quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Persuasão - Jane Austen


Primeiro  clássico lido em 2022 (tenho a meta de ler todos os livros da Jane esse ano). Publicado pela editora José Olympio, ele vai contar a história da família Elliot cujo patriarca é um homem orgulhoso demais para o próprio bem e para bem das filhas. Anne é a filha menos amada por ele e se isso não bastasse suas chances de felicidade são arruinadas pelo próprio pai cuja soberba e orgulho já mencionei e pela madrinha, lady Russell que se colocam contra o noivado dela com o jovem Frederick por sua condição social.

Eu me sinto muito mal pela Anne. Ela não é apreciada pelos familiares, é deixada de lado e sua amabilidade e cordialidade são sempre aproveitadas pelos outros. Não é de se admirar que com essa personalidade aos 19 anos ela tenha sido persuadida a colocar fim no relacionamento dela, minando suas chances de felicidade.

Frederick Wentworth é um homem forte que ganhou a vida na marinha. Nobres não gostavam de pessoas com profissões então imaginem que ele apesar de ser uma pessoa determinada e trabalhadora não ganhou a admiração da família de Anne quando se conheceram. Também foi uma decepção que ela tenha renunciado a ele. Quando mais tarde os dois se encontram, ele é frio com ela (meu coração partido).  Entendo completamente os sentimentos dele, mas não deixo de sentir por ela.

A parte mais difícil foi me habituar a leitura que contem muita descrição, mas uma vez que acostumei, comecei a ganhar velocidade e não conseguia me desgrudar do livro. Fazia tempo desde que li algo tão encantador e sem dramas desnecessários. Gostei de quase todos os personagens e de seus desenvolvimentos.

12 comentários:

  1. Olá, Emi.
    Eu li esse livro faz um tempo já e confesso que não lembro muita coisa da história. Li ele em uma edição com dois outros livros da autora e só lembro de Orgulho e Preconceito por causa do filme na verdade hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse também tem um filme, mas mudaram algumas coisas. hahaha

      beijos

      Excluir
  2. Oi Emi! Eu ainda não li nada desta autora, mas comprei Orgulho e Preconceito para conhecer seu trabalho. Se eu gostar, vou ler as demais obras. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cida! Eu adorei orgulho e preconceito. Espero que você goste!

      Beijos

      Excluir
  3. Olá!
    Esse livro eu já li e amei. Gostei muito de saber que você leu também, a edição é linda e eu peguei emprestado para ler rs
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Emi, tudo bem?
    Entendo que a personagem seja vulnerável, mas a ideia de ser persuadida a terminar com o homem que ama por questões de desigualdade social não me desce. :(
    Sei que era comum pra época essa influência enorme dos pais sobre os filhos, mas acho que eu acabaria passando raiva, sabe?
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, manter as aparências sempre vai ter um grande peso na sociedade.

      Mais do que passar raiva, acho que fiquei triste mesmo por ela quase perder a chance de ser feliz com a pessoa que ela gosta.

      Beijos

      Excluir
  5. Oi Emi,
    Respeito esse clássico e a importância dele, mas confesso que o livro não funcionou comigo, haha. Até hoje consegui ler apenas um livro da Jane até o final. Mas enfim, fico feliz que tenha sido uma boa experiência de leitura pra você.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super entendo porque tem muitos que não funcionam comigo haha

      Beijos e obrigada

      Excluir
  6. Oi
    eu li esse livro o ano passado e dos 3 que li da autora eu coloco esse em segundo lugar.
    A coitada abriu mão da felicidade por conta da insistência da família e não ganhou nada com isso, pois se passaram ano e ela continuava solteira, enquanto as outras jovens constituíam família.
    Eu também demorei para me acostumar com a forma de escrita.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você também gostou :) pois é, eu fiquei tão triste por ela ter feito essa escolha

      Beijos

      Excluir