quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

O príncipe cruel - Holly Black


Primeiro livro da trilogia O povo do ar publicada pelo  Galera record. As irmãs Jude, Taryn e Vivi testemunham o assassinato brutal de seus pais e são levadas para o Reino das fadas onde são criadas pelo assassino deles, Madoc. Vivi é meio feérica, mas as gêmeas Jude e Taryn são humanas e essa condição faz com que elas sejam alvo de ofensas e maldades. Inclusive o príncipe Cardan é um dos que mais maltrata as duas. Elas tem contato com ele por serem criadas como nobres feéricas.

Jude, nossa protagonista, é corajosa, leal, inteligente, mas falta bom senso e é impulsiva. Vou confessar que não entendo muito bem seu apego pelo reino das fadas mesmo sabendo que é o único lar que ela conheceu. Por diversas vezes enquanto a leitura avançava me perguntei como ela caiu nessa, como ela não viu isso vindo. Senti de longe o que estava para acontecer e ela sem perceber apesar de ser através de seus olhos que via e constatava.

Cardan é cruel mesmo, ele me dá alguns calafrios. Entretanto, não é um personagem simples, tem camadas que devem ser analisadas. Por ser um personagem muito bem construído, é interessante.  Eu estou acostumada com histórias de complô em palácios, então estava com minha antena ligada sem confiar em nada ou ninguém. As coisas que ele diz, consigo ver nas entrelinhas (pelo menos eu acho que consigo né). 

Acho que um dos pontos mais tensos do livro é a relação do Madoc com a Jude e que é muito controversa. Ele é o cara que matou os pais dela e ao mesmo tempo que ela sente medo e raiva, ela o ama como um pai porque ele a criou. É uma relação de medo e amor bem agoniante. Já minha opinião por Taryn é tão baixa que não sei se vale a pena ser descrita.  Não sei se conseguiria falar algo sem dar um mega de um spoiler. Então, vou ficar quieta (se você já leu, comenta aqui e diz o que acha). Vivi é a irmã que mais gosto porque ela é lógica. Faz todo o sentido em não gostar de viver no reino das fadas e principalmente com o Madoc. As cenas dela são sempre um alívio no caos que acho que é o relacionamento da Taryn com a Jude. 

O livro é narrado em primeira pessoa pela Jude. Funciona, mas não deixo de ficar irritada porque gostaria de saber os pensamentos do Cardan. Tiveram alguns momentos que eu pensei "bem Cardan sei o que você está fazendo" mesmo vendo com os olhos da Jude (você nunca conseguiria me enganar). Eu fico me perguntando se estou certa ou não. Estou com muita vontade de ler o livro sobre ele, mas vou segurar as pontas até terminar a trilogia (ou tentar segurar as pontas) e seguir em ordem. Fazia muito tempo desde que li algum livro da Holly Black e acho que foi bem satisfatório porque autora conseguiu trazer toda a crueldade que há em tramas com complôs em palácios dentro do mundo das fadas. É um livro sobre briga por poder com toda a maldade e inveja que isso pode reunir, então se você gosta desse tipo de plot fica aqui a dica.

20 comentários:

  1. Oie, eu também iria adorar ver os pensamentos do Cardan nesse livro kkkk. Eu gostei desse primeiro livro, mas não favoritei.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inclusive eu acho que deveria ter um livro com a perspectiva dele sobre os acontecimentos de o príncipe cruel e os outros da trilogia hahahahaha

      beijos

      Excluir
  2. Olá!
    Para começar eu amei a edição. Achei a história criativa e gostei muito, fiquei com vontade de ler.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Já li outras histórias da Holly Black (adoro A Menina Mais Fria de Coldtown), mas esse eu ando evitando de ler por conta que não gosto muito de ler histórias com fandom fervoroso, acabo sempre pegando para ler com expecativas erradas.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo. O lance de criar expectativas é muito ruim mesmo.

      Beijos

      Excluir
  4. Oi Emi, tudo bem?
    Nunca li nada da autora, mas acho essas capas lindas.
    Tenho um sério problema com humanização excessiva de vilões, sabe? Pessoas que fazem coisas horríveis com "justificativas". Por isso, provavelmente ficaria muito incomodada com essa quase síndrome de Estocolmo (ao que parece) com o homem que matou o pai da protagonista.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Oi Emi,
    Tenho uma amiga que sempre me indica essa trilogia, mas ainda não conferi a leitura dos livros por que não gosto de fantasia que envolve sobrenatural, ou fadas, elfos e afins... Mas, achei muito bacana que os personagens são bem construídos e trazem algumas reflexões interessantes, como a relação entre Madoc e Jude, que se parece com a síndrome de Estocolmo.
    Enfim, gostei da sua resenha, achei bem completinha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá, Emi.
    Eu sou mega fã da Holly, amo tudo o que ela escreve e com esse livro não foi diferente. Mas não consegui ver os dois como um casal porque odiei o Cardan. E nem vou comentar sobre a Taryn porque a Jude é tão esperta mas isso tudo acaba quando se refere a irmã.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim SIIIIm eu tava só pó falando para jude parar de confiar na taryn hajaha isso não era uma irmã, era uma cilada.

      Eu gostei do cardan, ele me lembrou alguns personagens em histórias ambientadas em palácio que fingem ser o que não são para sobreviver
      Beijos

      Excluir
  7. Oi! Eu gosto bastante das histórias e dos mundos criados pela autora. Também queria um lado de Cardan na história, visto que ele é meu personagem preferido desta série. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu queria saber se estou certa no que pressupus do que ele disse porque de certa forma consegui ver bastante do que ia acontecer graças as falas dele. Seria muito legal ver os acontecimentos da perspectiva dele.

      Beijos

      Excluir
  8. Oie Emi!

    Eu to com ele pra ler ja vai fazer dois anos!!!!!!!
    PRECISO LER PRA ONTEM DEPOIS DESSA RESENHA kkkk
    MAS acho que vai ficar pra 2022 porque to lendo um calhamaço agora :')
    Faz muito tempo que não leio nada da autora também ':')
    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  9. Oi
    eu já li algumas resenhas positivas desses livros e tenho uma leve curiosidade, mas não é prioridade de leitura.
    Acho que se eu também gostaria da vivi pelo que falou.
    Até hoje só li um livro da autora.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir