domingo, 7 de janeiro de 2024

Phantastes - George Macdonald

Publicado pela editora Thomas Nelson e minha primeira experiência com a escrita do autor. Uma viagem para o reino das fadas que começou de forma inesperada. Neste livro acompanhamos as aventuras (e desventuras) de Anodos no reino das fadas. É um percurso onde ele vive histórias e encontra histórias.

Esse livro tem introdução do C. S. Lewis (autor das crônicas de Narnia e um dos meus autores favoritos) e isso foi um dos motivos que me fez pegar o livro para ler.

Anodos quebrou a regra número 1 dos contos de fadas que é cuidado com desconhecidos que podem usar aparência frágil e bondosa para te fazer algo ruim (vide branca de neve que caiu na conversa da madrasta má disfarçada de senhorinha). Desobedecer ou não ouvir o conselho dado sempre podem te colocar em risco em histórias como contos de fadas. Entretanto, os erros sempre trazem aprendizado. Na história de Anodos, mesmo em seus erros, ele avança.

Não vou enganar ninguém, foi uma leitura, para mim, bastante difícil por ter períodos longos e muitas descrições cheias de adjetivos. Parágrafos e parágrafos com longas descrições antes de algum diálogo. Entretanto,  apesar da velocidade de leitura ser devagar por causa disso,  eu considerei o livro muito bom. Toda temática é em torno de esperança, amor sacrificial e pela busca por algo ainda invisível, por paz. Os erros cometidos durante a jornada não conseguem destruir o desejo de Anodos de avançar, sua esperança.

5 comentários:

  1. Oi Emi, tudo bem?
    Que bom que você viu vantagens na leitura mesmo com dificuldades no ritmo. Parece bem lúdica, por girar em torno desse universo dos contos de fada. Achei a capa maravilhosa, me chamou demaaais a atenção!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Oi Emi, tudo bem?
    Que bom que mesmo com as ressalvas, no final foi uma boa leitura. Ainda não li nada do autor, mas gostei da dica.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Emi, tudo bom?
    Ai amiga, essas descrições longas, não são para mim, confesso.
    Desanimei! Não vou ler não, rs.
    beeeijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Emi!
    Que bom que gostou do livro, apesar dos pesares ahaha
    eu também não sou muito fã de descrições grandes, acho que acaba me desconectando da história de certa forma... então, super entendo ter tido dificuldade com o ritmo.
    um abraço,
    https://oterceiroparagrafo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Emi! Que bom que apesar de não ter sido uma leitura fácil, foi uma leitura proveitosa. Eu não conhecia o livro, a sua é a primeira opinião que leio e gostei de saber mais sobre a obra, achei bastante interessante. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir