domingo, 3 de março de 2024

Um dia


Não tenho referência do filme ou do livro e por isso essa postagem não terá comparações, mas sinta-se a vontade em comentar sobre o filme e livro nos comentários. Dito isso, vamos ao que interessa. Dexter e Emma se conhecem em um festa da faculdade e apesar de ambos demonstrarem interesse pelo outro, na hora H, não rolou. Após esse encontro ambíguo, eles se tornam melhores amigos do mundo inteiro (faz vozinha para dar ênfase no mundo inteiro). A série mostra como foram os dias quinze de julho deles ao longo do tempo desde esse encontro do destino.

Criei muitos sentimentos conflitantes sobre o enredo. Eu gostei da série, mas me irritei demais e sofri demais. A gente tem o tempo inteiro duas pessoas que se gostam, mas que não dão uma chance para o sentimento que têm e fica essa história de amizade ("amizade") perdurando por boa parte da trama. A situação para mim só é um problema porque eles estão namorando outras pessoas nesse meio tempo, mas sem nenhum comprometimento emocional, só os outros se comprometiam (foi isso que pareceu para mim). 

Eu sempre me pegava desapontada quando surgiam pessoas diferentes na vida deles porque era mais tempo que eles perdiam (ainda mais já tendo spoiler do final) e uma estrada enorme de corações partidos deixados para trás (inclusive o meu).

A gente se apega aos personagens e somos obrigados a sofrer junto com eles (bem se você se apegou). Eu achei os atores da série bons. Vi muita gente falando sobre isso, dizendo que não gostou em comparação ao filme. Como não tenho essa referência, não foi isso que achei. Também gostei da química entre eles (me convenceu e me fez sofrer). 

Acho que o enredo seja sobre tempo e sobre escolhas (além do romance dramático). Uma coisa que não dá para recuperar é o tempo.  Perderam tanto tempo e ao mesmo tempo não. Perderam o tempo deles e dos outros. Também construiram uma relação mais profunda no meio desse tempo, nas idas e vindas e corações partidos.

Foi 15 de julho ao longo dos anos, mas também foi um longo 15 de julho. Quando ele finalmente estava pronto para um relacionamento com ela, ela estava de partida. E aí não dá para voltar no tempo, não dá para recuperar o que foi perdido. Só resta as lembranças do que foi.

7 comentários:

  1. Oi Emi, tudo bem?
    Se tem um tipo de plot que me irrita e angustia, é de perda de tempo e de falta de diálogo transparente. Eu acho que Um Dia sofre um pouco disso, né? Dos personagens não reconhecerem seus sentimentos abertamente? Eu acho que vou sofrer demais se assistir essa série, ainda mais sabendo do final trágico. Ainda assim, fico curiosa pra ver. Ô dilema. D:
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu não sei se me irrita mais eles perderem o tempo deles ou dos outros. Hahagaga eu gostei da série, acho que vale a pena conferir.

      Excluir
  2. Oi Emi, tudo bem?
    Ainda não sei se vou ver a série, mas gostei da trama, quando assisti ao filme anos atrás.


    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Emi, tudo bom?
    Eu queria gostar mais de Um Dia, sabe?
    Mas é uma história que me deixa tão triste, pesada... Então nem me animei a ver a serie, infelizmente.
    beeeijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, não conhecia o filme, o livro e nem essa série, mas me parece ser uma série bem legal. Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Emi! Nunca li o livro ou vi o filme, então não conheci a história ainda, mas lendo seus comentários me pareceu muito a história do livro Nós dois na lua, onde os personagens se conhecem em Paris e ficam nessa vibe amigos que é óbvio que se amam por anos, perdendo bastante tempo e tentando se entender com outras pessoas. Dá vontade de sacudir os personagens para acordarem para vida. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir