sábado, 19 de junho de 2021

Uma proposta e nada mais - Mary Balogh


 

Primeiro livro da série Clube dos sobreviventes publicada pela editora Arqueiro. Cada livro da série tem como protagonista um dos membros do mencionado clube. Porém o que seria esse tal clube? É como se auto denominam um grupo de pessoas que sobreviveram aos horrores da guerra. São eles: o duque de Stanbrook, Hugo Emes, Benedict Harper, Ralph Stockwood, Flavian Artnott, Imogen Hayes e Vincent Hunt. Uma vez por ano eles se reúnem na casa do duque, Penderris Hall, para conversar já que encontram uns nos outros uma forma de consolo. Do clube, Vincent é o que mais me interessou e por isso aguardo o livro dele para o conhecer melhor.

Gwendoline Grayson, lady Muir, passou por poucas e boas na vida. Ela sofreu um acidente, perdeu o filho que esperava e ficou com uma sequela. O marido também faleceu. Apesar disso tudo, ela tenta ter bom humor e sorrir. Sete anos se passaram sem que ela nunca tivesse pensado em casar novamente até que um dia ela se sentiu extremamente sozinha e a ideia passou pela cabeça. Ela tinha ido visitar uma amiga que enviuvou recentemente, a visita não havia sido como esperado e ela decidiu passear na praia. O lugar fica dentro das terras do duque. Lá ela sofreu um acidente e é resgatada por Hugo.

Hugo Emes, lorde Trentham, é taciturno e carrega sempre uma expressão assustadora no rosto. Ele é muito sincero e direto, o que para sociedade aristocrata não é um comportamento muito nobre. De fato, o comportamento dele choca a Gwen quando eles se encontram pela primeira vez, mas ela se acostuma e começa a se sentir atraída por ele. Eu não sei o que pensar sobre o Hugo ao mesmo tempo que gosto dele, em alguns pontos desgosto também, acho certas falas dele um pouco inconvenientes. Só não vou negar que existe certo charme nele, algo que te motiva a ler para saber mais sobre ele.

O foco da narrativa alterna entre Hugo e Gwen e isso é maravilhoso para conhecer o que cada um deles está sentindo, pensando. Gostei muito das descrições feitas pela Mary Balogh, são fáceis de imaginar. A escrita dela também nos ajuda a criar interesse pelos personagens descritos ou até mesmo vínculos com eles. A ausência de um vilão de fato no livro me fez me sentir muito bem. Não estou dizendo que não exista pessoas ruins com atitudes mesquinhas na história, mas não acho possível considerá-las vilãs já que não atrapalham a jornada dos protagonistas. Os personagens de livros de outras séries aparecem nesse e pode ser um spoiler caso você não tenha lido os anteriores, já que os personagens aparecem já casados e em certo ponto a história deles é mencionada. Não é algo que me incomode, só me dá mais vontade de ler o livro anterior, mas se você se importa em ter qualquer pontinha de spoiler que seja, talvez isso seja um problema para você.

8 comentários:

  1. Olá, Emi.
    Eu gosto muito da escrita da autora. Mesmo os livros sendo mais parados que outros do gênero. Essa série é uma que gostei muito e espero ansiosa pelo ultimo livro que espero feche a série com chave de ouro.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, demorei na leitura, mas gostei bastante.
      Vou ficar na torcida também.
      Beijos

      Excluir
  2. Já li algumas resenhas sobre essa série e confesso que tenho muita vontade de começar a ler esses livros. Eles parecem ser muito bons! <3

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante, se tiver a oportunidade leia sim :)
      Beijos

      Excluir
  3. Parece encantador. Acho essas capas um charme e com certeza leria.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amei as capas dessa série. Ficaram um encanto.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi!
    Já conhecia os livros "de capa" mas não conhecia a proposta do livro e gostei da ideia!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver a oportunidade, leia. É bem legal.
      Beijos

      Excluir