domingo, 16 de outubro de 2022

Os seis grous - Elizabeth Lim

Primeiro livro da duologia Os seis grous publicada pela Plataforma 21. Nele vamos acompanhar a saga de Shiori, princesa do reino de Kiata, que ao descobrir a verdadeira identidade de sua madrasta, é amaldiçoada a não poder falar além de ter parte sua cabeça tapada com uma tigela de madeira e seus irmãos são transformados em grous. Banida do reino e sem poder contar o que aconteceu, Shiori procura por seus irmãos e uma forma de voltar para casa e desmascarar sua madrasta.

A Shiori é uma princesa completamente fora do padrão. Seus modos são diferentes do que estamos acostumados em histórias sobre pessoas da realeza. Ela foi muito mimada e não parece pensar muito sobre dever e responsabilidade. Ela é muito impulsiva e inconsequente. Essa última é uma característica que não gosto muito. EU sabia que o negócio ia dar errado porque era óbvio e ela inclusive foi avisada do perigo pela ave de papel mágica que ela fez. Mesmo assim, deu no que deu e boom maldição para todo lado (um pássaro de papel é mais sensato do que ela eitaaaa). A relação dela com a ave, Kiki, me lembrou muito a da do grilo falante com o Pinóquio.

Antes de ser amaldiçoada, nossa princesa estava prometida ao Takkan, um jovem nobre que mora no norte. O caminho dos dois se cruza nessa jornada dela de busca pelos irmãos. Ela não estava nenhum pouco satisfeita com esse casamento porque ela moraria longe da família e de tudo que conhecia. Além de ser  preconceituosa em relação a ele e as pessoas que moravam no norte, mas se vê lá e convivendo com pessoas do lugar.

Eu odeio triângulos amorosos e estava feliz pensando que não ocorreria um aqui, mas temos indícios de um possível (já fiquei meio meh) para o próximo livro, espero que os indícios estejam errados porque amo os dois e não acho que a Shiori seja a última fatia do bolo não para gerar tanta comoção assim. 

Essa jornada tinha tudo para ser transformadora, mas ela continuou impulsiva e se achando.  Quero deixar bem claro que não acho a personagem ruim, mas acho que foi perdida uma oportunidade de transformar as falhas dela porque passou por situações que confrontam e ensinam. A personagem vive dizendo que amadureceu, mas é algo que não consegui ver (e eu tentei).

A autora reconta o conto Os seis cisnes incorporando elementos asiáticos. Gosto muito de contos de fadas e quando vi a sinopse desse livro fiquei bastante animada. É minha primeira experiência de leitura com a autora e sinceramente achei agradável. Uma das minhas cenas favoritas é do reencontro com os irmãos. Foi uma montanha russa de emoções (muito boa, gente). Tenho a ressalva da jornada da personagem que achei ineficiente, pois a protagonista não mudou nada, mas é minha única crítica.

18 comentários:

  1. Adorei a sua dica. Fiquei curiosa! ;) boa semana! bjs

    www.ludantasmusica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha. Eu sempre vejo a capa do livro, mas nunca procurei a sinopse. Amo esses elementos de fábulas e fantasias com uma roupagem nova, com certeza lerei esse livro
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo muito.
      Sempre fico atenta a contos de fada.
      Beijos e espero que goste

      Excluir
  3. Oi!
    Já li outro livro da autora (que é uma releitura de Mulan!) e fiquei bem curiosa quando anunciaram que trariam esse para o Brasil, mas já de cara as resenhas tacaram o pau na protagonista e desanimei. Realeza mimada não dá não, para mim o sucesso é realeza rebelde!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior é que ela não se manca. Podia ter aprendido algo na jornada. Vou aguardar o próximo para ver no que vai dar.

      Beijos

      Excluir
  4. Oi
    esse livro está na minha lista de desejados e o enredo chama a atenção, mas eu também odeio triângulos e não sei porque os autores insistem nisso.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não entendo a necessidade. Espero realmente que não tenha no próximo que só tenha sido indício para confundir o leitor.

      Beijos

      Excluir
  5. Esse eu não conhecia. Eu sou igual a vc: odeio triângulo amoroso. Nem conheço a história, mas já estou na torcida pra não ter isso no próximo livro. Uma pena que a protagonista não teve uma grande transformação, mas que bom que, apesar disso, a leitura valeu a pena.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nrm sei porquê ainda pensam em triângulo amoroso. Eu achei agradável, tinha algo ou outro para melhorar, mas foi de boas.

      Beijos

      Excluir
  6. Oi Emi, tudo bom?
    Também odeio triângulo amoroso, acho que já deu... E juntando que li algumas críticas negativas a essa obra, então acabou que nem tentei ler mesmo.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a essa altura alguém pensar em triângulo amoroso é tenso.

      Beijos

      Excluir
  7. Eu li esse livro recentemente e compartilho da sua opinião. Shiori tinha tudo para crescer e amadurecer, porém ela não faz isso. O pobre do Takkan sofre um bocado na mão dela e não gostei do triângulo amoroso. Foi uma boa leitura, porém não maravilhosa, haha.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é esperar que o segundo livro conserte esses problemas.
      O Takkan merecia mais hahahah

      beijos

      Excluir
  8. Oi Emi! Não me importo com triângulos, mas protagonista/personagem inconsequente já me deixa bem irritada. Quando suas ações afetam os outros, aí fico bem nervosa. No entanto, esta obra sempre me chamou atenção, antes mesmo de ser lançada aqui. Ainda pretendo ler. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste. Mesmo com ressalvas achei agradável.

      Beijos

      Excluir
  9. Preciso concluir essa leitura <3
    iniciei, mas tive que pausar e passar outra leitura na frente,

    ResponderExcluir