domingo, 15 de outubro de 2023

Caraval - Stephanie Garber

Primeiro livro da trilogia Caraval publicada pela editora Gutenberg. Vou confessar que li depois do spin off que eu nem sabia que era spin off (caí de paraquedas sim no mundo de caraval e não vou negar). No centro da história temos duas irmãs, Scarlett e Donatella, que são tratadas de forma brutal pelo pai (não acho que podemos usar essa palavra para ele, mas seguimos, mas seguimos). A oportunidade de ir ao Caraval, jogo mágico no qual o vencedor pode realizar um desejo, se apresenta quando Scarlett recebe o convite do mestre Lenda, dono do "espetáculo". Scarlett não tem coragem de enfrentar o pai e ir (compreensível dado a tudo que sofreu nas mãos dele), o quer faz com que Donatella em concluío com um marinheiro, Julian, sequestrem a irmã e partam para o Caraval. Lá, a situação fica tensa, quando Scarlett descobre que sua irmã foi sequestrada e para encontrá-la terá que vencer o jogo.

Scarlett é leal, mas é cautelosa e está anestesiada demais para tentar colocar um basta na situação em que  que está vivendo. Acho que se o enredo não tivesse se desenrolado da forma que aconteceu, ela não conseguiria sair do destino armado para ela. A situação de trauma vivida por ela é o motivo disso.

Donatella ficou desaparecida por toda a trama, não dá para comentar profundamente sobre ela. A impressão que fica é que ela é mesquinha. Espero que, no próximo livro possa conhecê-la melhor.

Sobre o Julian é meio difícil de dizer qualquer coisa porque pode ser um spoiler e prefiro não arriscar. Ele não é um personagem que eu odiei, mas também não gostei. Talvez no próximo livro minha opinião sobre ele mude completamente, mas por enquanto é isso.

O foco narrativo é mantido na Scarlett e foi ótimo porque a trama se passa dentro de um jogo cuja missão é encontrar Donatella, o jogo está centrado nas irmãs e por isso, faz muito mais sentido ver sobre a perspectiva da irmã que está jogando. Foi uma leitura boa, mas que só ganhou fluidez quando o jogo começou. Antes foi um pouco tenso, uma sensação de soco no estômago por causa da brutalidade como elas eram tratadas. 

Vocês já leram Caraval?

8 comentários:

  1. Oi Emi, tudo bem?
    Nunca li o livro e não sabia muito sobre ele, mas a capa sempre me chamou bastante atenção.
    Gostei da sua resenha, mas acho que não é uma leitura que eu faria no momento.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu amo demais as capas e gostei muito da escrita da autora, mas vou devagar na série

      Excluir
  2. Oi Emi, tudo bom?
    Li Caraval sim, há algum tempo, preciso continuar a série, na verdade, mas não gostei tanto assim da irmã, então acabo enrolando kkkk
    Mas foi uma experiencia muito boa de leitura sim!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi
    eu ainda não li Caraval, mas tenho vontade de ler o enredo chama a minha atenção, mas eu vi falar que a conclusão da trilogia não foi tão boa ai deu uma desanimada, mas que bom que gostou desse primeiro.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Emi! Eu li o primeiro da série e curti bastante, gostei deste universo criado pela autora. Adquiri a coleção completa faz pouco tempo e pretendo reler o primeiro para poder então ler os demais volumes. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que os próximos sejam bons, vou ver se leio durante as férias

      Excluir