quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

A rainha do nada - Holly Black

 

Terceiro livro da trilogia O povo do ar publicada pela Galera record. Ele me deixou completamente sem estrutura. Não conseguia parar de ler. Tenho um ritmo tranquilo de leitura, mas li super rápido e super nervosa. Como os livros são conectados, meu dever é avisar que tem spoiler nessa resenha e que se você não gosta ou ainda não leu os outros livros, não leia esta postagem. Te convido inclusive a conferir a resenha do primeiro livro: O príncipe cruelJude se tornou rainha de Elfhame, mas também foi exilada no reino mortal por Cardan. Essa traição dele foi a gota que transbordou o copo. Sem muitas opções e nenhum rg, ela agora faz pequenos trabalhos para feéricos que vivem por lá. Quando a oportunidade de voltar ao Reino das fadas se apresenta, ela não a descarta.

Na minha opinião (minha, gente, minha) esse livro superou os antecessores com toda a tensão, briga, reviravoltas, o Cardan me conquistando e me dando a certeza de que não interpretei errado suas palavras na última cena do livro anterior (os 10% de bondade estão lá masoq). Tudo isso te prendendo nesse mundo cruel das fadas e te deixando com os pensamentos sinistros de que se tá tudo indo bem é porque logo vai desandar. Acho que num geral os personagens amadureceram e conquistaram seu espaço e isso foi incrível de acompanhar.

Continuo sem suportar a Taryn e todo o egoísmo dela. Acho que ela se aproveita demais da Jude. Todas as escolhas dela colocaram outras pessoas como prioridade e lançaram a própria irmã no perigo. Até acho que lá do meio para o final se tornou tolerável a história. Só que para mim o estrago já tinha sido feito no primeiro e no segundo livro. Não digo que não daria uma nova chance a ela caso ganhasse seu próprio livro e tal (também demonstrasse uma mudança nessa personalidade traidora dela q).

Eu já conhecia o reino das fadas porque antes de ler a trilogia o povo do ar, li Tithe (um milhão de anos atrás, mas li). Então a crueldade não foi algo que me surpreendeu ou me chocou. Acredito que talvez quem nunca tenha lido nada da autora nesse ambiente fique sim surpreso com esse lugar já que muitos de nós estamos acostumados com fadas madrinhas e suas varas de condão encantando abóboras para serem carruagens e criando sapatinhos de cristais ou sendo amorosas com suas protegidas. 

Apesar de durante a leitura ter desejado muito ter acesso aos pensamentos do Cardan, entendo porque só temos acesso aos da Jude. Acho que tem um fator surpresa e faz com que projetemos ilusões sobre ele. Ainda assim temos que esperar a protagonista fazer descobertas ou acompanharmos as cenas seguintes para ter certeza (ou não) de qualquer coisa que tenhamos pensado. Gostar do Cardan ou detestá-lo são possibilidades. Posso dizer que dos três esse é o que mais gostei. Inclusive, ao meu ver, ele dá uma abertura para num futuro sair algo sobre pelo menos três outros personagens: Oak, Suren e Taryn. Acho que os três tem histórias para contar e que seria legal tratar sobre isso em algum momento seja através de conto ou de livro (pensamento positivo).

6 comentários:

  1. Olá, Emi.
    Que bom que gostou. Eu vi muitas resenhas negativas do livro antes de ler ele, mas quando li gostei bastante. O segundo ainda é meu favorito, mas esse também gostei muito e acho que vem algo ai pelo futuro sim, pelo menos participações especiais para matar a saudade. Porque nesse mesmo temos participação de personagens de O canto mais escuro da floresta hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O casal de tithe tb. Eu adorei a participação. Gostaria muito de um novo. Tô na torcida dela fazer mais coisas no povo do ar. Vamos ficar na torcida.

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Emi, tudo bem?
    Acompanhei as resenhas anteriores e fico super feliz que você tenha adorado o desfecho. E que bom que o príncipe revelou um lado bom, no fim das contas!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muito. Gostaria que tivesse mais hahaha

      Beijos

      Excluir
  3. Oie Emi!!

    Ainda preciso ler o primeiro (shame on me! Sera que ano que vem eu leio?)
    Vi bastante gente falando mais do segundo e achei interessante que esse foi seu favorito! Preciso ler tambem rsrsrsr
    Dependendo da crueldade eu fico um pouco chocada, sabe?Não conheço Tithe..

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pam! Tudo bem?
      A galera vai relançar tithe. :)
      Eu acho o reino das fadas bastante cruel, perverso. Lembro do choque quando li tithe.
      Espero que goste do livro.

      Beijos

      Excluir