quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Projeto duquesa - Sabrina Jeffries


 

Primeiro livro da série Dinastia dos duques publicada pela editora Arqueiro. A duquesa viúva de Armitage, Lydia Fletcher, viúva três vezes e com herdeiro para ducado de cada casamento, é uma figura e tanto na sociedade. Essa série será sobre seus filhos duques e a busca por respostas em relação as mortes dos pais deles. Estou muito curiosa para saber quem foi o responsável pelas mortes porque é impossível ter sido um acidente. Foram três duques. Três. Com mortes suspeitas. Vou dizer minha hipótese e que infelizmente vou ter que esperar até o último livro para saber se viajei muito ou não. Acho que quem quer tenha feito isso era obcecado(a) por Lydia ou por algo que ela possuía. Além disso, a pessoa só podia executar seus planos em solo inglês. Já que Lydia teve a possibilidade de viver um bom tempo com o seu marido na Prússia e ao voltar para Inglaterra ele morre. Então existia algum tipo de restrição de locomoção para o assassino(a). Enfim, vou deixar minhas conjecturas para outro momento da resenha. 

Esse livro é sobre o quinto duque de Greycourt, Fletcher Pryde, filho do primeiro casamento de Lydia. Ele é rico e bonito. Boatos de que ele gerencia uma rede de libertinos (é o queeee?). Por causa da morte de seu padrasto, o duque de Armitage, ele retorna a casa da mãe para o funeral. Existe uma mágoa no coração dele em relação a ter sido enviado ainda jovem de volta para Inglaterra para estudar em Eton. Só que ele guarda esses sentimentos. Ao chegar na casa do irmão, agora também duque (socorro quanto duque), Sheridan, ele encontra uma moça atraente (que?) e já é bombardeado com a suspeita de Sheridan de que o pai teria sido assassinado. A moça, Beatrice Wolfe, é prima de Sheridan e irmã de quem ele suspeita ter matado o pai.

É ai o lugar onde reside o problema para o mocinho do livro que não queria ficar tanto tempo assim na casa da família. Ele está ao mesmo tempo atraído por Beatrice e envolvido nessa investigação. Você quer clichê? Toma aqui o do mocinho que não quer amar e por isso não tem o desejo de casamento (ai ai quanta complicação).

Beatrice Wolfe é uma jovem com bastante energia, apesar de ser neta de um duque, não sabe como se comportar como uma nobre. Ela teve uma vida difícil e ainda se preocupa com seu irmão, Joshua. Ele era um major a serviço da Coroa e que por ter sido ferido durante a guerra foi enviado de volta para casa. Em um primeiro momento ela considera Grey esnobe e depois simplesmente se sente atraída por ele. Eu tenho muita dificuldade com mocinhas que não têm bom senso. A pessoa acusando o irmão dela de um crime e ela se sentindo atraída... Comecei a simpatizar mais com ela conforme pontos sobre a vida dela foram revelados.

A escrita da autora é leve e boa para imaginarmos. Não tive dificuldades em visualizar as coisas. O foco da narrativa alterna entre os protagonistas e isso é algo que sempre elogio nos autores porque quando está em só um personagem tenho muita dificuldade em me conectar. Achei alguns comentários do Sheridan com o Grey um tanto cruéis. Entretanto deu tom realístico porque é de se imaginar que nobres daquela época se achariam o último biscoito do pacote. Um ponto que achei ótimo foi a inserção dos protagonistas dos próximos livros neste com certo destaque para que conheçamos um pouco melhor.

A partir daqui farei certos comentários que podem ser spoiler, então só continue se você não se importar ou já tenha lido o livro.

Um fato me chamou muito a atenção e talvez não seja nada demais, mas com todo esse lance de assassinato pode ser que tenha ligação. Então vou deixar registrado aqui para não esquecer. Grey menciona uma situação que viveu na infância, a babá que ele teve antes da mãe casar de novo e mudarem para outro país. Ele caiu e abriu o queixo. Herdeiros na maioria dos livros são tão cuidados para que nada aconteça e coloque em risco a sucessão e por isso as vezes até se ressentem do peso do título. Ele não fala mais a nada sobre isso, mas não deixo de pensar que talvez seja uma pista, que a babá tenha visto algo suspeito. Posso estar errada, mas para mim é algo que está ligado a morte dos duques ou não faria sentido ser mencionado. Tenho lá minhas suspeitas de quem teria sido capaz disso, mas como não tenho certeza, vou esperar ler o segundo livro para mencionar aqui.

Sheridan se mostrou um péssimo detetive e até o Grey afirma isso na primeira cena. As suposições dele são extremamente fracas e olha se for ele a desvendar esse mistério no último livro, acho bom que melhore porque acho que eu levantei pontos muito mais importantes do que os dele e nem tinha saído do primeiro capítulo quando pensei minha teoria (até porque né, três duques). Entretanto, vou tirar meu chapéu para ele porque foi o primeiro dos irmãos a pensar em assassinato. Só acho que ele devia um grande pedido de desculpas no fim das contas.  A forma como tratam o Joshua, irmão da mocinha, é demais para mim. Eu fiquei com uma sensação muito forte de injustiça por muito tempo durante a leitura tanto que só fui olhar o lado do romance bem no final mesmo.

16 comentários:

  1. Oie, achei bem curioso essas sequências de acontecimentos. A capa do livro é bem bonita e ainda não conhecia.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. né? eu fiquei curiosa sobre qual será o desdobramento
      beijos

      Excluir
  2. Olá, Emi.
    Eu gostei mais da capa desse livro do que da história em si hehe. Até que é um bom livro, mas deixou a desejar em muitos pontos. E o principal é no mocinho que não tem nada de apaixonante. E não gosto disso de não resolverem o mistério obrigando as pessoas a ler todos os livros da série.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, Sil também não me apaixonei pelo mocinho. Eu gostei mais do Joshua. Fiquei por muito tempo bolada com a situação dele e como disse pensei mais nele do que no romance dos protagonistas. Achei o livro bom, espero que os que seguem sejam melhores. Eu tinha lido o conto disponibilizado pela editora e fiquei convencida a ler a série por causa dele porque gostei bastante da escrita da autora e da personagem feminina.
      beijos

      Excluir
  3. Oi!
    Nõ conhecia essa série, mas fiquei curiosa com o empreendedorismo do duque (rede de libertinos paga as contas???), e como é feito o trabalho de detetive na história.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boatos hahahahh
      eu acho que sou melhor no lance de detetive do que os duques hahahah
      beijos

      Excluir
  4. Mocinho que não quer amar?
    já quero ler KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Eu baixei o livro gratuito dessa série, agora depois dessa resenha acabo de acrescentá-lo à lista rsrsrsrsrsrs

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses mocinhos que não querem amar. hahah
      Comparando entre o livro gratuito e esse, gostei mais do gratuito. \o\ Mas esse também foi bom no geral.

      Excluir
  5. Oie

    Primeira coisa , amei esta capa !!! ,😍

    Eu ainda não havia visto ninguém falando dessa série, mas já fiquei instigada com esse mistério das mortes.Tambem quero saber que história é essa .

    Beijos

    https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Emi.
    Sou suspeita porque amo romances de época e não lembro se já li algo dessa autora. Ele já está na minha lista de futuras compras. Gostei de conhecer um pouco da história através da sua resenha.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também haha eu amo muito romance de época. Espero que goste.
      Beijos

      Excluir
  7. Oi
    eu estou curiosa para ler essa série de livros, coitada da mulher viúva várias vezes, quero ver a histórias desses duques.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Emi!
    Menina, primeiro: sua resenha me motivou a ler, óbvio. Mas fiquei motivada por conta dos mistérios, não botei muita fé nesse casal aí kkkkkkk. Nunca vi um romance de época com um plano de fundo de mistério (sério, o romance de época com mais mistério que li foi o da Hyacinth dos Bridgertons kkkkk) e achei super interessante!

    um abraço,
    https://paginasdvidro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sinheeeeee, o casal não foi lá essas coisas não hahahahha eu fiquei mais interessada no assassinato dos duques e no irmão da protagonista. O ruim é que não tem tanta pista nesse primeiro livro. Espero que o segundo desenvolva melhor isso. Foram 3 duques né ?
      o que eu li e gostei muito e que envolvia mistério foi o segundo livro da série os cupidos da Candace Camp!
      beijos

      Excluir