domingo, 23 de outubro de 2022

Para ganhar de um duque - Suzanne Enoch

Último livro da trilogia Receba esta aliança publicada pela editora Harlequin. É um livro conectado a trilogia lições de amor e que, tecnicamente, deveria ser lido antes dela. Greydon é duque e é sumonado no campo pelo tio, conde, que está enfrentando maus bocados por causa de má administração de suas terras. Ele pede a Grey que trace um plano para salvar seu patrimônio. Uma das formas de resolver os problemas, é aumentando o aluguel de todos os seus locatários, mas um deles não vai aceitar isso. A diretora da academia da srta Grenville, Emma Grenville não vai aceitar esse aumento tão facilmente.

Grey é o típico duque presunçoso e que acha que sabe tudo e na verdade está tão centrado em si mesmo que não vê além. Ele é libertino e tem intenções nada honrosas para com a nossa protagonista (ódio, tenho muito). Eu amei a Emma dando fora nele logo no começo. Que mulher! Ele merecia ouvir boas verdades.

O tio do Grey é bem irresponsável passando para o sobrinho a responsabilidade de traçar um plano e na hora de conversar com a Emma, meio que coloca a culpa no Grey dos aumentos dos alugueis (Meu senhor, a culpa é sua por não supervisionar o trabalho do seu administrador). Pode até ter outras formas de salvar a propriedade, mas acho que o dono dela deveria então descartar as ideias do sobrinho, se não gostou delas e pensar ele mesmo em outra solução que o agrade.

Emma é teimosa, inteligente e não tem papas na língua. Tem momentos que ela me pareceu um pouco mal educada sim. Acho que não teria como fugir de um reajuste e ela deveria ter focado em negociar a quantia do mesmo, mas ela meio que quer obrigar não ter nenhum reajuste só porque a instituição de ensino geraria uma boa reputação para as terras. Ela inclusive diz que o Grey deveria pagar as dívidas do tio para que não tivesse o aumento (eu acho que ele poderia, mas não é obrigação dele).

O aumento foi demais e sim tinha que ser negociado, mas não deveria ir além disso. Achei incrível a autora ter feito a personagem procurar um representante legal, mas infelizmente não foi por aí que ela seguiu.  Queria muito ter visto um embate legal entre eles e ela demonstrando o quanto a academia dela fazia um trabalho significativo e merecia investimentos e isenção de aluguel. 

É claro que mesmo sem embate legal, de um jeito ou de outro, o trabalho da Emma, o tipo de educação que ela vem proporcionando fica evidente em cada página.  É ótimo ver o Grey quebrando a cara (principalmente isso) quando vai se dando conta. 

Em vez de embate legal, ganhamos uma aposta entre eles. Enquanto ela precisa traçar um plano melhor do que o dele para a propriedade, ele precisa ensinar uma turma na academia. A parte dele na aposta sinceramente não fez muito sentido para mim porque não tem nada a ver com o aluguel, nada. Porém gerou cenas cômicas e também fez o duque ver coisas de outra forma.

Num geral é um livro bem legal. O duque me irritou bastante no começo, mas ele tem uma transição bacana. Quando a Suzanne Enoch quer construir um libertino, ela faz mesmo sem pena nenhuma de quem está lendo. A única ressalva que eu tenho é que gostaria que a Emma não tivesse cedido ao charme do duque. Não acho racional trocar toda a segurança que ela adquiriu por um momento que poderia muito bem ser passageiro. Acho que essa atitude não combina com a personagem porque ela parecia muito mais racional do que emocional e naquela época ela poderia perder tudo por causa disso.  

De novo, li o último livro da trilogia primeiro. Na verdade, não tinha muita intenção de ler os outros, só queria ler esse por sua conexão com a outra trilogia da autora, mas li resenhas da Sil do leituras da Sil  e fiquei com vontade de ler os anteriores.

12 comentários:

  1. Oi Emi, tudo bem?
    Suzanne Enoch é uma autora que quero muito ler pelos inúmeros elogios, mas ainda não tive oportunidade (e confesso que fiquei com medinho da parte que você diz que ela cria libertinos sem dó rs não gosto muito de bad boy).
    Que bom que, apesar das ressalvas e de detalhes meio sem sentido, o livro foi bacana o bastante pra você querer ler os outros.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O libertino dela é realmente libertino. Não é só a fama, o cara é desse jeito mesmo. Porque as vezes algumas autoras colocam um personagem como libertino, mas o dito fulano não é nada disso.
      Eu também não gosto de bad boys. Tô team good guys hahaha

      Eu acho que pode ser que você goste, porque você gosta da Lisa.

      Beijos

      Excluir
  2. Realmente, pelo que você falou da história, um embate legal teria sido uma solução bem bacana. Uma pena não ter rolado, acredito que a autora tenha achado que a aposta seria mais divertida no final das contas. Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim. O que para mim foi uma pena. Eu acho que teria sido bem mais legal ev combinaria melhor com a protagonista do que uma aposta.

      Beijos

      Excluir
  3. Oi
    eu gosto muito de romance de época, mas ainda não li nada da autora, porém tenho interesse, já vi que o Grey deve ser daqueles protagonista que irrita o leitor, mas o enredo desse livro me interessou.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo, era só grito, depois eu tava querendo convidar ele para comer bolo hajaha
      Eu gostei pq ela desenvolveu o personagem bem
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Emi, tudo bom?
    Aqui em casa quem amaaaaa Suzanne Enoch é minha mãe. Acredita que ainda não li NENHUM livro dela? kkk E olha que mamis tem vários aqui em casa, preciso voltar a ler alguns romances de época!
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto. Tem vezes que os mocinhos dela me enervam muito, mas eu gosto muito

      Beijos

      Excluir
  5. Oi Emi! A autora é uma das minhas favoritas do gênero e eu amo esses tais libertinos. Essa série ainda não li, mas tenho todos os livros na estante. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gosto bastante dela também :)
      Espero que goste :)
      beijos

      Excluir
  6. Oi!
    Eu adoro a sua saga de não começar muitas séries pelo primeiro livro, pois é algo que é muito difícil para eu fazer (o meu lema é ficar penando pra finalizar as séries mesmo). Já vi os livros da Suzanne por aí, mas não sou muito familiar com o trabalho dela.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem mais jeito hahahaha
      Se tiver a oportunidade, eu particularmente gosto.

      beijos

      Excluir