domingo, 25 de dezembro de 2022

A escola do bem e do mal [vol 5] - Soman Chainani

 O cristal do tempo

Quinto volume da série A escola do bem e do mal publicada pela editora Gutenberg. Rhian usurpa o trono de Camelot, prende Tedros e todos seus aliados. Além disso, obriga a Sophie a posar como sua rainha. Enquanto isso, Agatha consegue fugir e logo procura uma forma de salvar seus amigos e seu príncipe das mãos desse tirano. 

Sophie e Tedros são personagens que cresceram em mim durante a leitura. Todo mundo que leu minhas resenhas anteriores ou me acompanha no instagram sabe que tinha desistido do Tedros e dado a ele a faixa de pior príncipe de todos. Não sei se ele vai conseguir manter o sentimento no próximo livro (eu espero que sim pelo bem da minha personagem favorita, a Agatha), mas fiquei bastante feliz com o desenvolvimento dele nesse livro.

Já a Sophie foi essencial e mostrou exatamente porque veio.  Não quero dar muitos detalhes para não dar algum spoiler significativo, mas ela arrasou demais. Acho que o enredo mostrou mais dela, além da capa que ela usa para se proteger, exigiu mais dela e fez ela se dar conta de algumas coisas. Foi muito bom ver o crescimento dela sem perder certas características que fazem parte dela desde o começo da série até agora.

O poder da manipulação, das mentiras se fazem tão fortes e senti uma crítica na facilidade das pessoas em acreditarem em qualquer coisa, em construírem heróis aleatórios com aparência do bem e sem de fato ser do bem. Como disse antes, para mim estava bem na cara que o Rhian não era uma figura do bem e de que só poderia ser um impostor, mas a maioria dos líderes não só acreditaram nele como estavam dispostos a sacrificar aqueles que outrora lutaram pelo equilíbrio e proteção da floresta encantada por causa desse novo líder. 

O Rhian pode até ter boas intenções, mas de boas intenções o inferno está cheio e não acredito em quem sacrifica os outros para alcançar seu ideal. Os meios não podem justificar o fim.

O autor não tem pena de matar os personagens e meu coração ficou partido várias vezes entre o livro anterior e esse. Esse livro entregou muito (além de ter um plot twist que nossaaaa, eu não tava esperando não) e ficou lado a lado com meu favorito, o terceiro. Não consigo escolher entre os dois e não vou. Expectativas para o último fortemente criadas.

8 comentários:

  1. Oi
    eu quero ler essa série de livro, que bom que o Tedros evoluiu na história, lembro de uma outra resenha sua que ele não era bem visto, parece ser uma história bem escrita e eu fiquei curiosa por esse plot twist.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi sim, meus sentimentos mudaram muito ao longo dos livros.
      Sobre o plot twist: foi muito eitaaaaaa
      beijos

      Excluir
  2. Oi!
    A sua relação com o Tedros me fez lembrar do lado bom de séries de livros longas: o espaço que tem para os personagens se redimirem ou se tornarem totalmente corruptos!

    Feliz ano novo adiantado!
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente, acho que deu uma ótima oportunidade para ele porque se fosse antes, eu só aceitaria que ele existia no livro hahah

      beijos e feliz ano novo adiantado :)

      Excluir
  3. Oi Emi, tudo bom?
    Estou com você nessa de pior príncipe, que ranço eu tenho do Tedros, você falando que ele cresce na leitura, eu fico curiosa para saber como! rs
    E aproveito para desejar um feliz 2023 para você e sua família, que seja um ano repleto de saúde e felicidade.
    grande beijo,
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada e feliz ano novo :)
      realmente foi uma surpresa porque já não esperava mais nada dele hahaha

      Excluir
  4. Oi Emi, tudo bem?
    Suas resenhas tão me fazendo olhar diferente pra essa série! Quando vi pela primeira vez as capas, achava que fosse uma série mais infantil sabe? Pelo estilo de ilustração. Mas o fato de terem personagens que fazem coisas duvidosas, mortes e etc me deixou mais curiosa porque parece ser mais madura do que eu pensava!
    Beijos e um 2023 incrível e cheio de alegrias pra você! ✨

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro foi uma surpresa bem agradável!
      Se tiver alguém que conheça que tenha o livro, tenta ler. Foi uma das melhores leituras que fiz ano passado.

      beijos

      Excluir