quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Clube do livro dos homens - Lyssa Kay Adams


Primeiro livro da série clube do livro dos homens publicada pela editora Arqueiro. Nele temos Gavin que está sem chão com o pedido de divórcio feito por sua esposa Thea. Seus amigos, então, decidem agir e o convidam para um clube do livro onde eles leem romances para conhecer mais de suas esposas/namoradas, restaurar seus relacionamentos e se desconstruirem.  Tenho bastante coisa para dizer sobre esse livro, vamos lá.

Gavin jogador de beisebol, famoso, rico e com o casamento quase no fim. Gostei muito dele desde o primeiro momento em que o Del deu um sacode nele (inclusive, Del casa comigoooo). Ele ama Thea, mas não a entende bem. Também pudera, um casamento relâmpago sem muita oportunidade de se conhecer antes dos votos matrimoniais somado a falta de diálogo e uma carreira que ocupa muito do seu tempo é uma mistura para o desastre. Alô marido ausente fazendo check-in.

Thea é uma personagem difícil, sinceramente eu tinha uma certa vontade de pular as partes dela com a irmã porque sentia como se não estivesse indo a lugar nenhum. Ela precisava de ajuda. Se você não se ama, não tem como amar os outros. Se você não consegue dizer o que sente, os outros também não vão adivinhar. Thea passou por uma infância difícil e é cheia de trauma, não se abre com ninguém e tem uma péssima atitude com os outros. Ela sempre está na defensiva.  Não tem amigas e eu suponho que seja por causa do problema de atitude. 

Liv, irmã de Thea, não ajudou nada.  Tudo que a Thea precisava era de bons conselhos, uma mediadora e não de alguém que colocasse mais lenha na fogueira. Mesmo que eles optassem pelo divórcio,  não ia ser com ofensas e colocar toda a culpa em uma pessoa só que resolveriam as coisas. Ela é uma personagem que achei desnecessária, birrenta e egoísta (só atrapalhou). 

Enquanto do lado dele tinham amigos que o aconselhavam em como lutar para restaurar o casamento, do lado dela ficou um buraco porque, como disse, da irmã só vinham indiretas e comentários contra o Gavin que não ajudavam em nada (inclusive bastante injustos). Faltava uma amiga para dizer a verdade, dizer que o comportamento dela não é saudável.  Existe entre Gavin e Thea uma falta de comunicação e não de amor. O erro dos dois é um esconder o que sente, fingir, mentir e outro ignorar os sinais, alertas de que tem coisa dando errado, ser ausente e não reagir bem.

Eu adorei a ideia do clube do livro, de vê-los discutindo romances e tentando restaurar os casamentos dos outros. Achei as cenas do clube muito engraçadas e deveriam ter mais foco. O Del, para mim, é sensacional. A escrita da autora é ótima e o foco narrativo alterna entre os dois protagonistas. Esse livro também me fez refletir sobre como as vezes vemos pelas lentes de nossos traumas e deixamos isso alterar o senso de realidade porque para mim foi muito fácil perceber o que estava acontecendo com a Thea, mas para a personagem não era óbvio e o pior não tinha um ser de luz do lado dela para dizer para ela que estava caminhando para o desastre. Então apesar do meu perrengue com a protagonista feminina e sua irmã, ainda assim gostei bastante do livro (e sim, tô sabendo que a Liv é protagonista do próximo livro e já estou preparando meu coração para isso).

10 comentários:

  1. Oi
    eu gostei muito da leitura, mas realmente a Thea colocava toda a culpa dos problemas no Gavin, sendo que ela também tinha uma parcela dos problemas, a Liv acho que só aparece nesse como uma introdução porque ela é a protagonista do segundo livro.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei, mas que eu passava muita raiva nas interações liv e thea, isso eu passava hahah

      Excluir
  2. Olá, Emi.
    Esse livro foi bem decepcionante porque tinha lido somente elogios. Faltou mais do clube propriamente dito e no final ficou a sensação de que o problema deles era sexo. E não sei se lerei o segundo porque não gostei da irmã.

    Feliz Natal!
    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho que deveria ter mais foco no clube. Nossa, eu pensei em pular o 2 e ler o 3, 4 qdo sairem hahahshs mas eu gostei tanto do protagonista masculino do segundo que já tô me preparando para passar raiva.

      Feliz Natal, Sil :)

      Excluir
  3. Oi!
    Li Clube do livro dos homens ano passado e me diverti demais com a relação dos caras, também achei a Liv bem insuportável nesse livro, mas achei ela de boas no segundo livro.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou mais calma então para o segundo livro hajaha

      Beijos

      Excluir
  4. Oi! Se este casal conversasse mais, teria resolvido os problemas mais facilmente. Em certas horas, tive vontade de dar umas sacudidas nos dois. Eu acho também que faltou mais cenas do clube, pois aquele grupo de homens é divertido demais. Feliz Natal!
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oie Emi!!
    Eu adorei essa leitura, apesar dos pesares e acho que o que me encantou foi o ritmo leve e o clube mesmo rsrsrs
    queria mais deles, seraque nos proximos são assim?
    Feliz natal atrasado e um otimo ano novo!!!

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu espero que sim porque esse é o ponto alto para mim. Eu adorei eles pegando dicas dos romances.

      Feliz Natal atrasado ^^
      Beijos

      Excluir