domingo, 21 de maio de 2023

O teste do casamento - Helen Hoang

Khai é um homem autista que não deseja ter um relacionamento com ninguém, mas que vê sua vontade sendo desrespeitada por sua mãe. Ela acredita que ele quer sim, só não dá uma oportunidade para isso. Enfim, ela vai ao Vietnã procurar uma noiva para ele sem dizer nada. Lá, ela conhece My, que trabalha como faxineira no hotel em que ela está fazendo o evento de procura da noiva. Esse evento deu super errado e nenhuma das garotas atraí a atenção da mãe do Khai. Bem, isso até ela conhecer My e ter certeza de que ela seria ideal para o filho.

Depois de My e ela se acertarem, a mãe o informa do arranjo que fez e combina com ele de não perturba-lo mais depois dessa experiência.  Khai concorda mesmo se sentindo manipulado.

My decide viver uma personagem para seduzir Khai. Ela adota o nome Esme quando vai para os EUA.

Eu acho que me incomoda a certeza da My em dizer que ele é perfeito para ela e para filha. Principalmente com a mentira rolando entre eles.  Ela nem sabia se ele queria ser pai, como diz que ele seria perfeito para esse papel? Não sou adepta de instalove e por isso me incomodou sim a forma como ela surge do nada e já faz esse tipo de declaração como se estivesse tudo certo. Em nenhum momento senti que ela queria conhecer o Khai ou fazer com que ele a conhecesse de verdade. 

Outra coisa é como ela começa a mudar a configuração da casa dele sem permissão.  Meu coração chegou a acelerar me imaginando na mesma situação, eu detesto que mexam nas minhas coisas sem me pedir e principalmente que mudem de lugar. 

Ela não conhece a palavra limites e faz coisas inconvenientes. Ela se impôs a ele. Senti grande incômodo e isso não me fez torcer por ela ganhar a afeição dele. My nem pesquisou sobre autismo depois dele ter dito que era autista. 

Uma das plots que mais gosto é de casamentos por conveniência. Mas não posso dizer que curti tanto assim aqui. Khai não merecia ser forçado a um relacionamento da forma que foi e principalmente ele não merece mentiras contadas por Esme porque ela queria conquistá-lo. Sabe, se fossem encontros apenas, eu relevaria ela ocultar informações, mas ela entrou na casa dele com o objetivo de casar e simplesmente mentir para ficar mais atraente aos olhos dele achei de muito mau gosto. Isso me fez enrolar bastante a leitura porque amei o Khai e achei essa situação tensa demais.

Enquanto romance pode não ter me convencido muito,  mas sobre o autismo me senti representada em vários momentos do Khai. Simplesmente eu acho incrível como eu consigo me encaixar perfeitamente nas descrições de certas situações feitas pela autora.  Outra coisa que achei interessante foi trazer a perspectiva do imigrante, da busca por uma nova oportunidade para si e para sua família em outro país porque é algo que a My foi atrás também, um futuro melhor.

Para mim foi difícil escrever essa resenha porque eu comecei o livro detestando a situação de todas as formas possíveis, achando a protagonista completamente sem limites, mas considerei os capítulos finais bons e até terminei com um sorriso no rosto. Lá para página cento e alguma coisa a protagonista deixa de ser completamente irritante e o livro começa a fluir melhor. Não me arrependo da leitura, mas mantenho minhas ressalvas sobre a protagonista nas primeiras 100 páginas.  Eu acho que a My do meio para o final foi bem mais legal do que aquela do início, o que me fez gostar um pouquinho mais dela e até torcer por ela (não torcer para o casal, mas sim pelos personagens separados).

12 comentários:

  1. Oi
    pelo que vi na sua resenha a protagonista parece ser chata, eu só li o primeiro da série e não sei se quero ler esse, eu me irrito com pessoas que mudam minhas coisas do lugar sem nem mesmo comunicar, fora que ela mudou de pais para casar com um homem que nem conhecia.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, o começo foi bem difícil. Até gostei dela um pouco lá do meio para o final, mas não torci pelo casal não.
      Quero saber o que o terceiro nos reserva,
      beijos

      Excluir
  2. Oie, tudo bem?
    Fiquei pensando como uma autora consegue estragar um casamento por conveniência, é uma receita que sempre dá certo. Mas que bom que você conseguiu tirar coisas boas da leitura também!

    Até mais.
     www.relatosdalih.com.br 💜

    ResponderExcluir
  3. Oi Emi, tudo bem?
    Olha, que bom que a protagonista conseguiu reverter a péssima impressão que ela causou, mas te confesso que não fiquei com muita vontade de dar uma chance pra ela não. :(
    Com tanta leitura na minha fila, acho que não vou priorizar conhecer uma moça que sai mexendo nas coisas dos outros HURHUDKOAHURS (fico loucaaa com invasão de privacidade)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    No início do livro eu fiquei com a sensação que a autora estava com tudo na mão para errar a dose e acabou entregando algo muito gostoso na reta final do livro, o que me deu uma impressão boa dos personagens afinal de contas. Também detesto que mexam nas minhas coisas.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, também acho que ficou bom na reta final

      beijos

      Excluir
  5. Oi Emi, tudo bom?
    O problema desse livro começa quando a Esme larga tudo pra mudar de país por algo absurdo. Eu só conseguia pensar que era por situações assim que o tráfico humano acontecia, sabe? Mas depois entrei dentro da proposta e foi mais fácil. Não é o meu favorito da trilogia, na verdade, acho que é o que menos gosto, kkkkk.
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. confiar demais, ainda mais sendo alguém que a pessoa não conhece, é muito perigoso mesmo O__O

      Excluir
  6. Oi Emi! Eu fiquei muito brava com a forma que invadiram a vida do rapaz e o obrigaram a escolher uma companheira. Eu adorei o Khai, mas a protagonista eu tive dificuldades para lidar. Agora quero ler o terceiro e ver se supera o primeiro, que foi meu favorito da série até agora. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, eu terminava uma página e ficava com raiva, acho que nunca fiz tanto stories reclamando hahahaha

      Excluir