domingo, 22 de outubro de 2023

Cells at work - Akane Shimisu


Completo em 6 volumes. Publicado pela editora panini, o mangá vai nos conduzir pelo nosso corpo mostrando o trabalho das células para mantê-lo funcionando. Todos os dias dificuldades diferentes se apresentam, mas o esforço coletivo faz com que sejam superadas.

As células são personagens e executam suas funções "pelo bem desse corpo". Vemos os Glóbulos vermelhos carregando oxigênio e Glóbulos brancos enfrentando germes. Eu me vi muito apegada a Glóbulo vermelho que vivia se perdendo pelo corpo, mas nunca largava seu trabalho pelo meio, por mais que o cenário fosse assustador. Também me apaixonei pelo Glóbulo branco, que era muito gentil, apesar de viver coberto com os restos mortais dos germes (risos).

Ao longo dos capítulos se falam em doenças, germes que atacam "o mundo" dessas células e como reagem para enfrentar o inimigo. Um dos meus capítulos favoritos foi o 20, intitulado Helicobacter pylori, no qual introduz as Bactérias ácido-láticas. As BALs eram a coisa mais fofa e a história de amizade entre elas e a Célula foi tão bonitinha (além disso ajudou a entender um pouco mais sobre a importância dos organismos do bem em nosso organismo).

Eu sempre tive muita dificuldade para decorar nomes das coisas. Acho que enxergando como personagem teria feito minha vida escolar muito mais fácil. Sem falar que, o mangá desperta a curiosidade para pesquisar mais informações sobre o funcionamento do corpo.  De forma lúdica, entramos em contato com esse tipo de informação que nos ajuda a entender melhor nosso corpo. Apesar da história ter sido encerrada no volume 6, espero que a mangaka volte em algum momento para ela através de um spin off ou até mesmo através de novos capítulos porque ainda tem muita coisa que pode ser abordada.

6 comentários:

  1. Oi!
    Que fofura de conceito de série, adoro essa pegada mais lúdica! Me fez lembrar do anime "Heaven's Design Team" que explica um pouco de porque tal bicho tem cada design.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amei muito e nossa não conheço esse que você mencionou, mas vou atrás de conhecer um pouco melhor depois
      beijos

      Excluir
  2. Oi Emi, tudo bem?
    Não costumo ler mangás, mas achei a proposta interessante.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Emi, tudo bom?
    Não leio mangás, sou a maior perdida nesse meio, mas torço pra ter seu spin off se tornar realidade!
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir