quinta-feira, 14 de abril de 2022

Tithe - Holly Black


Primeiro livro da trilogia Contos de fadas modernos publicada pela Galera Record. Esse foi o primeiro livro que li da Holly Black e decidi reler agora com o relançamento. Essa trilogia se passa antes da do Povo do ar. Tanto que os personagens daqui podem ser vistos em Elfhame (saudades Cardan). 

Kaye  é considerada esquisita. Quando criança tinha amigos do reino das fadas, mas que os outros achavam que eram imaginários. Após um incidente na cidade em que mora, ela e a mãe voltam a casa da avó dela e Kaye mais uma vez se vê em contato com os integrantes desse reino e com mais caos ao encontrar Roiben.

Kaye vive uma vida desregrada junto com a mãe. As duas são muito parecidas. Ela é  egoísta e por vezes uma péssima amiga. Conforme a trama desenrola, ela descobre algo importante sobre ela mesma. Tem certas coisas que me incomodam bastante em relação a Kaye e uma delas é ela ficar com o garoto que a amiga dela gosta. Não vou entrar em detalhes por questões de spoiler. Traição entre pessoas próximas é algo que eu acho péssimo e assim como no povo do ar, isso aparece aqui. Porém, ao mesmo tempo, acho difícil não gostar da Kaye. Ela tem os momentos bons e confia muito nas pessoas.

Roiben fez uma entrada e tanto no enredo. Ele quase morre (masoq). Porém, ele é salvo por nossa protagonista e fica em dívida com ela (parece que o jogo virou, não é mesmo?). Como fadas não mentem, ele é obrigado a cumprir o trato mesmo gerando certa desvantagem para ele. Confesso que não lembrava como ele era, sua personalidade (risos), mas foi só começar a ler e pronto, tudo voltou.

O relacionamento entre Roiben e Kaye é bastante complicado e eles enfrentam juntos vários desafios. Perdas, traições, complôs e amizades são tempero para o enredo desse livro. O que Kaye fará com o segredo que descobriu só saberemos no terceiro livro da trilogia porque o segundo será sobre outras personagens.

Fico abismada como ninguém teve uma cirrose nessa história (aqui me refiro aos humanos, já que fadas não padecem das mesmas coisas que a gente). O excesso está ali como esteve na trilogia do povo do ar. E mais uma vez a gente percebe que o reino das fadas não é um lugar para humanos e se em nosso próprio mundo podemos ser trapaceados por esses seres, lá é ainda pior. Foi muito bom reler e mal posso esperar pelo próximo.

16 comentários:

  1. Oie, gosto tanto dos livros da autora, esse está na lista. A edição está incrível.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! Amei a edição porque combina com os outros livros :)

      beijos

      Excluir
  2. Oi Emi! Eu não sabia nada sobre esta obra e foi bom ler sua resenha para entender melhor. Eu pensei que teria que ler Povo do Ar antes (li só o primeiro), mas se os acontecimentos daqui se passam antes, posso ler tranquila. Eu gosto desta abordagem de fadas meio perversas, melhor que aquelas que as mostram como seres adoráveis. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive um choque inicial com as fadas tão maldosas, mas gostei bastante e sempre procuro livros nesse estilo. Acho divertido.

      é sim, pode ler sem medo :)

      beijos

      Excluir
  3. Olá, Emi.
    Eu ainda nem comprei meu exemplar, esses lançamentos do Grupo Record tem que esperar promoção para conseguir comprar porque os preços estão lá nas alturas. Mas espero gostar porque até agora gostei de tudo o que li dela hehe. Não sabia que era uma trilogia.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto bastante da Holly também haha
      Espero que goste :)

      beijos

      Excluir
  4. Oi Emi, tudo bem?
    Conheço a autora só de nome, nunca li nada dela.
    Que bom que a obra te agradou! Não me chamou taaanta a atenção, então acho que esse título vou deixar passar.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Oi
    só li um livro dessa autora até hoje, esse ai eu sempre vejo a capa no instagram, nem sabia do que falava e nem que envolvia fadas, que bom que curtiu a leitura.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto bastante de fadas. Gostaria de encontrar mais livros com essa temática.

      Beijos

      Excluir
  6. Oi Emi,
    Eu não sabia que esse livro já tinha sido publicado, achei que fosse a primeira publicação no Brasil. Que bom que foi uma ótima releitura, eu quero ler sim essa série em breve ^^
    Bjos
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste! Foi meu primeiro livro da Holly.

      beijos

      Excluir