domingo, 2 de julho de 2023

O jardim secreto - Frances Hodgson Burnett

Publicado pela Camelot editora. Quando eu era criança, eu assistia o filme de O jardim secreto e amava. O livro foi um pouco diferente daquilo que eu lembrava (e não posso confiar 100% nas minhas lembranças), mas deixou a sensação tão boa quanto. 

Mary morava com os pais na Índia até um surto de cólera deixá-la órfã e fazer com que seja enviada aos cuidados de um tio distante que mora na Inglaterra. Lá ela é envolta no mistério da mansão que possui quartos vazios e um jardim fechado.  Além de sons noturnos que parecem gritos e choro. 

Mary é egoísta e tem atitudes extremamente problemáticas e desrespeitosas em um primeiro momento. Ela não gosta de pessoas, mas suas atitudes são assim porque os pais não se importavam e nem conviviam com ela. 

Na Inglaterra,  ela conhece Martha. A funcionária é uma jovem alegre de Yorkshire,  que fala muito e não cumpre todos os desejos de Mary. Assim Mary finalmente começa a desenvolver independência e com conversas sinceras também começa a gostar de si mesma e dos outros.

O jardim reflete bastante a história das pessoas retratadas no enredo. Sem o cuidado e amor necessário, ele morreria. A partir do momento em que começa a ser cuidado com carinho, ele volta ao esplendor que deveria ter. 

9 comentários:

  1. Oi Emi! Eu conheci a história pelo filme e quando li o livro não sabia se lembrava tudo, mas ambos me encantaram. E é sobre cuidado e amor, sem dúvidas. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi
    eu sempre gostei do filme mais antigo, eu li o livro o ano passado, ele é uma leitura encantadora e que bom que gostou da leitura.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Emi, tudo bem?
    Muito bonita a alegoria do jardim com relação à própria Mary, né? Pelo menos foi a sensação que tive lendo a resenha. Nunca vi o filme, mas sempre tive curiosidade, porque é uma obra bem famosa na cultura pop. Que bom que a experiência de leitura também foi bacana pra você!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Oi Emi, tudo bom?
    Eu também assisti ao filme quando criança e fiz a leitura já mais velha.
    Foi uma experiência bem nostalgica e até que fácil, porque o livro não é pesado ou enrolado, né?
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Emi, tudo bem?
    Eu não lembro de ter assistido o filme, só se eu era muito novinha pra lembrar, mas li esse livro recentemente e me encantei com a história. Me comoveu bastante a forma que a escritora tratou o tema e realmente tudo que as duas crianças precisavam era de amor e atenção. Nem todo o dinheiro do mundo pode suprir a falta que essas coisas fazem.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir