domingo, 5 de fevereiro de 2023

Flores feitas de espinhos - Gina Chen

Primeiro livro da duologia de mesmo nome publicada pela editora Rocco. Violet é uma vidente ao serviço do rei. Mentiras, trapaças fazem parte de sua vida. Há uma maldição pairando sobre o reino e envolve o príncipe herdeiro, Cyrus. Caso se concretize pode trazer a destruição. O casamento real é uma possibilidade de quebrar a maldição, mas resolverá? Quando estranhas visões sinistras surgem, ela deve escolher o lado em que ficar.

Violet é egoísta, trapaceira, sem senso de moral ou dever e se coloca acima do bem e do mal não se importando com nada desde que ela esteja bem. E sim, eu não gosto dela na maior parte do tempo. Para mim, faltou um pouco de lógica na forma dela se relacionar com o príncipe. Ela não gosta dele e ok posso aceitar isso, mas quer trabalhar para ele como vidente quando ele virar rei sem ter uma gota de respeito por ele? "ai ele quer se livrar de mim, quer que eu vá embora bla bla bla". Eu também não ia querer ela como vidente quando o que faz é corromper as visões dela manipulando toda a situação para agradar o atual rei e não se importando com as consequências (eu a considero extremamente perigosa).

Cyrus é alguém que busca a paz. Diferente do pai, ele quer fazer um reinado sem entrar em conflitos e dominar outras regiões. Ele também culpa seu pai por considerar culpado em transformar Violet em uma manipuladora (e de fato foi mesmo). Sinceramente, acho que ele tomou péssimas decisões no final e por mais que entenda que o que ele fez foi a forma que ele achou que libertaria a pessoa que ele ama de uma vida presa a vontade soberana de alguém, ele errou na forma que fez (tenso, tenso).

O livro é bom e quero muito saber o que vai acontecer no próximo já que a Violet conseguiu se fazer indispensável para o Cyrus. Vou ser sincera e achei isso péssimo porque eu queria que ela embarcasse em uma jornada para se redescobrir como pessoa, para entender seu poder e firmasse alianças não porque ela é necessária, mas porque finalmente existe confiança entre os pares. Tenho expectativas para o próximo livro e quero muito saber como o dilema da maldição vai ser solucionado e que decisões a Violet vai tomar.

16 comentários:

  1. Oi!
    Gosto de personagens trapaceiros, mas para mim eles devem terem um código moral firme (por exemplo não passam de x coisa nas suas decisões) e um charme para me agradarem. Acho que devo aguardar a conclusão da duologia para ver se embarco nela ou não.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também. Eu fiquei meio travada e não gostei dela por vários momentos. Haha
      Vamos ver o que vai dar no segundo.

      Beijos

      Excluir
  2. Oii Emi,

    Adorei a resenha. Que bom que gostou da leitura, espero que o segundo seja bom também!

    Beijos,
    https://brenshelf.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie, me pergunto se minha balança de senso crítico está meio quebrada porque eu gostei justamente da protagonista e achei o Cyrus e sem graça kkkkkk. Gostei demais da história, não sabia que era uma duologia, mas esotu ansiosa pelo próximo.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha. Nada melhor que um livro que traga mulheres trapaceiras pra fugir do usual rs
    Vou ficar de olho para ler esse livro
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Achei bacana que a protagonista, Violet, parece ser uma anti-heroína, ou seja, ela foge do comum. Uma pena que você não tenha criado um vínculo com ela, mas espero que a duologia seja um bom fechamento pra história.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é haha mesmo assim foi um bom livro. Vamos ver o que acontece.

      Beijos

      Excluir
  6. Oi Emi, tudo bem?
    Apesar de eu ter gostado da Violet (não por suas decisões, mas sua personalidade meio malvada), entendo super os seus pontos. Torço pra que no segundo volume ela se deixe contagiar mais pela vibe do Cyrus, que preza pela honestidade e altruísmo.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Oi Emi, como você está?
    Menina, eu encontrei esse livro umas 3x em promoção na Livraria da Vila e não comprei!
    Entendo quando você fala que desejaria que a protagonista fizesse essa jornada por confiança, não por necessidade. Tomara que o segundo livro 'resolva' essa questão.
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiim, ela sendo indispensável vai me fazer ficar em dúvida se ela está ali porque finalmente existe confiança ou se porque foi por imposição mesmo.

      Dedos cruzados para o próximo livro

      Beijos

      Excluir
  8. Oi Emi! Essa protagonista parece ter uma personalidade daquelas que faz o leitor amar ou odiar. Eu não vou negar que gosto de um personagem não tão bonzinho e ela me interessou por isso, mas também fiquei interessada no Cyrus pelo que descreveu.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito saber sua opinião sobre o livro e os personagens

      Beijos

      Excluir