domingo, 22 de janeiro de 2023

Livro da noite - Holly Black

Primeiro livro da duologia Livro da noite publicada pela Galera. É o primeiro livro voltado para o público adulto da Holly e é claro eu não poderia deixar de conferir. Charlie Hall é uma golpista. Ela engana e rouba. É isso o que ela faz melhor. Ela até que tentou se aposentar do mundo dos crimes e ter uma vida normal ao lado do namorado, Vince e a irmã, mas parece que ela atrai esse tipo de coisa. Na volta de um dia comum de trabalho ela presencia um assassinato cometido por um homem que parecia ter sombras envoltas nas mãos. O morto era um homem que ela tinha visto no bar onde trabalha, ele queria negociar partes de um livro conhecido como o livro da noite

Holly nos conduz em um mundo de magia onde sombras podem ser ativadas e as pessoas com sombras assim são chamadas de sombristas. O conhecimento sobre o mundo das sombras não é de conhecimento geral, muitos sombristas contratam pessoas para roubar livros de outros sombristas para roubar conhecimento adquirido por eles. 

Além disso existe a possibilidade de sombras se desvincularem de seus mestres se tornando o que chamam de pragas. Esses seres podem ser muito perigosos e por isso existe um grupo que os elimina. 

O livro da noite é dito ter um capítulo no qual explica como transformar uma sombra em  poderosa e livre de mestre, por isso é tão perigoso que caia em mãos erradas. E por isso atrai tantos males para quem está atrás dele. 

Charlie é uma personagem complicada, todo o meio que ela foi inserida a tornou o que é. Um pai e uma mãe que não se importaram com as filhas e que propiciaram os maiores perigos para elas. Foi o abandono o responsável por fazer Charlie ser quem é. Em algum momento, conforme a leitura avançava, eu fiquei bem triste por ela, por tudo que passou. 

EU particularmente gostei do livro, mas gosto dos livros da Holly (então sou suspeita para dar opinião) e seus personagens duvidosos que a gente acaba entendendo porque são assim (e é isso hahahah). Agora é esperar para saber como isso acaba, esperar pelo próximo livro porque tem uma virada no enredo que nossa, eu nem sei como vai ser resolvida. O foco narrativo fica na Charlie e os capítulos alternam entre presente e passado. Há também alguns capítulos dedicados a outro personagem, mas não vou comentar para não perder a surpresa.

14 comentários:

  1. Oi!
    O meu saldo com Holly Black não é dos mais positivos, mas achei legal ela ter se aventurado na fantasia para o público adulto, pois é o tipo de fantasia que anda funcionando mais comigo hehe.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha. Nunca li nada da Holly, mas minha sobrinha sempre indica. Esse livro parece uma mistura boa e fiquei com vontade de ler.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo holly haha
      Se ler, depois diz o que achou.

      Beijos

      Excluir
  3. Oi Emi! Eu também gosto bastante da autora e desde o lançamento fiquei curiosa sobre esta história para leitores mais velhos. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi
    da autora eu só li um livro até hoje, mas esse estou vendo comentarem em alguns canais do youtube, então estou bem curiosa e que bom que gostou de realizar a leitura, espero que a continuação também seja boa.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico feliz porque já vi algumas resenhas negativas, mas gostei.

      Se tiver a oportunidade de ler, espero que goste também :)
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Emi, tudo bem?
    Tem um infantojuvenil que eu amo que trabalha sombras como seres que podem ser perigosos ou aliados, se chama A Sétima Torre. Eu adoro! Isso já me fez sentir simpatia por esse livro, me deixou curiosa pra conferir.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Oie, tenho uma amiga que detestou kkkk, mas eu amo demais os livros da autora e vou ler para tirar minha própria conclusão. Ameiii essa edidção.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha eu vi alguns comentários negativos também, mas não me importei porque gosto da autora e fico feliz de ter decidido ler porque gostei haha
      beijos

      Excluir
  7. Oi Emi! Como você está?
    Menina, eu achei esse livro por R$ 30 na livraria física. Peguei, olhei olhei e devolvi. Não sei... Eu li a trilogia do Principe Cruel e amei, mas não sei se gostaria tanto dessa obra... não tem aquele toque de romance que eu amo né?
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, achei uma pegada diferente do principe cruel. Tem até um toque de romance, mas não sei como vai andar no segundo livro porque as coisas terminaram caóticas. hahaha

      beijos

      Excluir