A escola do bem e do mal [vol.2] - Soman Chainani

Um mundo sem príncipes 

Segundo volume da série escola do bem e do mal publicada pela editora Gutenberg. Por ter seus livros conectados, a resenha pode conter spoilers do primeiro livro. Agatha e Sophie estão de volta a Gavaldon para viver o felizes para sempre juntas. Entretanto, as coisas não são mais como antes e Agatha tem que lidar com o seu amor perdido e com receios. Em seu coração acaba fazendo um pedido, a história das duas é reaberta e Sophie sofre ataques. As duas acabam de novo na escola do bem e do mal, mas descobrem que as coisas não são mais as mesmas: a divisão da escola agora é entre meninos e meninas.

Sophie continua egoísta, mas a gente começa a simpatizar com ela em alguns momentos. Agatha continua sendo um raio de sol de bondade e que não merecia nem um terço do que está passando. Enquanto ela é  fiel aos sentimentos que nutre por Tedros, ele continua não confiando nela. Sem confiança, não acredito no amor que ele diz sentir por ela.

Tedros é o pior príncipe da história dos príncipes. Sei que ele tem um histórico horrível familiar, mas não dá. Ele se tornou um vilão. A essa altura do campeonato se ele não fizer algo extremamente fantástico nos próximos livros e se redimir, vamos ter só ranço e ranço transbordando para ele. A Agatha já mostrou sua bondade e como ela é do bem inúmeras vezes durante o livro anterior. Não cabe nenhuma desconfiança sobre o caráter dela em hipótese alguma.

Eu li esse livro e entendi como o perigo de interpretar as coisas de forma errada sendo retratado. Tudo sai do controle porque ninguém entendeu o conto de fadas de Agatha e Sophie como simplesmente deveria ser lido, o poder da amizade. Era um conto sobre duas amigas e fim. Criou-se uma rivalidade entre meninos e meninas por causa de uma falha em perceber o que verdadeiramente importa, a lição central do conto. Eu senti a mesma coisa que sinto quando alguém me diz que Cinderela é sobre casamento quando na verdade é sobre perseverança. 

Sinto como se o autor estivesse o tempo todo falando em como os contos são deturpados e as vezes vistos de uma única forma. A visão da Sophie sobre o que é ser princesa, sobre ser do bem no primeiro livro mostra isso. Não só isso, o comportamento dos príncipes e princesas que são egoístas e frívolos como se todos devessem agir de determinado jeito e aparentar um padrão para ser príncipe ou príncesa. A forma como várias pessoas estão agindo nesse segundo livro com essa rivalidade absurda tudo isso mostra quão deturpado é.

Para mim, um dos pontos altos é amizade que se formou entre as bruxas, Hester, Anadil e Dot, e a Agatha. Ela simboliza exatamente o que o conto de Agatha e Sophie significam: Uma amizade que supera a função de vilã e mocinha dentro de um conto de fadas.

O livro terminou de forma tensa. Você sente a necessidade de pegar o próximo livro e saber o que vai rolar. É um livro que te prende do começo ao fim e te empurra para o próximo. Eu particularmente gostei muito da escrita de Soman Chainani e me sinto muito animada para ler mais livros de sua autoria.

10 comentários:

  1. Oi Emi, tudo bem?
    Não li essa série ainda, mas o filme tá na minha listinha da Netflix. Achei bem bacanas os pontos que você trouxe sobre o sentido verdadeiro da obra ser deturpado pelas rivalidades. Fiquei mais curiosa a respeito da série graças ao seu post. =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô amando. Não esperava que fosse gostar tanto. Comecei a ler porque além de querer tirar a cisma de que tinha lido queria ver mais da minha personagem favorita, Agatha.

      Beijos

      Excluir
  2. Amei a resenha. Estou doida para ler a saga, mas quero poder ler tudo em sequência já que demorar me fez esquecer o livro um inteiro.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom. Eu tô fazendo isso. Comprei o box e tô lendo os livros um seguido do outro.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Emi! O que gosto nesta história é que ela muda o jeito de se ver contos de fadas, afinal nada é só preto e branco, tem outras nuances neste meio. Tedros só vai piorando, ele é o personagem mais insuportável desta série. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu acho que as pessoas sempre vão ver e entender coisas diferentes de uma mesma leitura. Talvez algo lido em um momento diferente também vai ser visto sob outro ângulo.

      Ai o tedros me irrita de várias formas. As vezes eu tô de boas com ele e ele vai lá e desanda hahaha

      Beijos

      Excluir
  4. Que bom que você gostou da continuação. Eu fiquei refletindo aqui sobre os contos de fadas deturpados. E muitos são assim mesmo. Os príncipes e princesas são egoístas e frívolos, sempre se dão bem no final, só pelo fato de serem "os bonzinhos". Espero que o terceiro volume também seja emocionante como esse foi para você.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  5. Oi Emi, tudo bom?
    Eu queria que Tedros se tornasse mesmo um vilão, será que devo ter esperanças? Assisti apenas ao filme e estou pensando se devo arriscar a leitura da série...
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. durante o livro 2 sim, mas depois ele volta a programação normal ^^
      eu particularmente estou gostando muito dos livros.

      beijos

      Excluir