quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

O rei perverso - Holly Black


Segundo livro da trilogia o povo do ar publicada pela Galera record. É impossível não fazer spoiler do livro anterior na resenha desse e por isso se você não gosta,  pode conferir a do primeiro caso não tenha lido. Aviso dado, vamos lá. Cardan se tornou o grande rei graças a uma manobra da Jude, mas infelizmente os complôs não acabaram por ai. Ela ainda corre muitos riscos para proteger não só o trono como também a vida de seu irmão Oak que também tem direito de ser rei e manter sua própria vida. A briga por poder é sempre feroz. 

Não acredito que a Jude não entenda o que o Cardan tá dizendo.  Para mim está tão na cara e ela não lê nas entrelinhas. Desculpa, mas eles estão em um mundo onde não dá para dizer as coisas de forma aberta,  que tem espiões e traidores o tempo todo em torno deles. É um palácio e histórias sobre palácios e reis sempre trazem crueldade e questões relacionadas a briga pelo poder. Num cenário como esse, não entregar o jogo é a parte mais importante. Ao mesmo tempo eu entendo que o timing também não ajuda.

Nesse livro, algumas coisas que foram faladas servem como pistas em relação ao Cardan e a tudo. Fiz várias hipóteses e é tão satisfatório estar certa (RISOS). O livro segue sendo narrado em primeira pessoa pela Jude, mas como disse na resenha anterior esse fato não consegue me influenciar para pensar como ela. A gente consegue entender coisas que ela está vendo ou ouvindo, mas que não conseguiu perceber. Isso para mim é algo positivo (apesar de quem quer que passe pelo meu quarto me ouvir dizer NÃO TÔ CRENDO QUE SÓ EU ENTENDI ISSO SOCORROOOOO).

Taryn conseguiu ser ainda pior nesse livro. Sinceramente,  a traição dela é algo esperado.  Só a Jude que não previa, só a Jude fazendo esse papel. Ela nem pediu perdão pela primeira pisada de bola (não seria eu que acreditaria nela). Há essa altura do campeonato, mesmo que ela faça algo no terceiro livro para se redimir, ainda assim não conseguiria sentir nada em relação a ela e continuaria desconfiada (me aguardem no terceiro). Acho que a Taryn é um grande calcanhar de Aquiles para a Jude porque não importa o que ela tenha feito, a escolha da Jude sempre vai ser amá-la e colocar uma pedra em cima disso.

Eu gosto muito do Barata e do núcleo da corte das sombras, grupo de espiões recrutados pelo falecido príncipe Dain.  Ele é tão sábio, sabe? Não deixo de desejar que tivesse mais espaço ou algo só para ele como um livro. Não consigo deixar de pensar nele como alguém tão charmoso. As interações entre Jude, Barata e Bomba me tornam tão feliz no desenrolar da história. 

Aconteceram várias coisas nesse livro relacionadas as disputas pelo poder e egos. Foi muito bom. Acho inclusive melhor do que o primeiro em termos de acontecimentos. Confesso que nesse meu coração de gelo bateu levemente pelo Cardan e olha que eu sou team mocinho bonzinho para sempre, mas suponho eu, que se estiver correta em minhas interpretações, ele tem bem bem bem beeeem no fundo uma pontinha de mocinho bonzinho, mas é obrigado a disfarçar. Acho que toda vez que peguei o livro, li as cartas dele para Jude e vou continuar fazendo isso (RISOS). É bem mais forte do que eu.

14 comentários:

  1. Oi
    legal que leu os livros seguidos, que bom que esse ainda foi melhor que o primeiro, essa parece ser um livro de fantasia bom e a capa é bonita.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muito desse. Não consegui largar a série até terminar. Também gostei bastante da estética dos livros dessa série

      Beijos

      Excluir
  2. Olá, Emi.
    A Jude mereceu o que a Taryn fez porque foi uma tonta de confiar nela de novo hehe. Eu achei esse o melhor livro da trilogia. E tenho que dizer que até hoje tenho magoa da editora porque não comprei na pré-venda e não li as cartas do Cardan hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que???? Como assim as cartas do cardan não estão em todos os livros? São muito boas. Sempre fico nhaaaaa vemk cardanzinho.
      Taryn é o calcanhar de Aquiles dela D:::

      Excluir
  3. Oie Emi!!!
    Preciso ler o primeiro ainda!!! Mas se eu gostar, quero embarcar nesse
    EU SOU TEAM MOCINHO BONZINHO PRA SEMPRE, AMO AMO AMO
    se ele tem essa parte mesmo que no fundinho, acho que vai ganhar meu coração também KKKKKKKKKKKKK
    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É no fundinho, mas tá lá esperando alguém dizer que tá tudo bem hahshhs

      Beijos

      Excluir
  4. Oie, eu gostei tanto desse livro que acabei lendo em um só dia hahaha. Também achie bem melhor que o primeiro.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Oi Emi, tudo bem?
    Tô curiosa pra sua resenha do terceiro livro agora, quero saber se o príncipe tem mesmo esse lado bonzinho hahaha! Assim como você, sempre torço por eles. Essa coisa de vilão me tratando mal não cola pra crushar não!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahha tb não consigo não. Amo mocinhos bonzinhos :)

      Beijos

      Excluir
  6. Oi Emi,
    Já vi muitas pessoas falando dessa série, de que ela é um pouco adolescente demais ou que ela é ótima. Vou ter que ler para tirar minhas próprias conclusões. Que bom que gostou mais do segundo do que do primeiro, espero que a trilogia feche de forma satisfatória para você ^^
    Bjos
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Emi, vendo sua perspectiva consigo entender um pouco mais a minha! Ahahah
    Vim ler sua resenha depois de terminar o livro e eis que: não consigo sentir essa proximidade com a jude. O jogo de mentiras que ela se envolve me traz a sensação de que não posso confiar nela mesmo "sabendo" os pensamentos dela. A Taryn, para mim, não fede nem cheira. Só a Jude deve gostar dela! Acho que ambas irmãs são egoístas (a Vivi enfeitiçando a namorada.....).
    Quanto ao Cardan: eu, diferente de você, amo ele! Estou querendo acreditar que o final, a atitude dele, foi por uma boa razão que vou descobrir no próximo livro.
    Por fim: que cartas você está falando? Não vi isso no e-book que li 🤔
    Sempre uma experiência gostosa ler suas resenhas! Quando acabar o próximo da série vou lá na próxima para comentar também <3 um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah eu amo o cadanzinho.
      Então, eu comprei os livros do box e no final desse volume tem cartas que ele escreveu para jude durante o exílio dela. Sos não acredito que no ebook não tem ;___; devia estar em todos

      Excluir