quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

O castelo animado - Diana Wynne Jones


Algo que sempre me perturbou e quis saber era  se Sophie quebrava ou não a maldição lançada pela bruxa das terras desoladas. Por isso quando vi que a galera tinha lançado um box do Castelo animado, não pensei duas vezes e agora eis me aqui fazendo a resenha do livro.

Sophie é a mais velha de três e por isso destinada a não ter sorte para procurar grandes aventuras. É nisso que todos acreditam até o dia em que a bruxa das terras desoladas lhe lança uma maldição que encurta seu tempo de vida a tornando idosa. Além disso parte do feitiço a proíbe de dizer a qualquer um de que ela foi enfeitiçada. Dessa forma ela decide sair de casa e procurar seu próprio destino. Em seu caminho aparece o castelo do mago Howl e ela decide procurar abrigo ali onde ela conhece Calcifer, um demônio de fogo, Michael, aprendiz de mago e é claro o próprio mago Howl

Sophie jovem é mais retraída e aceita seu destino como filha mais velha. Já a Sophie idosa tem mais coragem e faz aquilo que tem vontade. Nesse ponto eu acho que não foi propriamente uma maldição, acho que ela ganhou a oportunidade de descobrir quem de fato é. Howl é meu mago dramático, causador e namorador. O que dizer de mim que seria uma das jovens apaixonadas por ele e que teria o coração partido (é sim, não engano ninguém).

Calcifer é dito como maldoso ou meio cruel. Não achei ele nada disso. As interações dele com os personagens sempre me pareceram de amizade e respeito. Além do mais é ele que oferece a Sophie quebrar o feitiço dela caso ela consiga quebrar o pacto que ele fez com Howl. Então, a única coisa que percebo nele é o desejo de ser livre. Adoro o trio Calcifer, Michael e Sophie (desculpa Howl).

Muitos acontecimentos ocorrem diferentes do filme e aqui temos mais detalhes, mais informações a respeito dos personagens e outros que conhecemos durante a leitura. Como por exemplo, as irmãs e madrasta de Sophie que têm nomes, profissões e suas próprias histórias acontecendo. Também conseguimos entender quem é a bruxa das terras desoladas e o que ela deseja com o Howl. Além da motivação dela ao enfeitiçar a Sophie. Posso descrever esse livro como uma grande aventura a qual a autora nos convida para participar. Uma leitura leve e deliciosa. Nunca tinha lido nada dela, mas fiquei bastante satisfeita e já estou bastante animada para leitura dos próximos livros do box.

20 comentários:

  1. Oi Emi, tudo bem? Que inveja estou de você rs eu queria tanto esse livro, eu amo tanto o filme. E apesar das diferenças, certeza que vou curtir!

    Bjs, Mi

    Na Nossa Estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh espero que logo logo tenha a oportunidade de ler. É muito bom mesmo :)

      Excluir
  2. Oi Emi,
    Eu também comprei esse box, ele é muito maravilhoso.
    Quero ver se consigo começar a ler ele esse ano.
    Que bom que gostou ^^
    Bjos
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei tudo nele. Tô usando muito os marca páginas hahaha
      O livro foi muito bom mesmo, espero que goste :)

      Excluir
  3. Oi, Emi!
    Assisti ao filme recentemente pela primeira vez, e fiquei com algumas dúvidas, principalmente se ela consegue quebrar ou não a maldição.
    Amei sua resenha e já vou garantir o meu box também haha :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? Essa pergunta sempre ficava me perseguindo, mas através do livro conseguimos uma resposta.
      Espero que você goste do box e do livro. :)

      Beijos

      Excluir
  4. Olá, Emi.
    Eu vi algumas pessoas mostrando esse box nos recebidos, mas a sua é a primeira resenha que leio dele. Nem sabia que tinha um filme hehe. Como gosto muito desse estilo vou deixar anotado aqui para uma futura leitura.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é do estúdio ghibli. Atualmente está no catálogo da netflix.

      Espero que goste :)

      Beijos

      Excluir
  5. Oi!
    Quando lançaram o box até tinha ficado curiosa com a história, mas por conta de ser para um público mais juvenil acabei não indo atrás, já tinha ouvido falar do filme, mas ando enrolando para assistí-lo hahaha

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta ver o filme hahaha se você gostar, leia o livro. É bem legal :)

      Beijos

      Excluir
  6. Oie, esse livro está a coisa mais linda. Nunca cheguei a ler, mas tenho vontade.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você ia gostar. Se tiver a oportunidade, leia sim :)

      Beijos

      Excluir
  7. Menina, eu sou muito desligada!!!!!!!!!
    NAO SABIA QUE ERA DO FILME!!!!
    eu amei as capas e achei lindas demais, ate tinha ficado de olho de tao linda, mas por enquanto não comprei, traz pra gente resenha, por enquanto ta valendo a penaa!!!

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar que trago sim. :)
      Siiiim o filme foi baseado nele, tem outro do estúdio que assisti recentemente e tb foi baseado em um livro da autora.

      Beijos

      Excluir
  8. Oi Emi! Eu vi o filme e me apaixonei e logo comprei o box de livros. Pretendo ler este ano sem falta, estou ansiosa para conferir mais deste mundo maravilhoso.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também e o livro se mostrou tão bom :D quero terminar de ler os outros esse ano também. Espero que goste do primeiro assim como me encantei com ele.

      beijos

      Excluir
  9. A edição é muito bonita, gostei da capa e fiquei com vontade de ler o livro físico em breve.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? Ficou um primor mesmo! Espero que goste.
      Beijos

      Excluir
  10. Oi
    eu acho as capas dessa trilogia muito bonita, nem sabia que existia filme da história.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir