quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Ventos de mudança - Beverly Jenkins


 

Primeiro livro da série Mulheres pioneiras publicada pela editora Arqueiro. Quando anunciaram o livro logo fiquei bastante empolgada e aguardando sua publicação. Eu nunca tinha lido nada da autora antes, mas já tinha ouvido muitos elogios e por pouco não li sua obra em inglês, mas como o anúncio da publicação em nosso idioma foi feito decidi aguardar.  A capa do livro é tão linda e passa tanto a sensação de esperança quanto a de liberdade por causa do campo aberto que se estende. Eu tenho vontade de ficar abraçada nesse livro de tão maravilhoso que ele é.

O ano é 1867. A guerra civil tinha terminado. Apesar do lado vencedor ter garantido a liberdade, a luta dos libertos era por igualdade, por seus direitos, contra as injustiças que continuavam a infligir dor (continuam até hoje). No meio deste período turbulento, a jovem Valinda Lacy se levanta com o sonho de ensinar os libertos a ler e escrever. Ela nasceu livre, mas se coloca no lugar dos que não. Ela é uma personagem maravilhosa. A história se passa em Nova Orleans para onde a personagem principal viaja com a intenção de ensinar, lá ela encontra empecilhos, perigos e amor. A construção da personagem foi muito boa e acompanhá-la em sua jornada de autoconhecimento é incrível.

Drake LeVeq é um protagonista masculino maravilhoso. Ele assim como a protagonista nasceu livre. Ele vem de uma família que trabalha em prol da igualdade, de conquistar os direitos. É arquiteto e é muito reconhecido em Nova Orleans por seu trabalho. É uma personagem forte, corajoso e sensível (Estou completamente apaixonada por ele). Não vou continuar minha lista de características do personagem para não correr o risco de dar spoiler. O que percebi nessa obra é que todos os personagens foram muito bem construídos.

Os dois se encontram em um momento em que a Valinda está correndo risco e é resgatada por Drake e Sable, cunhada dele (inclusive ela tem livro e Arqueiro lança esse livros por favoooooooooor). O contato de Valinda com os LeVeq, principalmente com as mulheres da família, ajudam muito em sua jornada. Faz ela ansiar por mais e dar liberdade aos sonhos que já possuía.

O livro é muito impactante. A autora nos mostra fatos históricos e nos leva a refletir sobre muitas coisas. Veio a liberdade, mas onde estão as pessoas da sua família que foram vendidas para outro estado, onde estão seus direitos,  onde está a igualdade,  onde estão as indenizações pelos anos de escravidão? Onde está a liberdade de fato? Como recomeçar em meio a uma sociedade racista? Eu chorei muito durante a leitura e chorei escrevendo a resenha lembrando do que mais me marcou. Acho que com palavras nunca conseguirei descrever o quão maravilhoso é esse livro e quão importante a leitura dele foi para mim e quão necessário ele é. Terminei esse livro com saudade, querendo ver mais dos personagens. Terminei o livro querendo ouvir mais. Terminei esse livro procurando por outros. Inclusive achei muito querido o fato da Beverly ter acrescentado no final algumas das fontes as quais ela recorreu durante a pesquisa para o livro. A gente já sai do livro com dicas preciosas de leitura.

14 comentários:

  1. Oi Emi, tudo bem?
    Que dica maravilhosa! Senti as mesmas sensações que você olhando pra capa.
    A temática também é incrível, e acho que nunca vi um romance de época que toque em assuntos tão sensíveis.
    Dica anotadíssima!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste. Se tornou uma das melhores leituras que fiz esse ano.

      Beijos :)

      Excluir
  2. Olá!
    Não conhecia esse livro mas, gostei da capa e achei a premissa interessante, acho que vou gostar da leitura por ser um livro impactante. Dica mais que anotada.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie, a leitura parece incrível mesmo e acho uma preciosidade quando já vem com dicas de outras leituras kkkk.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo. Um dos melhores romances que eu já li.
      Beijos

      Excluir
  4. Olá, Emi.
    Confesso que não tinha visto esse livro ainda. Mas ele já me ganhou pela capa e lendo sua resenha já fiquei mega interessada na história. Vou anotar aqui para ler futuramente.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi
    esse livro já está no meus desejados, a premissa me conquistou quando li a sinopse, a autora parece ter pesquisado bastante para esse livro, que bom que gostou da leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oie Emi!
    Eu ja estava curiosa e ver essa resenha positiva me animou a ler, sabe?
    E AMO livro com dicas de leitura, amo amo amo que ja quero ♥
    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ainnn que bom! Espero que você goste :)
      Foi um livro muito bonito.

      Excluir
  7. Oi!
    Gosto de romances de época que abordem bastante o lado histórico em que o livro está situado, e com certeza vou anotar a dica desse!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir