domingo, 14 de janeiro de 2024

Amor de redenção - Francine Rivers

Alerta gatilho: todo tipo de abuso, abandono, tráfico de pessoas

É uma ficção cristã publicada pela editora VerusSarah é fruto de um caso da sua mãe com Alex Stafford. Ela é exposta a todo tipo de brutalidade e violência. O pai não quer saber dela,  ela é maltratada por ser filha de amante e após a morte da mãe ela é vendida para o bordel e violentada.

O enredo se passa na Califórnia em 1850. Sarah consegue fugir do dono do bordel, Duke (o sequestrador e abusador), mas acaba caindo nas mãos de  outra dona de bordel, chamada de duquesa.  Com a duquesa, ela vive como uma prisioneira, não recebe o pagamento pelo seu trabalho e quando sai é escoltada.

Em uma dessas saídas escoltadas, Michael, um fazendeiro comum, ouve a voz de Deus indicando que ela era a escolhida para ser sua esposa. Michael, vai até o bordel e diz isso a ela e é óbvio que ela não acredita nele. Para ela, ele é mais um homem que propõe casamento, mais um homem que quer algo dela. Ele vai algumas vezes para conversarem, mas é algo que ela tenta cortar. Quando finalmente consegue irritá-lo e fazê-lo ir, até sente uma pontada. Michael fica extremamente chateado e fala com Deus que ela nunca vai mudar,  que ele esperou tanto e recebeu o que parece ser uma missão impossível. Já Deus, fala que ele deveria voltar e buscá-la, mas Michael simplesmente volta para o seu mundo, sua fazenda.  Coisas ruins acontecem com Sarah e Michael a resgata, os dois acabam casados, mas a união é complicada e passa por muitas provações. 

Sarah é uma mulher que sofreu tanto. Desde cedo, foi entregue aos chacais. Eu queria tanto abraçá-la. Ela está partida em vários cacos. Perdeu até o nome e fora chamada de Angel. Ela só quer ser livre, mas não consegue alcançar a liberdade. Michael é amado e admirado por todos. A presença de Deus é forte, mas não evidente para todos os personagens. Nós o vemos falando com Michael durante as orações e apenas nos capítulos finais conseguimos ver seu agir e entendê-lo. Tem outros personagens importantes, mas não vou comentar sobre eles porque acho que vale a pena conhecer aos poucos e tirar suas próprias conclusões.

O enredo consegue embrulhar o seu estômago com tanta brutalidade. O sofrimento de Sarah dói na gente e parece que não tem fim.  É uma leitura pesada.  Cada página, cada descoberta sobre o que ela passou, sobre o que ela sofreu é tão doloroso. Entretanto, apesar de ter todo esse sofrimento e violência, é um livro que fala sobre redenção, sobre um amor que não desiste de você, um amor consolador, o amor de Deus. O livro é baseado na história do profeta Oseias encontrada na bíblia. E acredito que ele também nos chame a nos voltar para os que sofrem, a não sermos hipócritas e darmos as costas a quem precisa.  Enfim, foi uma leitura que gostei apesar de ter sofrido muito (mas preciso dizer que sofri muito por causa dos gatilhos e dor da personagem).

8 comentários:

  1. Oi!
    Não fazia ideia que esses livros da Verus também eram ficção cristã, achava que só a outra série da autora era, por conta da ambientação.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Emi, tudo bem?
    Já li muitos elogios sobre esse livro mas essa pegada cristã não é muito a minha. Apesar disso fiquei curiosa pela sua resenha. Confesso que ainda tenho algumas restrições mas não fazia ideia de como a história é brutal e pesada. E ainda não sei se consigo pegar para ler mas fiquei curiosa ainda assim.

    Beijo!
    https://muitoamorpelaspaginas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi
    já vi esse livro por ai, mas nunca tive vontade de ler, mas que bom que gostou mesmo sofrendo pelos gatilhos da história, não sabia que ele tinha situações mais pesadas.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Emi, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar desse livro, mas com sua trama pesada não me anima a lê-lo. Acho que saiu uma adaptação.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Emi, tudo bem?
    Eu não tenho muita afinidade com ficção cristã, por ser agnóstica, e também não curto muito excesso de brutalidade com os personagens. Por isso, acho que esse título acaba não sendo o ideal pra mim. Mas que bom que a protagonista encontrou alguém pra amar ela de verdade e protegê-la, algo que ela nunca teve na vida. ;~
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Oi Emi!
    Nossa, finalmente alguém falando sobre esse livro!
    Li ele quando era mais nova e a leitura me impactou tanto que se tornou um favorito, penso em ler outros da autora e conferir a adaptação desse... Que bom que gostou de modo geral! É realmente uma leitura forte e impactante. Quando li, não sabia que era baseado no livro de Oseias e fiquei ainda mais encantada!
    um abraço,
    https://oterceiroparagrafo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Emi, tudo bom?
    Eu li esse livro há anos atrás e ano passado eu assisti ao filme. Confesso que minha visão não é tão positiva assim, sabe? Eu tenho muita empatia pelo que aconteceu com a Angel, mas o Michael corre tanto atrás, ele dá tantas oportunidades a ela, que eu te falo que talvez eu não seja uma pessoa tão boa, rs. Eu acredito em Deus, em perdão, em segundas chances, mas Michael muitas vezes ignora a si mesmo em nome do bem estar dela, ela o magoa, o machuca. É complicado, porque é um trauma e tal, ninguém pode julgar, mas sei lá. Foi minha visão especificamente dessa história.
    beeeijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Emi! Eu não leio ficção cristã e nem sabia que este livro se enquadrava neste gênero. Que bom que ainda que tenha sido uma leitura com tantos gatilhos e pesada, você tenha tirado algo positivo dela. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir