sábado, 12 de junho de 2021

The autumn bride - Anne Gracie


 

Primeiro livro da série The Chance Sisters. Infelizmente a série não foi publicada no Brasil e por isso li em inglês. Como todos que acompanham o blog sabem, eu amo Anne Gracie e já não tenho mais paciência de esperar por seus livros serem lançados por aqui e por isso resolvi ler em inglês mesmo. Para minha surpresa, não tenho achado tão complicado assim ler romance de época em inglês, tirando uma expressão ou outra que não entendo, acho que peguei o ritmo finalmente. 

Esse primeiro livro vai nos introduzir a série e a protagonista dele é Abigail Chantry, apelidada de Abby. Inicialmente ela trabalha como governanta em Londres, mas tudo tem uma reviravolta quando ela é procurada por uma jovem chamada Dasy porque sua irmã estava em perigo. A irmã de Abby, Jane, tinha sido sequestrada e enviada para um bordel. Dasy consegue escapar do lugar com Jane e outra moça, a Damaris para se encontrar com Abby e reuni-la com a irmã. Após saber tudo que aconteceu, Abby, mesmo sem condições, decide que ela e as outras moças deveriam ficar juntas e viver como irmãs já que são todas órfãs.  Ela se demite porque os empregadores não aceitam acolher as outras enquanto ela resolve a situação.

Sem dinheiro e com a irmã doente, Abby não vê outra solução que não roubar algo para poder bancar uma visita ao médico. Ao entrar em uma casa pela janela de um quarto, ela descobre uma senhora em total estado de abandono, faminta e suja, e seu coração se compadece dela. A senhora em questão é Lady Beatrice Davenham. As duas conversam um pouco e Abby sai sem levar nada porque não havia nada e tenho certeza que ela não teria coragem de roubar apesar de estar desesperada. Com a irmã fora de perigo a situação de lady Beatrice não sai de sua cabeça e ela logo resolve checar o que estava acontecendo com a senhora. Ao descobrir que os funcionários de lady Beatrice estão usando o dinheiro da senhora e deixando ela em más condições, Abby resolve agir. Com aval de lady Beatrice, Abby e suas irmãs se fazem passar por sobrinhas dela e entram na casa, despedem os funcionários e chamam o médico para a bondosa senhora. Elas adotam o sobrenome Chance, palavra que significa oportunidade ou sorte.

Max Davenham ou Lorde Davernham é sobrinho de Lady Beatrice e por causa das dividas contraídas pelo tio e para dar boas condições de vida a tia teve que viver fora do país para conseguir dinheiro e reconstruir a fortuna familiar. Ele não imaginava o que estava acontecendo com a tia a quem ele sempre escrevia e de quem recebia cartas (escritas pelos funcionários obviamente). Até o dia em que ele recebe uma carta semi destruída pela água. Era carta de uma amiga da tia dele e as poucas frases que ainda estavam legíveis o deixaram bastante preocupado fazendo com que ele voltasse para Londres. Lá sua desconfiança recaí sobre as irmãs Chance, sobrinhas que ele sabia que a tia não tinha.

Max em um primeiro momento tem todos os motivos para desconfiar delas, mas não acho que isso deveria durar tanto já que obviamente elas estavam tratando bem da tia e a mesma estava em plena razão quando falou com ele. Então, vou caracteriza-lo como um pouco teimoso. Ele é leal a tia, é um homem de palavra, honrado e capaz já que conseguiu sair do estado de falência no qual se encontrava quando recebeu o título. Chamei-o de um pouco teimoso porque de fato é, mas esse um pouco teimoso dele já estava me deixando com o coração na mão (JÁ ENTENDI QUE VOCÊ É NOIVO, NÃO REPETE MAIS). Entretanto, não posso dizer que não gostei do Max porque seria mentira e eu consigo entender os motivos dele não querer voltar atrás na palavra dele.

Abby me lembrou um pouco a Prudence (protagonista de inadequado, mas irresistível outro livro de Anne Gracie) no sentido de querer como irmã mais velha proteger as mais novas e mantê-las unidas. Ela é extremamente amorosa e sensível. Com todos os problemas que já tinha, ela não consegue dar as costas a alguém precisando. Também é uma pessoa com senso forte de gratidão e tende a colocar o bem estar dos outros antes do seu. Assim como eu amava a Prudence (acho que queremos reler o livro, não é mesmo?), amar a Abby foi natural. 

Além dos vários diálogos engraçados e que me fizeram gargalhar durante a leitura, não faltou  momentos emotivos e por isso achei um livro bem equilibrado para começo de série. Ele também fez o papel dele nos apresentando as personagens principais dos próximos livros e alimentando uma certa curiosidade em relação a eles. Outra coisa que me tocou o coração foi a participação ou menção de personagens de outra série escrita pela autora, As irmãs Merridew. Deu um quentinho no coração e vontade de reler (o que provavelmente vai acontecer logo logo).

8 comentários:

  1. Olá, Emi.
    É uma pena que não publiquem muitos livros dela por aqui. Esse enredo mesmo é bem diferentão dos que estou acostumada a ler no gênero e com certeza é um livro que eu ia querer ler. E esses mocinhos dão nos nervos da gente, mas a gente se apaixona mesmo assim hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. né? os livros dela são tão bons, mereciam uma chance :(
      eu gostei bastante desse primeiro livro.

      beijos

      Excluir
  2. Não conhecia a autora, mas gostei do que li na sua resenha. Eu acho que romances têm até uma linguagem bem fácil de acompanhar, mesmo os de época.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo essa autora. Sim, eu não imaginava que conseguiria acompanhar tão bem. Só algumas expressões que as vezes paro para pesquisar quando não entendo pelo contexto
      Beijos

      Excluir
  3. Que bom que a leitura lhe agradou! Esse é um livro que até então era desconhecido para mim, e é bom ver que foi uma boa leitura.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Esperar autores queridinhos serem traduzidos para o Brasil é um martírio né? Já inventei de ler autora com escrita meio diferentona em inglês e funcionou bem para mim!
    Não conhecia a autora, mas vou ficar de olho nos trabalhos dela!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim. Queria muito ter todos os livros dela em português, mas parece um sonho inalcançável.
      Fica sim, são muito bons.
      Beijos ;)

      Excluir