domingo, 30 de outubro de 2022

Reino de ferro - Holly Black

Último livro da trilogia Contos de fadas modernos e é o único que não tinha lido (os outros eu reli aproveitando o relançamento). A Kaye está passando por uma crise por não saber a que lugar pertence. Ela se sente uma impostora junto da mãe humana e não se sente bem vinda no reino das fadas. Para completar seus problemas, manipulada durante a coroação de Roiben, ela acaba fazendo uma declaração que não é bem vinda por ele.

Kaye já sabe que foi trocada. Tiraram a filha humana de Ellen e colocaram ela no lugar. Isso gerou uma crise de identidade forte nela. Ela não tem culpa do que fizeram, mas se culpa. Para completar ela parece não ter espaço no reino das fadas e não entende como esse mundo funciona. Gostei muito mais da Kaye nesse livro do que no primeiro. Eu consegui entender melhor a personagem e seus dilemas. 

Além desse sofrimento de se sentir uma impostora dentro de casa, junto com a família humana. Ela tem o coração partido pelo Roiben quando ele não responde bem a declaração feita por ela. Durante a coroação, dizem para ela que é costume fazer uma declaração e receber uma missão que ela deve completar para se tornar consorte do rei. Quando a declaração não é bem vinda pelo monarca, ele dá uma missão impossível para jamais voltar a ver a pessoa. Kaye, criada por humanos, pensa de forma simples que a declaração nada mais é do que revelar seus sentimentos. Só que dá errado e Roiben pede que ela encontre uma fada que possa mentir, o que sabemos ser uma missão impossível porque fadas não mentem. 

Roiben também foi uma grata surpresa. Muitas atitudes dele e o relacionamento com a Kaye no primeiro livro deixaram a desejar (tóxico). Tinha muitas dúvidas se gostava dele ou não. Nesse livro ele foi muito melhor desenvolvido e para mim ficou claro os motivos de muitas das atitudes dele ao longo da história (muitas, não todas). 

Corny, melhor amigo da Kaye, teve ainda mais destaque nesse livro. Luis, que conhecemos no segundo livro, faz uma participação significativa. Amei demais porque ele foi um personagem que cresceu muito no segundo livro e que eu queria ver ter um final feliz (e veio). Luis e Corny acontecendo (eu tava só gritando e mandando foto para os outros).

Melhor livro da trilogia sim. Apaixonada, simplesmente apaixonada! Só lamento pelo Ravus e Val não terem aparecido tanto (eles só fizeram uma pontinha para mostrar que tá tudo bem com eles). Acho que todos os casais retratados na trilogia mereciam epílogos para a gente matar a saudade e vê-los felizes porque depois de tantas coisas vividas por eles, felizes para sempre é muito mais do que bem vindo.

14 comentários:

  1. Menina, é muito bom quando uma trilogia fecha com um livro perfeitinho, né?! Eu não leio muito fantasia, mas gostei das que li.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, é maravilhoso sim! Ver a série bem amarrada é muito satisfatório.

      beijos

      Excluir
  2. Oi Emi! Que bom que a leitura te deixou bem satisfeita e quem sabe em breve a autora não escreva algum conto para trazer os desejados epílogos. Eu ainda não li, mas estou de olho, afinal essa autora é ótima. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria muito! Parece que uma vez ela disse que gostaria de escrever sobre Ravus e Val, mas até agora não saiu nada D:
      vou ficar na torcida!

      beijos

      Excluir
  3. Nada melhor que um livro bem amarradinho no final, amei a resenha e ainda não li nada da autora, mas super leria os livros
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi
    só li um livro da autora até hoje, mas tenho curiosidade com esses livros, que bom que teve um bom encerramento e que foi o melhor livro.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Emi, tudo bem?
    Não conheço a série e conheço a autora apenas de nome, mas acho tão lindas as capas dos livros dela. Se fosse pra indicar uma série dela pra começar, indicaria essa ou a do Príncipe Cruel?
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A do príncipe cruel.
      Apesar dessa trilogia se passar antes de o príncipe cruel, acho que seria melhor começar por lá.

      Beijos

      Excluir
  6. Oi Emi, tudo bom?
    Eu li a trilogia do Principe Cruel e ameeei, quero ler essa outra da Holly Black também. Acho que vou gostar bastante também!
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir