quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Férias em Taipei - Abigail Hing Wen


Publicado pela editora ALT. Ever Wong sonha em estudar dança, mas seus pais querem que ela curse medicina. Ela não conta para eles, mas tem planos de conseguir uma bolsa de estudos e poder fazer dança na instituição onde foi aceita. Entretanto, seus planos são arruinados porque, sem saber, ela foi inscrita em um intercâmbio em Taiwan.

Eu gosto muito da Ever do começo do livro. Ela é uma personagem incrível e realista. Meu coração ficou muito apertado por ela e consegui me colocar no lugar dela em relação a pressão de fazer um curso que não gosta. Mesmo com boas intenções, os pais dela estavam querendo que ela vivesse a vida deles e não a dela (ela nem conseguia olhar para sangue). Ever desesperada viajando de avião me representa demais. Entretanto, ela é uma personagem que perde um pouco do brilho inicial no decorrer da história.  Ela está tão focada em quebrar as regras da família dela que esquece de focar em si mesma, de procurar se conhecer e isso me deixa tão angustiada (me sinto sufocada de verdade). Isso me afastou um pouco da personagem porque parecia que ela estava tentando só ferir os pais.

Acho que não existe nada que eu deteste mais do que triângulos amorosos. Triângulo amoroso não (POR FAVOR, NÃO).  Nossa como eu odeio com todas as forças triângulos amorosos.  Para que isso,  gente? Qual a necessidade?  Sem falar de que o outro nunca teve chances para começo de conversa (ocultei nome para não ser spoiler). Sempre ficou evidente, pelos pensamentos dela, quem ela queria, não sei para que enrolar o outro e usá-lo da forma que fez (eu me senti tão mal lendo a cena dos dois e as seguintes).

Narrado em primeira pessoa pela Ever, o livro compreende as 8 semanas que ela passa no intercâmbio e um pedacinho do retorno dela aos EUA. A sensação é de que tem muita coisa acontecendo e tem mesmo com quase todos os personagens relacionados a Ever e quase que ao mesmo tempo. E essas coisas eram temas importantes, necessários, mas que foram tratados de forma rápida por serem muitos.  Eu tive que fazer algumas paradas para respirar fundo. Entretanto, ao mesmo tempo que é cansativo e sufocante, quando olhamos para a personagem principal, a gente percebe que é isso que a autora queria que a gente sentisse, que a gente entendesse que a Ever está se partindo.  Então apesar do triângulo amoroso detestável, o livro é sobre quebrar e recolher os cacos. Tudo acontece,  mas está longe do nosso controle para impedir. Um dos momentos que achei mais marcantes do livro foi uma conversa dela com os amigos sobre xenofobia e racismo, fiquei muito impactada e chorando. Então ao mesmo tempo em que não gostei do triângulo amoroso e do relacionamento entre a protagonista e o boy escolhido, gostei das discussões propostas pelo livro e de como ele nos faz sentir a personagem se partindo e se encontrando. Acho que foi uma boa leitura no geral.

Gatilhos: suicídio, depressão, violência doméstica, traição, parentes ou amigos tóxicos, vazamento de imagens íntimas, xenofobia, racismo, machismo

Vocês já leram esse livro? Ou já terminaram algum que tenha trazido as mesmas sensações? Contem nos comentários.

14 comentários:

  1. Oi!
    Li ele no ano passado, pois seria um refresco uma história de intercâmbio que não se passasse na Inglaterra ou na França e curti bastante. Passei pano para o triângulo amoroso da história pois as relações já estavam uma bagunça mesmo (tipo a amizade destrutiva da Ever com a Sophie).

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahhaha põe bagunçadas nisso, né?
      Eu detestei o triângulo amoroso e depois o namoro com o boy escolhido.
      Gostei da leitura.
      beijos

      Excluir
  2. Olá, Emi.
    Eu não conhecia esse livro ainda e acredito que não leria porque assim como você odeio triângulo amoroso. Qual foi o livro onde teve isso que o autor surpreendeu alguém com a escolha? Desde o começo já está claro quem vai ficar com quem e o outro só está ali para ser enrolado mesmo. Mas super entendo essa coisa da pressão que ela passa porque passei por isso também, mas fui firme segui o que escolhi.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rolou um desgaste com o triângulo amoroso, mas acho que o livro foi bem legal em várias outras partes. Eu gostei, tirando a parte do romance e do triângulo amoroso.

      beijos

      Excluir
  3. Oi Emi,
    Apesar de você ter comentado que a personagem se perdeu, ainda assim, achei ela bem verossímil e fácil de se identificar. Eu mesma, fui uma dessas jovens que se perdeu por que queria uma coisa pra vida, mas foi obrigada pelos pais a seguir outro caminho. Mas, hoje com a idade que tenho, já me encontrei e a vida é sobre isso, principalmente por ser jovem, errar, se perder e se encontrar, né?!
    Também achei bacana que o livro traga assuntos dignos de reflexão.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei bem realístico também. A protagonista está longe de ser perfeita. Suas crises e falhas são bem reais.

      beijos

      Excluir
  4. Oi Emi, tudo bem?
    Fiquei surpresa com os gatilhos, não diria (olhando pela capa) que a trama trata disso. A situação da pressão dos pais em cima de você deve ser sufocante mesmo. Mas que pena que a personagem se perde e usa uma pessoa que gosta dela como bengala. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb não imaginava que teria tanta coisa. Achei que seria uma leitura fácil.

      Beijos

      Excluir
  5. Oi Emi! Eu já tinha visto o livro e fiquei com vontade de ler. Eu não ligo para triângulos amorosos, mas por outro lado pais que desejam que filhos realizem o sonho deles, isso sim me tira do sério. Ainda vou ler esta obra. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, essa parte tb foi bastante angustiante.
      Beijos

      Excluir
  6. Oi
    Não li esse livro e pela capa do livro imaginei que fosse um romance fofo, mas pela sua resenha notei que não é bem assim, que o livro possui uma trama mais pesada.

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  7. Oi
    pela capa achava que era uma história leve de se ler, mas pelo jeito passa longe. Eu também não gosto de triangulo amoroso, só trás enrolação para a história.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, na maioria das vezes o triângulo amoroso não serve para nada D:

      beijos

      Excluir