quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

A livraria dos achados e perdidos - Susan Wiggs

 

Livro publicado pela editora Harlequin e é o terceiro livro da série Bella vista Chronicles. É uma série que pode ser lida de forma independente pelo que parece já que os anteriores não foram publicados aqui. Natalie trabalha em uma empresa no ramo de vinhos e tem uma carreira estável, mas não é feliz. Após uma tragédia, ela assume a livraria falida de sua mãe junto com todo tipo de dívida deixada. O que significa um recomeço para ela, para livraria e para o avô. A primeira parte do livro é caótica, tragédia após tragédia na vida da protagonista. E nessa de tentar salvar a livraria é que Peach, o faz tudo, entra na vida dela e de seu avô.

Natalie é bonita e competente. Ela faz muito bem o trabalho dela, mas não se sente bem. O problema é que a falta de estabilidade quando jovem fez com que ela procurasse por isso enquanto adulta. Só que depois de uma tragédia, ela larga tudo e volta para São Francisco para cuidar do avô e da livraria da mãe. Gostei da Natalie, acho que ela é uma mocinha prática e com pé no chão. A única coisa que achei meio eita foi todo o homem que apareceu flertar com ela. Foi um pouco desnecessário isso (eu já estava nuss mais um??? hahah).

É um livro emocionante. A primeira parte do livro é puxada. A infelicidade da personagem e sua insatisfação com a vida é algo que nos pega logo de cara. O sofrimento devido ao luto é palpável. É algo que todos nós que já perdemos alguém já passou ou passa. O foco narrativo alterna entre o avô,  Andrew, Natalie e Peach. Toda vez que o foco está no avô dá uma dor, uma tristeza. Sua situação de querer lembrar das coisas e não conseguir é angustiante, além de ter a dor pela perda da filha.

Tem quotes maravilhosas e que me deixaram com vontade de ler os livros de onde elas saíram. E olha foram muitos. Na última página tem um anexo com a lista de livros citados nessa história que por se passar em uma livraria e tendo pessoas conversando sobre literatura títulos foram citados. O livro fala sobre luto, mas também sobre aos poucos de reerguer e paixão pela literatura.

16 comentários:

  1. Olá, Emi.
    Eu li algumas resenhas positivas e outras negativas desse livro. Particularmente não me interessa tanto. Quanto a ser o terceiro da série, a editora tem essas manias mesmo de publicar fora de ordem. Estou lendo uma trilogia de época e fui ver tem outra trilogia antes dessa cujos personagens fazem parte da história que só agora está sendo publicada por aqui.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eitaa, que chato isso. :(
      Mesmo começando a ler a série pelo livro errado muitas vezes, gosto de ter todos disponíveis. As vezes até acabo lendo inglês por causa disso.

      Gostei dele, acho que só o negócio da protagonista se super irresistível é que não me agradou mesmo. Ainda não esbarrei em resenha negativa, mas gostaria de ler. Gosto de ver opiniões diferentes.

      Beijos

      Excluir
  2. Oie, agora você me deixou bem curiosa quanto aos livros citados haha. Espero um dia poder ler.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. A história de Nathalie é curiosa, obrigada pela resenha
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  4. :) de nada. Espero que goste do livro.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Já tinha ouvido falar desse livro, mas imaginava que ele teria um tom mais leve, adoro histórias que envolvam paixão pela literatura e não faz sentido nenhum não terem lançado os outros títulos da série antes.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achava. Como você gosto bastante de histórias que falam sobre amor a literatura.

      Beijos

      Excluir
  6. Menina, eu comprei esse livro, acredita? Mas ainda não li!
    Fiquei sabendo que é triste, mas que depois fica mais feliz! E não sabia que fazia parte de série!!! Mas publicaram como unico aqui, olha só!!!!

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, tb. Eu só descobri que fazia parte de uma série porque fui pesquisar se alguns dos personagens tinham livros também.

      Espero que goste!

      Beijos

      Excluir
  7. Oi Emi! Eu amei muito esse livro e quero ler mais obras da autora. Eu achei que seria um livro mais puxado para comédia e me surpreendi com a carga dramática e os dilemas dos personagens. Foi lindo de ler. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei que seria mais leve haha gostei bastante da escrita da autora.
      Espero que logo tenhamos mais oportunidades de ler os livros dela.

      Beijos

      Excluir
  8. Oi Emi, tudo bem?
    Eu já fui mais fã de dramas, mas atualmente tenho fugido um pouco. Acho que ando sensível demais, não sei.
    Mas achei bem legal o fato da protagonista ter garra pra querer salvar a livraria, mesmo em meio a uma dor pessoal profunda e lidando com a doença que o avô me pareceu ter. Parece uma mocinha marcante!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo. Também não estou no momento, mas peguei uns livros sem conhecer a história e cai em drama sem querer. É um livro bacana, mas tem que estar no momento para ler.

      Beijos

      Excluir
  9. Olá,
    Gostei bastante da sua resenha. Li algumas outras sobre o livro e me agradou mas ainda não o suficiente para pegar para ler. Apesar disso, gostei da forma que descreveu a protagonista, é bem no estilo que me agrada nas leituras.
    Ah, e sobre ser o terceiro da série não sabia, e mesmo não interferindo a leitura, odeio quando as editoras fazem isso. Qual o problema de publicar na ordem e permitir que nós, leitores, possamos ler na ordem criada. Eu fico agoniada quando pego livros fora da ordem.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Sempre fico curiosa pelos anteriores também!

      Beijos

      Excluir