domingo, 7 de maio de 2023

Rainha Charlotte - Julia Quinn e Shonda Rhimes

 

Charlotte é vendida em um acordo de casamento com o rei da Grã-Bretanha e Irlanda, George. Ela não sabe nada sobre ele, nada. Ela ainda está processando a ideia de que será obrigada a casar com ele. Seu casamento será no mesmo dia em que chegar em Londres. O pior é que ninguém responde suas perguntas sobre o rei, ninguém. Falam coisas aleatórias sempre que tenta falar sobre ele, coisas de conhecimento de todos. É por isso que ela foge e nessa fuga ela conhece George e ele acaba a conquistando nesse breve momento antes do casamento. Infelizmente, as coisas desandam após o casamento, o rei se recusa a consumar o casamento e se afasta dela vivendo em outra propriedade. Podem eles se acertar?

O livro trata da história que antecede a série Bridgerton da netflix e vai nos contar como o reino antes dividido entre pessoas de cor e brancos e onde só os brancos eram membros da nobreza se tornou aquele que aparece na série da netflix no qual há igualdade, onde pessoas de cor também são membros importantes da nobreza.

George tem episódios nos quais fica em estado de confusão, não sabe quem é, repete frases sem sentido e nenhum médico jamais conseguiu tratá-lo. Agora é dever dele casar com uma desconhecida. Ao conhecê-la, ele automaticamente se apaixona por ela, mas com medo de colocá-la em risco e de não ser suficiente para ela, ele se afasta. Meu coração doeu tanto por ele, por ver todo seu sofrimento e pelas coisas horríveis pelas quais ele passou (você queria fazer chorar? parabéns, conseguiu).

Charlotte brilha. Ela é sensível, animada e forte. Ao conhecer George também se apaixonada por ele, mas as coisas se desenvolvem de maneira esquisita com ele impondo uma barreira entre eles. Ela fica extremamente confusa com a atitude dele, mesmo estando abalada, triste, ela age com toda sua dignidade. Achei a postura dela admirável em face de uma situação da qual ela não sabia nada. Ainda bem que ela tem o Brimsley e pode contar com ele em qualquer momento. Ela também tem Agatha. 

Agatha, lady Danbury, já era minha personagem favorita desde os livros dos Bridgertons, agora então esse amor por ela só cresceu. Ela merece conquistar o mundo e não poderia deixar de dizer que ela faz tudo porque real, ela faz tudo. No presente e no passado. Ela é alguém que ajuda a Charlotte a perceber seu papel como rainha e sua importância para as pessoas de cor e em como ela deu esperança para todos, como ela fez com que eles fossem vistos pela primeira vez.

Brimsley é o criado pessoal da Charlotte e ele é incrível, amigo, leal e companheiro. Desde o primeiro momento em que a encontrou, nutriu um carinho tão especial, uma amizade por ela que nos comove. Eu queria proteger o Brimsley de todo mal que pudesse o rodear, eu só queria a felicidade dele e torci (ainda torço) por ele até a última página. Ele é apaixonado por Reynolds, que trabalha para o rei, e esse amor é correspondido.

Reynolds não só trabalha para o rei, eles são amigos e sabem tudo um sobre o outro. Esse foi outro momento que me apaixonei muito porque amizade genuína dos dois foi tão gostosa de assistir. Eu imagino o quanto sofreu ao ver George se submetendo a tratamentos inúteis e em constantes crises. 

Confesso que estava reticente sobre ler o livro porque já saber o destino do rei , mas fico feliz de ter insistido em ler, porque apesar do coração partido, a leitura foi muito além disso. Nela eu senti esperança, senti amizade e amor verdadeiro. Eu ri com os diálogos divertidos típicos de livros da Julia Quinn e me emocionei muito.

O foco da narrativa alterna entre Charlotte, George, Agatha e Brimsley. Isso torna a leitura mais dinâmica  e fluida. Possibilita também que nós entendamos melhor as cenas e seus sentimentos, suas atitudes. É um dos melhores livros de romance de época que li e se você gostou da série e não quer abrir mão dos personagens, precisa ler também.

Acho que finalmente entendi a importância da rainha Charlotte da série na sociedade e também suas atitudes na primeira e segunda temporada. É uma realidade alternativa, mas que me fez desejar que fosse a realidade.

Série versus livro (alerta spoilers):

A série alterna entre presente e passado. Isso não acontece no livro. O livro foca no passado e tem apenas o último capítulo se passando no presente.

No livro não teve caso entre Agatha e o pai da Violet. É algo que só aconteceu ou só mostrou na série.

Charlotte sabe sobre Reynolds e Brimsley no livro, já na série não parece saber. Eu prefiro isso no livro, além disso, por termos acesso aos pensamentos de Charlotte conseguimos ver que ela se importa com ele e reconhece sua amizade.

A cena da Agatha ensinando para Charlotte o que acontece na noite de núpcias é muito mais engraçada no livro (pobre Brimsley).

O livro não diz o que aconteceu com Reynolds. Eu tinha esperança de saber algo mais sobre ele depois do último episódio da série, mas não aconteceu. Pelo menos o desfecho deles no livro me deu uma sensação de paz e por isso em meu coração eu os vejo felizes e juntos para sempre.

16 comentários:

  1. Eu sempre falo que não vou assistir mas acabo assistindo e gostando muito, foi assim com todas as temporadas da série, agora essa da rainha eu não sei se vou ver ou não... ou seja, vou ver, e vou gostar hahahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Depois que estragaram a história do Anthony jurei não ver mais. Até agora consegui resistir, mas estou vendo muitos comentários positivos sobre essa história. Netflix erra e acerta ao mesmo tempo, não dá pra acompanhar assim.

    Até mais!
     www.relatosdalih.com.br 💜

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu vi o trailer da série e achei interessante, mas ainda estou pensando se vou assistir. Fiquei com vontade ler o livro.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Que bom que o livro saiu na mesma época que a série, pois eu jurava que ele ainda estava em pré-venda. Não pretendo ver a série, e pelo o que você menciona na resenha a história da rainha Charlotte tem bem mais carga dramática do que o trailer promete.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que ficou bem balanceado.
      Vai fazer chorar e rir.
      beijos

      Excluir
  5. Me lembro quando ouvi falar pela primeira vez que essa série seria feita. Confesso que na hora, assim, não me despertou muita curiosidade, nem vontade de assistir, não, mas eu já sabia que entraria na minha lista mesmo assim, hehe. Não está no topo da lista, mas pretendo conferir com certeza, ainda mais depois dos comentários positivos sobre ela!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  6. Oi Emi, tudo bom?
    Menina, estou no capítulo 3, mas gostei bastante viu?
    É emocionante, apaixonante, tem um toque de humor bem leve... Parece realmente os livros da Júlia, mesmo não sendo ela que escreveu. Aliás, acho que o toque de drama da Shonda só deixou a história ainda mais envolvente.
    Não sei se vou ler, confesso,é provável que eu fique apenas na série da netflix...
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entendo :)
      acho que os dois estão muito bons, qual vc optar vai se sentir satisfeita :)

      Excluir
  7. Oi Emi! Vi você postando bastante sobre o livro no Insta e deu para perceber que foi uma leitura que te agradou demais. É tão bom encontrar um livro que nos deixe tão empolgada. Fico feliz que tenha gostado. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir