quinta-feira, 10 de março de 2022

Razão e sentimento - Jane Austen


Publicado pela editora Nova fronteira. As irmãs Dashwood, Elinor, Marianne e Margaret, e sua mãe, após o falecimento do patriarca da família, são obrigadas a se mudar de sua antiga residência que passou a pertencer ao meio irmão delas. Sem apoio financeiro do mesmo e tendo  um parente dela oferecido um chalé com preço condizente ao sua nova condição, a Sra Dashwood e suas filhas se mudam para Devonshire. Lá são recebidas de forma amistosa e também é lá onde a família conhece o Coronel Brandon e Willoughby.

Assim que comecei a ler o livro percebi as diferenças entre ele e o filme, razão e sensibilidade. Principalmente em relação ao destaque que no filme é praticamente todo em cima da história da Marianne e a da Elinor fica meio que de lado. No livro as personagens e suas histórias são igualmente importantes e podemos conhecê-las melhor. Elas esboçam um paralelo porque tendo um problema bastante parecido, as reações de cada irmã são diferentes.

Elinor é a irmã sensata. É uma impressão que já tinha após assistir o filme e que se consolidou mais através do livro. Ela tem os pés no chão e madura. Ela ama Edward, cunhado de seu meio irmão, mas não faz estardalhaço sobre isso mantendo discrição já que o rapaz não fez nenhum pedido. O sofrimento é algo que guarda para si e sempre lida com tudo mantendo aparente calma.

Marianne já é um ser dramático, bastante rude (muitas das vezes sem nenhuma necessidade) e fútil.  Achei que o livro ajudaria a mudar minha opinião sobre ela e talvez de certa forma até tenha porque o ranço que sentia em relação a ela diminuiu muito e quando cheguei ao final da leitura já não lembrava de ranço algum (ranço? que ranço?). Mesmo assim, não estava totalmente errada nas minhas primeiras impressões. Acho que ela é muito fútil principalmente quando o assunto é o Coronel Brandon que não fez nada para ela e mesmo assim é alvo de seus comentários maldosos no começo. Entretanto, no livro a gente percebe o amadurecimento da personagem.

Edward é descrito com um homem tímido. Só que acho que falta um tanto de caráter a ele. Ele está noivo e em nenhum momento deixou isso claro para Elinor. Ainda mais por ser óbvio que ambos nutriam interesses um pelo outro. O que me deixa mais chateada é que ela só vai saber disso através de terceiros e não por ele. Ele agiu tão mal nesse ponto que eu até torcia para ter outro pretendente mesmo sabendo que não tinha né.

Coronel Brandon é daqueles personagens que a gente torce para ser feliz. O final do filme sempre me deixou muito insatisfeita porque sempre pairou em mim a dúvida de que será que ele ganhou todo amor que merece ou não? O livro, no entanto, não deixa dúvidas (ainda bem). Ele é um homem bom e um amigo fiel. 

Willoughby é um canalha, o pior dos seres humanos e que mesmo com suas justificativas e explicações, eu não conseguiria perdoá-lo.

Gostei muito do cuidado e esmero com que foi feita a tradução e revisão dessa edição.  Os próximos livros da Jane que eu for comprar serão da editora. Foi uma leitura gostosa e tranquila e tudo que estava precisando. 

10 comentários:

  1. Oi!
    Se eu não tivesse visto de qual editora que era essa edição ia achar que era uma edição de Portugal, pois não tinah visto nenhuma edição de Razão e Sensibilidade com o nome de "sentimento". Essa é uma das histórias da Jane Austen que ainda desconheço e que bom que a edição foi aprovada.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, nem tinha me atentado para isso!
      Espero que goste, depois dá uma chance.
      beijos

      Excluir
  2. Oie, ainda não conhecia essa edição, mas pretendo ler esse entre outras obras da autora. Espero curtir.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. OI Emi! Eu nunca li nada da autora, mas essa semana vi um box de obras dela no KU e baixei para conhecer sua obra. Eu tenho imensa curiosidade sobre suas histórias. Que bom ter sido uma boa leitura. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Olá, Emi.
    Eu confesso que não gosto muito dos livros da autora. já li três em uma edição da Martin Claret, e dos três esse foi o que eu mais gostei. Mas confesso que não lembro muita coisa da história não.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes os livros não batem com a gente né?

      Beijos

      Excluir
  5. Oi Emi, tudo bem?
    Não vi o filme, mas já achei que o livro parece mais interessante por fechar melhor as pontas soltas que você comentou. Espero cumprir minha meta de ler algum livro da Jane Austen um dia (prometia todo ano, mas furava tanto a promessa que parei de prometer kkkk).
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir