terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Coração selvagem

 


É uma novela de 1993. Uma das minhas favoritas na verdade e me bateu uma saudade dos atores principais que infelizmente não estão mais entre nós, mas deixaram esse trabalho como um de seus legados e para homenageá-los pensei em escrever uma resenha e relembrar essa novela (veja bem relembrar).

Ao descobrir que tem um filho ilegítimo, Francisco Alcazar, pede ao advogado Noel que o leve para fazenda onde vive com sua família (e isso obviamente vai dar super errado). Sem nenhuma explicação para sua esposa, Sofia, ou uma conversa, simplesmente ele decidiu. Sofia não aceita e maltrata Juan. Quando Francisco morre, ela expulsa Juan. Antes de morrer, Francisco pede que seu filho Andres cuide de Juan. Entretanto, para afastar os dois meninos, Sofia envia Andres para estudar fora do país.

O tempo passa e Juan, agora adulto, se tornou um pirata respeitado. Assim como na adolescência, sem sobrenome, ele continua sendo conhecido como Juan del Diablo (João do Diabo). Por ter sido criado boa parte da vida de modo questionável pelo marido da mãe dele, ele tem um gênio forte (lê-se faz as coisas da forma dele mesmo que não seja a melhor forma) e é muito teimoso. Ao conhecer Aimee, irmã da noiva de Andres, ele se apaixona profundamente por ela e decide mudar de vida. Antes de partir de viagem, os dois se comprometem.

Desde muito cedo Mônica é prometida de Andres. Ela foi criada para ser uma esposa perfeita para ele, para amá-lo.  Infelizmente,  Andres nunca pensou nela e muito menos lembrava do noivado. Quando conheceu Aimee, se apaixonou por ela e mesmo com sua mãe tentando dizer que deveriam dar um tempo antes de pedir em casamento para não magoar a Mônica e nem ferir a reputação dela, ele não se importou. Mônica,  desesperada e pela dor do abandono e traição, ela se refugia no convento,  decidindo ser freira. Ela precisava ser consolada.  Era óbvio que ela não foi chamada para vocação, mas o ambiente pelo menos a afastaria de gente ruim e egoísta.

Aimee é frívola e usa as pessoas.  Manipula a Mônica. Ela aceitou o pedido de casamento do Andres e continuou encontrando o Juan fazendo promessas a ele de casamento. Eu não me importo com o Andres, achei ele muito cruel por não se importar com os sentimentos de Monica e noivar logo de cara com a irmã dela (é a irmã dela...). Não ligo por ele ter terminado o noivado, afinal não foi ele que fez promessa nenhuma,  mas a forma como ele procedeu foi absurda. 

As coisas ficam muito caóticas quando Juan volta rico de sua viagem e descobre que seus amigos desapareceram e que sua noiva casou com outro e não é um outro qualquer, é o seu irmão mais novo. É ai que a novela começa de verdade porque Juan e Monica se aproximam resultando num casal. Além de ter o segredo do envolvimento da Aimee com o Juan que todo mundo tenta guardar do Andres. 

É claro, há umas situações bem tóxicas na novela como rivalidade feminina. Fica bem claro que Aimee tem inveja da irmã. É um enredo que se passa antigamente. Entretanto, ao mesmo tempo, tem várias camadas. Para mim, uma das coisas que mais gosto, é como o Noel não solta a mão do Juan mesmo não sendo obrigação dele e que enfrenta até capitão corrupto para defendê-lo.

A Aimee é retratada como a maior vilã da novela, mas sinceramente, eu acho que esse papel é do Andres. Foi ele que agiu mal com a Mônica. Se ele tivesse esperado o tempo correto, tivesse conduzido as coisas de forma correta, nada disso teria acontecido. Ele ficou encantado e obcecado com a beleza e liberdade da Aimee, que não tirou tempo de conhecê-la de verdade. Ele quis uma ilusão e foi isso que ganhou. É algo que se repete ao longo do enredo através de suas atitudes baseadas em ilusões.

Acho interessante como a novela mostra a dinâmica de poder entre gêneros e classes sociais. Não vou dar exemplos porque acho que atingi a cota de spoilers, mas é bem bacana observar o enredo nesse sentido. Já assistiram?

10 comentários:

  1. Oi, Emi!
    Nunca assisti mas, pelo que você falou do enredo, parece bem novelístico mesmo! HAHAH eu adoro!

    um abraço,
    https://oterceiroparagrafo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Emi, tudo bem?
    Antigamente eu assistia muita novela mexicana, então eu me recordo de "Coração Selvagem". Também cheguei a ver outras novelas com a atriz que fez Mônica.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Emi! Não conhecia essa novela, mas parece ter aquela trama envolvente. Hoje em dia não temos mais novelas assim. Feliz 2024!!!
    Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feita ano novo :)
      Verdade. Eu gostava muito de assistir novela. Hoje em dia nem tanto.

      Excluir
  4. Oi Emi. Eu não assisti a novela na época que passou mas dá para sentir o quanto você gosta e o quanto ela te marcou, lendo sua resenha. Um feliz 2024. Bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi Emi, tudo bem?
    Hoje em dia esse tipo de produção não faz tanto o meu tipo, mas eu era SUPER noveleira quando mais nova e certamente teria assistido se passasse na tv. Adorava as novelas da Globo mas também assistia todas as novelas mexicanas que davam no SBT. :P
    Feliz Ano Novo pra você ♥
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Eu era muito noveleira. Assistia tudo gahahah
    Beijos

    ResponderExcluir