quinta-feira, 28 de abril de 2022

Os segredos de Colin Bridgerton - Julia Quinn


Eu acho que reli esse livro no mínimo cinco vezes em 2021. Não vou negar que Colin é meu irmão Bridgerton favorito e não tenho motivo para fazer isso (apesar de diversas vezes ao longo do livro que querer gritar com ele, mas não o renego nunca). Então vou fazer mais uma vez uma resenha de um livro relido (é o que?). Vai ter spoiler porque tem várias coisas que quero comentar e não consigo sem dar algumas informações, mas sempre aviso quando chega a parte.

Quarto livro da série  Bridgerton publicada pela editora Arqueiro.  Nele acompanhamos Colin, terceiro filho de nossos queridos Violet e Edmund. Aquele que vai as reuniões da família por causa da comida, que disse em alto e bom que não casaria com Penelope Featherington para todo mundo ouvir e que com isso partiu meu coração.  Nesse livro temos um Colin diferente do sarcástico, engraçado e casamenteiro que encontramos nos anteriores.  Vemos um Colin em conflito por não ter um objetivo e incomodado por ser conhecido apenas como um homem encantador. Você acha que sou só um rosto bonito??? Deve pensar ele todos os dias. 

Colin foi alguém que me impulsionou ler a série de livros. Não fiquei muito fã em duque e eu e sim me apaixonei pelos livros seguintes, mas o Colin era sempre um fator que me impulsionava para os próximos e me fazia acalentar a esperança de que logo chegasse o dele. Ele nunca tinha me decepcionado até o fatídico dia em que ele disse que não se casaria com a Penelope em alto e bom som para qualquer um que passasse ouvir. Se eu fiquei zangada? Guardo rancor até hoje sim (e ele é seu favorito?????? rancorosa).

Penelope é um ser de luz que amo muito também desde que surgiu e talvez de alguma forma eu tenha me apegado ainda mais pelo Colin por causa do meu amor por ela. Desde o debute, ela foi massacrada pela sociedade porque não a achavam bonita para os padrões da época. Neste livro, ela é considerada solteirona e agora vai aos eventos na posição de acompanhante da irmã mais nova, Felicity.

Agora vem spoiler (inclusive spoiler da série) e vocês se não gostam é melhor parar de ler aqui. Se gostam ou já leram o livro, venham comigo no meu deslumbrante e caótico mundo como leitora sofrida.

Antes de qualquer coisa, quero defender a Portia, mãe da Penelope. E sim, ela não é legal com a Pen e faz comentários cruéis (isso eu não refuto). Porém, ela é uma mulher da época com pensamento que condizem a sociedade na qual está inserida. Não acho que ela não ame a Penelope porque ela não achava que o Colin ficaria com ela. Vocês acham que a manifestação dele dizendo que nunca iria casar com ela não chegou aos ouvidos da mãe dela? Ele disse isso de forma que qualquer um que passasse pudesse ouvir. Não acho que passou desapercebido por ela que o Colin e os outros irmãos Bridgerton dançavam com a Penelope por pena e quando a mãe deles mandava (A própria Pen sabe e diz isso ao Colin). Frequentando as mesmas festas, inclusive na residência Bridgerton, acho bem difícil que ela não soubesse. A Penelope já era considerada solteirona e sua irmã era única debutando. Não vejo como ela poderia pensar diferente. É claro que ela poderia ter esperado ele dizer algo, mas ela deve ter ficado emocionada demais com a ideia de ter um genro Bridgerton para refletir.

E Colin não cortejou a Penelope. Só assistindo a série da netflix e vendo o Colin cortejando a Marina é que percebi o quanto gostaria de vê-lo cortejando minha Penelope. Ele deveria fazer isso antes de pedi-la em casamento. Afinal de contas 12 anos gostando dele e ele nem tchum para ela. Ele age de forma horrível, pede em casamento e fim??? Não quero, me recuso (hahahahaha).

Eu amo o Colin, mas como disse, guardo rancor dessa cena em que ele coloca o nome da Penelope na roda e grita que não vai casar com ela. A fofoca é algo sempre muito poderoso em momentos e lugares onde a reputação de alguém deve ser mantida a qualquer custo. Na hora ela responde (palmas, Penelope do livro, palmas), mas depois coloca uma pedra por cima e finge que não se importa. Não acho que ela devia ter fingido que nada aconteceu, eu ia ficar sem falar com ele por muito tempo (respira, respira, respira). E isso me leva a um ponto sobre a série. Para mim a Portia sempre soube que a Penelope gostava do Colin e também sempre soube da falta de interesse amoroso dele por ela, os sinais sempre estiveram lá por esses 12 anos. Na série já mostra que ela sabe dos sentimentos da Pen e os descarta. A fala do Colin da série é muito parecida com a do Colin do livro, mas foi ainda pior por ser: A) na festa da família dela no meio de toda alta sociedade e rainha; B) o tom de zombaria seguido por risadas. Posso estar errada, mas não acho que isso tem como não chegar aos ouvidos da família dela. 

Não sei sobre quem será a terceira temporada da série, teve indícios tanto para a do Colin quanto para a do Benedict. A única coisa que faço votos é de que a Pen precisa ter um pretendente e o Colin tem que ser uma pessoa muito melhor para merecê-la e sofrer um bocado por ela (ele não é seu favorito, mulher???).

24 comentários:

  1. Olá, tudo bom?
    A cena do Collin falando que nunca se casaria com a Penélope me dá uma raiva, que só Jesus! rs Mas também amo o personagem e esse é um dos meus livros favoritos da série, acabo passando pano mesmo! rs E sobre a Portia, concordo com suas ponderações.
    Adorei relembrar um pouco desse livro através das suas palavras ♥
    Beijos
    Polly
    www.entrelivrosepersonagens.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um dos meus livros favoritos da série também hahaha
      Amo o Colin hshahshh apesar de ter um ranço real dessa cena hajaha

      Beijos

      Excluir
  2. Oie, eu gosto tanto desse livro, mas acabei me irritando com o Collin kkkkkk. Apesar disso, Pennelope é fantástica.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. This sounds like a wonderful series!
    xoxo
    Lovely
    www.mynameislovely.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Emi.
    Eu amo o Colin em todos os livros, menos no dele. Foi figurante emsua própria história. E espero que mudem isso na série e ele tenha que correr atras do prejuízo sim. Porque a Penélope merece muito mais.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Li a série lá no lançamento, muitos anos atrás e é uma que quero reler para ver o que sinto hoje em dia.
    Com base nisso, ele sem dúvida foi também meu personagem favorito, assim como a Penélope me conquistou logo de cara. Apesar disso, não gostei tanto da história deles. Acho que pela força e energia de ambos esperava algo diiferente. Mas, valle destacar que não desgosto também.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colin é meu amorzinho <3

      Também esperava algo um pouco diferente. É um dos meus livros favoritos da série, mas realmente esperava que certas coisas acontecessem de forma diferente.

      beijos

      Excluir
  6. Oi Emi! Esta foi minha primeira série de romances de época e exceto por um dos livros, os demais foram maravilhosos. Eu só gostaria que esse tivesse sido um dos últimos, pois o segredo que é revelado nele, eu queria que tivesse sido revelado no final. No mais, é muito bom. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um dos meus livros favoritos da série hahaha apesar de querer que uma coisa ou outra ocorresse de forma diferente. Mesmo assim ainda gosto muito. :)

      Beijos

      Excluir
  7. Oi Emi, tudo bem?
    Depois daquela cena na série, fiquei tentando entender como as pessoas gostam dele. Por que ele diz isso? Ele se explica? Sei lá, achei cuzão demais. A Penelope é mesmo uma querida, e na série ela baba no Colin todinho, impossível não notarem que gosta dele. Ai, ai, que sofrimento. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cena na série é diferente da do livro. A mãe tá perturbando ele para casar e a penelope seria uma das possíveis candidatas. A violet sempre gostou dela. Aí ele tá conversando com os irmãos na frente de casa e diz que não pretende casar tão cedo, muito menos com a penelope e ela escuta. Eles percebem que ela ouviu. Ele tenta se desculpar e ela dá um fora nele (o que foi ótimo). Depois fica por isso mesmo. Anthony se oferece para acompanha-la e tenta dar uma desculpa, dizer que o Colin não fez por mal. Na série foi muito pior. :( espero que ele se desculpe direito

      Beijos

      Excluir
  8. Oi!
    Pelo o que vejo no Twitter ele é o favorito de muita gente e é principalmente por conta do que falam dele que eu vou descobrindo o que a adaptação anda fazendo de diferente em relação aos livros. Que a Pen tenha muitos dias de glória nas próximas temporadas, pois a declaração dele na frente dos caras não fez bem não.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A personalidade do Colin dos livros é bem parecida com a do benedict da série.

      Também espero que ela tenha muitos dias de glória e que dê um chega para lá nele já na terceira temporada

      Beijos

      Excluir
  9. A história dos dois foi o meu livro favorito. Também dá uma agonia nela todo esses anos apaixonada por ele enquanto ele tava viajando e vivendo e só depois que começar a vê-la, mas tudo acaba bem rs
    Beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi
    eu gosto tanto da participação do Colin e da Penélope nos livros anteriores, que confesso que quando chegou no livro deles acabou me decepcionando porque estava com muitas expectativas a respeito dele e acabou não sendo o que eu esperava.
    Quero muito reler os livros, mas tenho tantos livros novos para ler que acabo adianto minhas releituras.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? Colin super casamenteiro, sarcástico nos outros livros e chega no dele me deixando indignada hahshhs

      Excluir
  11. Oi Emi,
    Achei bacana sua experiência, é interessante pensar que apenas um personagem conseguiu fazer você ler uma série inteira, haha. Confesso que não li a parte do spoiler por que ainda pretendo terminar de ver a série da Netflix.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? O Colin me conquistou muito. Fico até atenta quando o citam ou sei que vai aparecer em outros livros dela.

      beijos :)

      Excluir