quinta-feira, 21 de outubro de 2021

A noiva fantasma - Yangsze Choo


 

Livro publicado pela Darkside e era um que eu queria muito ler desde  que assisti a série que leva o mesmo nome na netflix, mas como eu não estava na vibe de ler livros fantasia na época (na verdade eu não estava na vibe de ler livro algum na época), foi uma leitura que deixei de lado. Não conhecia a escrita da autora e adorei como ela nos conduz para o lugar e época em que a história é inserida. Há uma riqueza de detalhes por parte dela e isso nos ajuda a formar imagens do que está sendo descrito. Foi um livro muito bom de ler e que para degustar cada página li bem devagar (mais do que o de costume).

Em 1893 no Malaia, é oferecido a jovem Li Lan uma proposta de casamento. Entretanto, não é uma proposta comum, o noivo está morto e seu fantasma começa azucrinar a jovem para que ela o aceite. Só que apesar de sua condição financeira precária, a jovem luta contra o destino de se tornar uma noiva fantasma e nos abre uma porta para esse mundo. Através dos olhos de Li Lan conheceremos o caminho percorrido por fantasmas descrito no livro.

Li Lan é uma jovem inteligente, determinada e por vezes acredito que lhe falte uma pitada de bom senso. A curiosidade dela é sem tamanho. A acho uma ótima protagonista feminina e inclusive em vez de estar focado em romance, o livro trabalha em torno da aventura, jornada da mocinha. Considero até um pouco difícil chamar algum dos personagens masculinos de protagonista porque o foco esteve sempre nela e em seus sentimentos.

O livro é bem escrito. É narrado em primeira pessoa, mas apesar disso (como sabem eu não curto muito) acho que casou perfeitamente com a proposta feita pela autora. Nós afinal de contas descobrimos um mundo sobrenatural junto e através dos olhos da mocinha. Sofremos os mesmos impactos que ela ao ver fantasmas ou demônios. A leitura sem dúvida entrou para as minhas favoritas do ano e foi uma experiência diferente já que tinha assistido a série antes. Ao mesmo tempo que foi uma leitura muito boa, também foi uma que me deixou com a sensação de falta. Eu precisava de um livro que me contasse os acontecimentos que decorreram após esse. Tem muita gente que gosta desse tipo de final, não odeio, mas não me sinto muito feliz quando deixam algo para imaginar.

O comentário abaixo tem spoiler e só os leia se você já leu o livro ou não se importa com spoiler.

Sinto pena do Tian Bai, acho que ele merecia mais, acho que a Li Lan deveria sim ter encontrado e oferecido uma explicação a ele. Ela foi egoísta nesse ponto. Já que terminou dando a entender que ela não faria isso. Como não consigo parar de pensar nele, não deixo de desejar que ele ao menos ganhasse um livro ou pelo menos um conto. Algo sobre ele e que me dissesse que ele encontrou um final feliz.


16 comentários:

  1. Oi!
    Fiquei com vontade de ler esse livro na época que saiu a série, e acabou que nem li o livro e nem vi a série hahaha
    Que bom que é uma história bem escrita e entrou na lista dos favoritos do ano!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti a série e enrolei enrolei hahshhs ainda bem que assisti antes porque tenho certeza que não teria gostado se tivesse visto depois de ler hahahshhs
      Espero que tenha a oportunidade de ler.

      Beijos

      Excluir
  2. Olá, Emi.
    Nem sabia que tinha saído série hehe. Eu li esse livro logo que a editora lançou, com outra capa aliás. E na época gostei bastante, até porque eu tinha lido alguns da editora e me decepcionado bem com eles e esse foi meio que a salvação dos que eu tinha comprado deles hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim. É com um ator que gosto muito ♡ depois confere.
      Beijos

      Excluir
  3. Menina!
    AI, tem alguns livros que me lembro que deixam esse final aberto, sabe o que eu fico?
    LOUCA
    kkkkkkkkkk
    acho o livro ótimo, mas não é por isso que não fico brava KKKKKKKKKKK
    Não sabia que tinha virado série também !

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô é muito bolada hahahaha fico imaginando a gama de possibilidades do depois hahahshhs.
      Queria um livro agora na minha mesa hahhahahgg

      Excluir
  4. Oi Emi.
    Eu não conhecia o livro e também não sabia sobre a série. Vou dar uma pesquisada para ver o que acho.
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi
    eu tenho curiosidade com esse livro, ainda não assisti a série, mas quero muito ler, eu entendo sua frustração do final em aberto, terminei de ler um livro sexta feira com o final que fica em aberto para pensarmos na possibilidade, fiquei pé da vida.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante. Sim, eu de verdade espero que algum dia a autora pense em fazer um conto ou um livro com os eventos que ocorrem depois desse livro

      Excluir
  6. Eu li o spoiler hahahaha
    Ai meu Deus, fiquei curiosa para ler o livro rs
    E amei a edição, essa editora capricha demais nas edições.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não vou julgar porque adoro ler spoiler hahaha
      Tb acho, a editora caprichou muito. :)

      beijos

      Excluir
  7. Estou pra ler ele a muito tempo, mas tantos outros livros começaram a ser lançados que o coitado foi deixado pra trás (my bad =/), mas agora que eu vi no seu post que tem até série vou ver se me animo pra recuperar essa leitura esquecida.

    PS. Eu estou tão desatualizada com os livros da Darkside que eu nem sabia que tinham relançado esse livro com outra capa HAHHAHAA


    Abraços
    http://www.auniversitaria.com

    ResponderExcluir
  8. Oie, esse livro está na minha lista de leituras que quero realizar o quanto antes. Eu gostei muito da escrita da autora em seu outro livro, e espero gostar desse.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir