quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Esplêndida - Julia Quinn


Primeiro livro da trilogia  damas rebeldes publicada pela editora Arqueiro. Não lembrava, mas já tinha lido esse livro, o prólogo foi o suficiente para refrescar minha memória (E boom não acho que seja meu favorito da Julia não). Essa resenha vai ter alguns spoilers porque não tenho como dizer que não gostei de algo sem dizer o que. Emma, uma herdeira norte americana, vai a Londres para passar a temporada com os parentes. Lá, disfarçada de ajudante de cozinha, ela conhece o duque de Ashbourne que fica interessado nela logo de cara.

Alexander Edward Ridgely,  duque de Ashbourne, um egocêntrico que acha que pode tudo com todos. Se acha encantador,  mas não é nenhum pouco.  Infelizmente a mocinha cai na lábia dele.  Ele é impositivo, dominador e isso o tornou detestável para mim logo de cara (qual é, mano).  A intenção dele é seduzi-la (que ódio). Cada página, eu tive vontade de gritar.   Eu posso achar uma pessoa extremamente bonita, mas se ela tiver a mesma personalidade que ele não me sinto nem um pouco atraída. Ele é insuportável e manipulador. Então quando o Alex resolveu ser doce, eu já tinha azedado.

Emma é espirituosa,  mas sem noção e bom senso. Ela mora nos EUA e vai para Londres para ter uma temporada junto com sua tia, irmã do pai,  e a família dela. Não acho que ela queira ser amante do duque e em nenhum momento o livro me leva crer isso. Emma é um espírito livre e acho que só estava afim de uns beijos mesmo. O que torna o Alex bem pior porque ele fica cercando ela como um leão atrás da presa. Eu me senti muito magoada sinceramente... Emma, você merecia mais.

Se tudo isso não bastasse  a ausência do pai dela na história foi algo que me chateou. Ela deveria ter voltado aos EUA para conversar com o pai antes de um passo definitivo ou ele ter ido a Londres.  Afinal de contas é dito que ele a criou praticamente sozinho e que eles eram muito MUITO próximos, mas ele não fez parte dos últimos acontecimentos da vida da filha dele (até entendo a urgência da situação, mas preferia que não tivesse sido conduzido dessa forma).

Os pontos fortes do livro são Dunford amigo do Alex, ele se mostrou interessante; A  amizade entre os primos Emma, Belle e Ned, pareciam os três mosqueteiros sempre prontos para ajudar um ao outro; o relacionamento da tia com o marido é bonitinho; e por último, mas não tão menos importante, os diálogos engraçados típicos de livros da Julia Quinn que aparecem nesse.

É o primeiro trabalho da Julia e a gente consegue ver os traços que gostamos nos trabalhos que seguiram dela presentes já nesse. Os personagens secundários, por exemplo, são bem legais. Infelizmente o protagonista masculino não foi em nada do meu agrado e me deixou com o gosto amargo na boca. Você já leu esse livro? O que achou? Tem algum livro de autores que vocês gostam, mas que os protagonistas não te conquistaram? Conta para mim nos comentários!

14 comentários:

  1. Olá, Emi.
    Da autora eu realmente gostei de Os Bridgertons, os outros foram só decepção. Até já doei meus exemplares hehe. Fiquei com alguns que ainda não li e vou ler porque paguei caro hehe. Esse eu nem cheguei a comprar e não pretendo ler essa série.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil. Te entendo.
      Eu gostei bastante dos Rokesbys e bridgertons. Julia é uma das autoras que mais gosto, mas essa trilogia das damas rebeldes particularmente não são muito minha cara não.

      Beijos

      Excluir
  2. Oi!
    Não conhecia essa trilogia da Julia, mas se o mocinho é saído diretamente de Chernobyl não dá não. Não é exatamente o protagonista (o livro tem uns 6 que dá para dizer que são protagonistas), mas o meu caso mais recente foi o Mick Riva de Malibu Renasce!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita radiação. Fiquei sabendo do Mick. Nem li ainda, mas já tenho horror.

      São livros mais antigos da julia.

      Beijos

      Excluir
  3. OI Emi! Eu não ia comprar a série, mas os livros ficaram em promoção e acabei adquirindo os dois primeiros. Minha série favorita da autora é a dos Bridgertons, depois ela não acertou tão bem. Espero que este aqui me agrade. Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que depois de bridgertons, rokesbys são meus favoritos. Esse eu particularmente não gostei pelos motivos mencionados acima, mas vou ficar na torcida por você.

      Beijos :)

      Excluir
  4. Oie, retomei recentemente em ler romances de época e essa é uma das séries que quero conhecer.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu só li um livro da autora, espero ler mais em breve. essa capa é maravilhosa e já está na minha lista de leituras.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Emi, tudo bem?
    Por algum motivo, as obras da Julia não me chamam a atenção. Tenho uma sensação, lendo resenhas, de que são bastante repetitivas. E com esse mocinho que você descreveu, acho que vou passar longe desse título. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto bastante dos livros da Julia, mas esse mocinho foi intragável.

      Beijos

      Excluir
  7. Ahhh, eu comprei esse livro há muitos anos, em inglês, bem antes de lançarem Julia Quinn por aqui (a Nova Cultural lançava, mas cortava muito, então nem conta, kkk). Lembro que eu gostei bastante, talvez pelas minhas expectativas serem baixas, já que foi o primeiro livro da autora. Meu favorito da série é o segundo. Eu gostei muito do terceiro até a reta final, quando a autora conseguiu bagunçar uma reta final que já estava perfeita, daí só passei raiva. O quarto livro (está mais pra conto ou novela, na verdade) eu tb gostei bastante. Rapidinha e direto ao ponto. Deu até vontade de ler de novo, hehe!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorava a nova cultural hajahahhshs guardo alguns livros com carinho. Ainda não li o conto. Pensei em comprar. Os outros da trilogia lembro de ter lido, não lembro dos detalhes, mas acho que gostei mais do que esse primeiro.

      Beijos

      Excluir