domingo, 11 de dezembro de 2022

Os números do amor - Helen Hoang

Primeiro livro da série Os números do amor publicada pela editora Paralela. Esse livro me chamou muita atenção por causa da sinopse e logo fiquei com muita vontade de ler. Porém, vi muitas resenhas negativas e positivas no goodreads sobre ele e decidi conter minhas expectativas porque todos levantavam pontos que respaldavam suas opiniões. Então, resolvi comprar tanto esse quanto um outro da autora, mas sabendo que as opiniões sobre estavam bem divididas no momento em que pesquisei.

Um livro que eu sabia que poderia não gostar. É isso que ele era. Porém foi um livro que amei demais (ainda bem).

Stella tem sucesso em sua carreira, é econometrista (essa foi a primeira vez que ouvi falar da profissão e achei bem interessante). Ela é autista e tem dificuldades em relação a toques e relacionamentos. Quando sua mãe levanta o assunto de querer netos, ela decide contratar um acompanhante profissional, Michael, para que a ensine sobre relacionamentos já que é algo complicado para ela.

É sim, se você pensou em Uma linda mulher, eu também pensei, é uma releitura do filme. Se você não gostou do filme, talvez não vá gostar tanto do livro.

No livro, dá para sentir tudo que a Stella passa de uma maneira muito vívida.  Dá para sentir os sentimentos do Michael também. Tudo isso te pega de uma forma que não sei explicar. Foi uma experiência bastante importante para mim. É bem real e me atingiu bem forte. 

O Michael é uma gracinha. Ele se apaixona logo pela Stella e não consegui parar de pensar nele. Logo de cara a gente já sabe o motivo dele se tornar um acompanhante profissional, mas mais informações são adicionadas conforme a leitura avança. Sem falar que a autora mostrou outras partes de quem ele é e não ficou focada em apenas um aspecto da vida dele.

O livro é narrado em terceira pessoa e o foco narrativo se divide entre os dois protagonistas. Ter acesso aos pensamentos e sentimentos de Michael faz toda a diferença aqui e foi bem necessário para o desenvolvimento do livro. Além disso, os personagens principais interagem com outros personagens, ou seja, a vida deles não se resume um ao outro. É uma leitura fluída e envolvente. Não consegui largar. Agora, acho que tem cenas hot demais. Se você gosta, não será um problema. Se você não gosta, talvez seja um aspecto negativo da leitura para você.

Tem uma nota bem interessante no final do livro onde a autora revela que teve o diagnóstico tardio de autismo e fala um pouco da experiência dela. Aconselho muito a não pularem.

20 comentários:

  1. Amei a resenha. Esse livro foi o meu primeiro contato com a autora e eu amei muito. Achei a história muito boa, personagens cativantes e era muito fácil de ler.
    Também gostei muito da nota da autora e senti que fez bastante bem para a história além dela expor esse problema do diagnóstico, como também criar uma personagem bem real com diagnóstico tardio.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amei a autora demais, o relato e o livro dela me ajudou muito!

      beijos

      Excluir
  2. Oi! Que bom que resolveu ler e gostou. Cada um vai ter uma experiência, né? Aliás, eu sempre fico de olho nesse e na continuação. Mas quando li os comentários negativos, fiquei com um pé atrás. E é tão bom quando a gente tem acesso a outros pontos de vista dentro do livro, né? Esse já foi um ponto positivo. Porém, as cenas bem hots não curto muito... Enfim, vou colocar como uma sugestão aqui para o próximo ano, mas não uma prioridade. :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, as experiências sempre vão ser diferentes. Acho importante levar em consideração opiniões positivas e negativas.
      Eu gostei muito do livro. Espero que você goste também.

      Excluir
  3. Que legal esse tema Emi, especialmente sabendo do diagnóstico tardio da autora. Essa experiência dela deve ter acrescentado muitos detalhes importantes na história, gostei da dica. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, acho que fez toda a diferença. Foi uma leitura que me marcou e me ajudou muito.

      Beijos

      Excluir
  4. Eu tenho ouvido falar bastante da autora ultimamente. Que bom que o livro te surpreendeu positivamente. É ótimo quando isso acontece, né?!
    Ah, e não chega a ser meu filme favorito, mas gosto bastante de Uma Linda Mulher, então há grandes chances de eu curtir o livro tb!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  5. Oi
    eu li recentemente esse livro e pensei que iria gostar mais, acabou não sendo tudo aquilo que eu esperava, mas acho legal que a autora aborda o autismo em suas histórias, que bom que amou a leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que não teve uma experiência mais proveitosa durante a leitura :(

      Beijos

      Excluir
  6. Oi Emi, tudo bem?
    Adorei sua resenha, porque pedi esse livro no NetGalley recentemente. Espero gostar também. ♥
    No geral, não me incomodo com cenas hot, desde que estejam ali por um motivo - e não só pra causar, sabe? Vamos ver quais serão minhas impressões.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste!
      Eu fico cansada de cenas hots e as vezes pulo hajaha
      Mas gostei bastante do livro.

      Beijos

      Excluir
  7. Oi Emi! Eu gosto deste livro, a jornada da protagonista é empolgante e me vi torcendo muito por ela a cada página. Cenas hot se ajudam a compor a história até caem bem, mas admito que não são minhas partes preferidas nas histórias em geral.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também. Gostei muito e ele também me ajudou.

      Beijos

      Excluir
  8. Oi!
    Li Os Números do Amor quando saiu aqui com outra capa e senti com a leitura da continuação nesse ano que são histórias que tem de tudo para dar ruim na premissa, mas eles tem uma condução muito boa que você esquece que começou de forma duvidosa.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd, eu pensei nisso quando vi a sinopse do dois. Ainda não li apesar de já ter o livro.

      Beijos

      Excluir
  9. Olá, já pensei em ler o livro porque gosto da proposta, e não me incomodo com os aspectos.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  10. Oi Emi, tudo bom?
    Eu li esse livro na edição antiga ainda, mas gostei bastante!!!
    Bom, eu sou super apaixonada por Uma Linda Mulher, então ver o inverso, foi bem gostosinho. Ainda mais com essa representatividade por parte da protagonista. Espero que você goste do livro 2 também!

    P.S.: Também acho que a nota da autora faz total diferença do livro, é como um ponto final muito bem colocado.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiim. Exatamente e essa nota dela me ajudou muito.

      Beijos

      Excluir