quinta-feira, 9 de junho de 2022

A noiva do deus do mar - Axie Oh

As vezes os livros nos encontram e foi o caso desse. Entrei na livraria com uma lista de livros e ao olhar na direção dele, a protagonista vestindo hanbok, roupa tradicional coreana, me chamou logo. Parecia que tinha chamado meu nome. Faz mais ou menos 11 anos desde que comecei a estudar coreano e sempre fico bastante animada com publicações relacionadas ao país.

Dito isso, vamos lá. O livro foi publicado pela editora melhoramentos e essa é minha primeira experiência de leitura com ela. Mina é uma jovem corajosa e bastante leal a quem ama. Ela ama seu irmão e é por ele que ela decide se tornar a noiva do deus do mar.

Era costume escolher uma jovem que seria sacrificada ao deus do mar por causa das constantes tempestades e desolações. Ela seria levada de barco e engolida pelo oceano. Dessa vez, a jovem era Shim Cheong. Ela e todos no vilarejo já sabiam seu status de noiva há muito tempo, mas não impediu que Joon, irmão de Mina, e ela se apaixonassem. Num pacto silencioso, ele estava disposto a enfrentar a  divindade. Porém, Mina não aceitaria que seu amado irmão o fizesse e se oferece como noiva.

Ao pular do barco, sua vida muda para sempre. Ao despertar, se percebe viva no Reino dos espíritos e o mais importante, o deus do mar não tinha abandonado seu povo, ele parecia amaldiçoado.A partir desse momento sua missão é de procurar uma solução para isso o mais rápido possível para evitar mais sacrifícios e mortes causadas pela falta do deus.

Entretanto, nada é fácil. Em seu caminho aparecerão muitos problemas. Além disso, ela se vê ligada pelo fio do destino a outra divindade, Shin. A pergunta "o que aconteceu com o deus do mar?" permeia ao longo de quase toda história. Tem uma pista ou outra sim e em certo ponto da leitura teorias começam a se formar.

Mina é uma personagem corajosa, por vezes imprudente e impulsiva, mas que se adapta rápido as situações. É inteligente e faz o que acha certo. Gostei bastante dela e acho que foi bem construída. Fiquei bem animada esperando o que exatamente ela faria.

Eu achei toda a cena de sacrifício impactante. Imagina você está num barco, aparece um dragão de dentro d'água como um emissário para levar a noiva ao seu destino. Eu só pensava no que iria acontecer se o Joon ia enfrentar o dragão, se os dois iam se jogar na água juntos ou ia ter bate boca entre os irmãos. Tinha toda a aura de tensão me envolvendo enquanto lia.

Logo de cara posso dizer que gostei bastante. A narrativa é feita em primeira pessoa e apesar de que prefiro mil vezes terceira pessoa, acredito que casou perfeitamente com a história que é sobre a Mina e a personagem é uma contadora de histórias ou seja, faz todo sentido ela narrar a própria história. O acesso aos pensamentos do Shin não fizeram falta. Seriam bem vindos? Lógico. Porém, por ser uma divindade acho que um certo grau de mistério cai bem. O enredo não traz rivalidade feminina e acho isso maravilhoso.

O livro dialoga com contos populares e mitos coreanos principalmente através de sua personagem principal que conta histórias. E me deu uma sensação muito boa e confortável porque ela trouxe alguns dos meus favoritos como Heungbu e Nolbu e o conto de Shim Cheong.  A atitude sacrificial da Mina, inclusive, espelha a mesma atitude que Shim Cheong tem em seu conto porque ela se sacrifica em busca da cura de seu pai enquanto a protagonista desse livro faz por amor ao seu irmão.

Se você tem interesse por esse universo tem uma série coreana na netflix chamada A noiva de Habaek e o manhwa (quadrinho) que espero que algum dia seja lançado no Brasil, The bride of the water god.

18 comentários:

  1. Olá, Emi.
    Eu já me apaixonei pela capa do livro. E a história ainda é muito interessante. Vou anotar aqui para comprar. Acho que você é a única pessoa além de mim que prefere terceira pessoa hehe, sempre vejo o povo falando que prefere primeira.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terceira pessoa funciona tão melhor na minha cabeça haha team narrativa em terceira pessoa o/

      Excluir
  2. Oie ! Nossa, a história do livro é bem diferente, nunca vi nada parecido. Achei bem legal você ter começado a estudar coreano, acho super complicado essa língua e cultura.

    www.blogresenhando.travel.blog

    ResponderExcluir
  3. OI Emi! A capa é linda e já chama atenção e a história da obra parece ser muito boa, eu adoro este tipo de premissa. Eu já anotei a dica e vou tentar adquirir o livro logo. Anotei as outras dicas de histórias neste plot. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Emi, tudo bem?
    Me perdi no nome dos personagens. Quem se sacrifica é a irmã pra que o irmão possa ficar com a moça que ama?
    Achei linda a capa e também gostei de todos os elementos místicos e tradicionais da cultura coreana. Parece uma ótima história, bastante encantadora e imersiva.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Ando lendo umas boas fantasias ultimamente com inspirações do leste asiático e esse livro está na minha wishlist (fiquei feliz da Melhoramentos ter trazido esse título tão logo, a editora anda com uns títulos muito bons). Não sabia que a protagonista era contadora de histórias e só aumentou a minha curiosidade.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sim SIM. Tô adorando que estão publicando aqui. Que tragam mais.
      É sim, adorei esse fato.
      Beijos

      Excluir
  6. Oi
    legal que você estuda coreano, eu adoro escutar música coreana e assistir doramas, mas nunca procurei aprender , o enredo parece ser muito bom e fiquei bem curiosa, eu assisti A noiva de Habaek lá em 2017 quando foi lançado e gostei bastante.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Eu também gostei muito de A noiva de Habaek . Muito bom né?

      Excluir
  7. Oi Emi,
    Esse livro parece incrível, eu amo ler coisas de outras culturas, principalmente das orientais. Eu já vi esse drama que vc citou, infelizmente ele não é muito bom no enredo, dá uma decepcionada. Já fiz até resenha dele no meu blog, mas a trilha sonora é muito boa. Cheguei até a comprar umas quatro músicas no Itunes. ^^
    Bjos
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada:)
      Puxa, que pena que você não gostou da série :(

      Excluir
  8. Oi Emi, essa capa chama mesmo muita atenção, achei linda. A história da Mina parece ser forte e bonita, gostei disso dela dialogar com contos populares e mitos coreanos. Bela indicação. Beijos :*

    ResponderExcluir