quinta-feira, 9 de setembro de 2021

O visconde que me amava - Julia Quinn


 

Ano passado, por causa da estreia da primeira temporada de Bridgertons, reli todos os livros. Agora a espera pela segunda temporada me fez ler de novo o visconde que me amava para fazer altas teorias, relembrar os detalhes e aguentar o peso dessa espera (já faz 84 anos). Antes de qualquer outra coisa, preciso avisar que esse resenha vai conter spoilers porque vou falar das cenas que estou torcendo muito que estejam na série. Então, se você ainda não leu ou não gosta de spoiler é melhor ir com calma. Vou colocar um alerta spoiler bem grande para você saber onde deve parar se não quiser ler essa parte.

Anthony vive com a certeza de que vai morrer cedo devido ao choque que teve aos 18 anos quando o pai, Edmund, faleceu. O pai era tudo para Anthony e ele achou, acreditou que nunca conseguiria o superar e por isso a certeza de que ele não passaria da idade que o pai tinha quando deixou este mundo. E é também por isso que ele decide que chegou a hora de cumprir suas obrigações com seu título de visconde e ter um herdeiro. Um casamento sem amor porque amor complica as coisas (e ele não precisa de mais nenhuma complicação não é mesmo?). A escolhida: o diamante da temporada, Srta Edwina.

Só que a irmã de Edwina, Kate, não curtiu em nada essa história de ter o libertino do Anthony querendo casar com a irmã. As provocações entre os dois vão crescendo junto com a atração que um desenvolve pelo outro, seria esse o começo de um problema para o visconde que não quer amar? seria esse um problema para Kate que não vai nenhum pouco com a cara do visconde? Com certeza! Se tem algo que eu acho divertido é romance de inimigos que viram amantes.  É sempre muito engraçado (ou quase sempre né porque a gente sempre passa um pouco de ódio).

Acho que foi ótimo ter relido o livro tantas vezes porque me fez perceber coisas que passaram batidas durante a primeira leitura, ver os personagens de formas diferentes e reparar melhor nos detalhes e detalhes as vezes fazem toda diferença. Uma fila imensa de livros novos para ler, mas reler esse me trouxe exatamente a sensação que eu precisava: me acalmar na espera e me fazer rir graças ao tom bem-humorado que Julia Quinn sempre coloca em seus livros. Eu acho incrível como eu tô lá respirando fundo numa cena e do nada começo a rir (gargalhar).

Alerta spoiler! É aqui que entram minhas expectativas em relação a série, comentários sobre cenas do livro que eu imagino possam estar nela etc.

Eu nunca escrevi um texto sobre expectativas em relação a séries ou filmes baseados em livros porque eu tento ao máximo não criá-las (mesmo falhando várias vezes miseravelmente, mas eu tento). Espero que não fique confuso. Pretendo falar sobre a personalidade da Kate, na verdade um traço dela e que já vi algumas pessoas comentarem a respeito; sobre as cenas do livro que eu gostaria que estivessem na série  (como a cena da tempestade que é indispensável para mim).

Vi que algumas pessoas dizendo que acham a a Kate invejosa e eu não concordo, acho que ela está cansada das comparações e de não ter o valor devido creditado. Inclusive o próprio Anthony desdenha dela no começo. Aquela cena do livro que se passa no lago Serpentine em que ele é um ogro só prova isso. Imagine que você ame sua irmã, mas as pessoas acham que a única saída é você ter inveja dela porque para eles você não é bonita o suficiente. Como ela poderia ter uma autoestima forte se todo mundo tá compenetrado em compará-la com outra pessoa? Para mim não há dúvidas de que ela ame a madrasta e a irmã de verdade. Ela só não acha que aquilo de temporada e encontrar marido seja para ela porque ninguém a notou e ela meio que já acostumou. Meu coração anseia para que tenham várias cenas na série delas interagindo como família porque vai ser lindo e eu quero muito a Edwina sagaz já mostrando para a gente (público) que percebeu o que tá rolando entre a irmã e o visconde fazendo complô com o Colin e Eloise (a gente pode sonhar né e fazer hipóteses q). Até porque eu sempre imagino que quando a Edwina e o Colin voltam juntos após o jogo de pall mall que eles podem ter conversado sobre Anthony e Kate. Eu sei que no livro não fala nada sobre o que conversaram e que pode ter sido sobre amenidades como o tempo etc, mas eu prefiro pensar que os dois estavam fazendo um complô sim. q

A Kate para mim é uma personagem bem lógica e posso provar. Vou falar dela tentando adiar a noite de núpcias (inclusive espero que a cena esteja na série). Como uma mulher do período da regência, ela não sabe nada ou quase nada sobre o que acontece em um leito conjugal e, para mim, a cena dela pedindo para adiar por uma semana faz todo o sentido. A falta de conhecimento é sim assustadora. Imagine o quão nervosa ela deve ter ficado? A Kate é uma personagem com preocupações e medos reais. Por esses e outros motivos eu a adoro.

A cena do escritório é o que me deixa 50% ódio, 50% tremedeira. Se fosse comigo, acho que não conseguiria olhar na cara dele por semanas (ou mais). Acredito que essa cena vai estar na série e que terei a mesma reação. INCLUSIVE ele merecia ficar com ciúmes dela. Eu juro, não gosto de jogos, odeio com todas as forças triângulos amorosos, mas uma parte de mim fica torcendo para fazerem na série o Colin, ao perceber que o Anthony gosta dela, se programe para zoar o irmão numa estratégia super clichê de mostrar ao protagonista seus reais sentimentos q. 

O pall mall dos Bridgertons:No livro a composição é o Simon, Daph, Colin, Edwina, Kate e Anthony. Com a saída do ator que interpreta o Simon, a minha imaginação aponta para duas possibilidades: Eloise ou Benedict. Acho que o jogo combina com a Eloise. Consigo visualizar ela na partida, apesar de que por dentro ainda torço para uma participação especial do nosso duque (meus dedos  estão cruzados e os seus?).

Os flashbacks do Edmund não saem da minha cabeça e eu vou dizer como os imagino na série. Eu ACHO que seria interessante ver o Anthony ir a lugares com memórias dele com pai. Ir para pensar no rumo que a vida dele está tomando. Se eu me sentisse perdida e a pessoa que eu amava não estivesse mais aqui, talvez eu procurasse locais em que as memórias sejam tão fortes que eu possa sentir como se ela estivesse do meu lado. Então eu meio que imagino isso (preparando os lenços de papel).

O Anthony tem o poder de me deixar completamente exasperada. Segui aaaaaaaaaaah com ele até a viagem para Aubrey Hall e toda a releitura sou eu assim aaaaaaaaaaah. Uma das cenas que mais preciso ver na série e se não tiver vou ficar triste porque é exatamente a cena na qual comecei a gostar do Anthony: a cena da tempestade quando ele fica ao lado dela durante seu ataque de pânico por causa dos trovões e raios. Eu tenho o mesmo medo. Sempre passo por isso sozinha, o fato dele estar lá pareceu tão reconfortante e me fez pensar nele de outra forma. Então para mim é uma cena indispensável, é ai que eu vejo o quanto ele se importa. E diga-se de passagem vai ser muito amor ver essa cena com os atores.

A participação de Maria Rosso é minúscula no livro, mas a da Siena Rosso na série tem um grande impacto no Anthony de lá (eu tô confusa já). Maria é ex amante do Anthony e aparece em uma apresentação na casa dos Bridgerton na mesma noite da fatídica cena  do escritório (aquela que me inspira raiva e tremedeira) e só. Eles se encontram, quase têm um flashback, mas não rola e ela vai embora. Na série ele parece gostar de verdade dela e eu bem acho que gosta mesmo, não é o amor que ele sente por Kate dos livros, é diferente.  E imagino que talvez em algum senso ela signifique um certo tipo de liberdade para ele, um afastamento momentâneo da dor e do peso de seu título e isso o tenha confundido na primeira temporada. Eu sinceramente achei interessante porque o que ele confundiu com amor é o que  faz com que ele ache que seja complicado e dá a ele a justificativa de não querer amar porque de fato ele não sabe o que é amor ou acha que não é para ele depois de uma desilusão.  Que venha o libertino com l maiúsculo, tô no aguardo.

Eu tenho muitas hipóteses em relação a série e cada dia que passa, sempre sai alguma foto, não consigo deixar de pensar em qual seria o contexto daquela imagem. Provavelmente lerei mais umas 300 vezes antes da estreia. Eu poderia continuar inclusive esse post contando tudo que imagino que pode acontecer, mas ia ficar muito maior do que já está e meu cérebro já deu um nó. Então é melhor parar por aqui. E vocês, já leram o livro? Estão assistindo a série e tem alguma hipótese que queiram compartilhar? O que acham dos protagonistas do livro?

18 comentários:

  1. Oie, faz algum tempo que li esse livro, mas já sinto falta hahahaha.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi. Tudo bem?
    Eu amo a série de livros. Li todos conforme foram lançando e tenho um carinho muito especial por essa família. Não tive vontade até hoje de assistir a série. Acho que vai me fazer desencantar, sei lá. Ainda mais que ouvi vários comentários e li muitos posts sobre a maneira como muita coisa foi mudada, inclusive o temperamento do Antony, em relação à sua família e principalmente a sua mãe. Posso imaginar sua agonia para a segunda temporada já que gostou tanto da primeira. Que venha logo e que te deixe feliz.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo perfeitamente. Eu gostei bastante da série e todo dia espero que alguém anuncie algo, alguma data, libere o trailer. Obrigada.
      Beijos

      Excluir
  3. Eu também só consegui gostar do Anthony na cena da tempestade. Esta cena e a do taco da morte TEM que estar na série. E tomara que não mudem nada na personalidade da Kate .Ela é a melhor personagem!
    Não acredito que as pessoas acham a Kate invejosa , leram o livro errado , só pode .

    Amei o post

    Beijos

    https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? Eu adoro a Kate. Ela é ótima do jeito que é.
      Vamos ficar de dedos cruzados para a cena da tempestade estar lá. Ela é muito necessária. Contando os dias para anunciarem a data da série

      Beijos

      Excluir
  4. Oi, fico feliz que tenha gosta do livro. É um dos meus favoritos. Espero que a nova temporada também seja top ^^
    Bjos
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Emi.
    Faz bastante tempo que li o livro e confesso que não lembro muita coisa hehe. Só lembro que o casal era meu favorito da série. Mas acho que essa memória fraca até ajuda na hora de assistir porque acabo não comparando como aconteceu com a primeira e gostei bastante. mas uma coisa que acho que lembro é que ele não tinha aquele amor todo pela amante não.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de especular o que pode acontecer hahshhs

      Beijos

      Excluir
  6. Emi!!!
    Meu Deus
    Lendo seu post eu não me lembro de VÁRIAS cenas e preciso RELER se eu quiser comparar o livro com a série, de verdade rsrsrsrsrs
    Confesso que o que mais lembro é que eu adorava as aparições da Lady WHistledown, da Kate e do Colin rsrsrsrsrs

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pâm, vamos releeer (olha eu querendo ler de novo). Já li tantas vezes do ano passado para hoje hahahhaga sai alguma foto da série e eu já sinto vontade de ler dev novo hahhahag

      Excluir
  7. Oi, Emi! Como vai?
    Li a série em 2019, nem imaginava que viria a ser adaptada, acredita?
    Eu não sou de fazer releituras, mas acho muito legal isso de rever coisas que na primeira leitura você não tinha reparado, sabe?
    Para mim, a primeira temporada já foi frustrante em alguns aspectos. Eu esperava mais da Daph, lembro dela ter sido uma das minhas favoritas!
    Quanto ao Anthony: achei que fez sentido isso que você falou da relação dele com a Siena na série ser amor na cabeça dele já que aquela relação, de certa forma, traz uma sensação de liberdade pra ele.
    Quanto as cenas, NAO PODE FALTAR MESMO a da tempestade e o Pall Mall. Também acho que seria incrível ter flashbacks dele com o Edmund ♡

    um abraço,

    https://paginasdvidro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que eu só releio quando o livro se torna um dos meus favoritos ou quando eu sei que vai ser adaptado e é uma série que no geral eu tenho carinho. Hajaha
      Tem livro que a gente gosta em um momento da vida e depois se reler pode perder o encanto.
      Eu gostei bastante da primeira temporada, mas senti falta de algumas cenas. Principalmente entre irmãos.

      Beijos

      Excluir
  8. Oi Emi, tudo bem?
    Como não pretendo ler os livros, li sem medo os spoilers, e achei bem legais suas ponderações sobre a personagem. Acho que faz todo o sentido ela ficar magoada com as comparações mesmo, deve ser muito difícil você NÃO nutrir algum sentimento negativo quando vive desse modo, e só dela não nutrir já merece todo o crédito!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? Eu amo a kate. Acho incrível. Quero muito ver a versão dela na série.

      Beijos

      Excluir
  9. Oi
    queria reler os meus, mas tenho tanto livro para ler que acabo deixando de lado, esse é um dos meus preferidos mesmo o Anthony sendo um babaca em muitas partes, mas eu gosto da Kate, estou bem curiosa para a segunda temporada.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir